13 Pratos Típicos para Provar na Itália durante o Outono

A gente já falou sobre pratos típicos para comer em várias regiões da Itália, e agora estamos falando também sobre as estações. Isso é importante porque os italianos adoram comida sazonal, e comemoram a época de várias comidas. Então é sempre bom saber os pratos famosos que você vai comer, ou pelo menos aproveitar ao máximo só se for para a Itália na época certa.

1) Cogumelos

Cogumelos já apareceram na lista do verão, mas eles são um dos produtos principais do fim do verão e de todo o inverno. Nessa época, você pode se juntar a amigos ou a passeios organizados e tentar procurá-los nos bosques, ou simplesmente aproveitá-los nos menus. Eu amo qualquer coisa com cogumelos porcini, típicos dessa época e muito amados pelos italianos. O macarrão da foto é uma Pasta alla boscaiola, um dos pratos que são considerados verdadeiramente nacionais na Itália, já é um prato simples do qual toda região tem sua versão. Ele é feito com cogumelos frescos e linguiça, e é sempre uma delícia.

2) Trufas

Também as trufas podem ser aproveitadas no verão, que é a época da trufa negra. E a trufa negra dura, então na verdade ela pode ser aproveitada em outras estações também. Mas outubro-novembro é a época se Sua Majestade, a trufa branca, uma comida incrivelmente aromática, e que só pode ser comida fresca nessa época. Muitos restaurantes fazem menus especiais para comemorá-la, e vários festivais acontecem ao longo da Itália. Eu já contei aqui no blog de dois, o festival da Trufa de Brisighella, e o Tartufesta de Sasso Marconi, ambos perto de Bologna.

3) Javali

Outono é a época de carnes de caça, e uma das mais populares é o javali. Vários festivais acontecem nessa época, especialmente na Toscana e na Umbria, e aparecem pratos com javali em vários restaurantes. Meus preferidos são Cinghiale alla Cacciatora, em que ele é cozido lentamente com cenoura, cebola, aipo e temperos, e Pappardelle al Ragù di Cinghiale, uma massa típica da Toscana, com um ragù feito de javali.

4) Castanhas

Assim que as temperaturas baixam, os vendedores de castanhas aparecem nas cidades italianas. Eles as vendem assadas na chapa, como na foto, e são uma das comidas de rua mais populares da Itália, mas as castanhas também aparecem nesse período em vários pratos, como massas feitas com farinha de castanhas, ou como um dos ingredientes em massas e risottos. Além disso, também é típico da estação o Castagnaccio, uma torta feita com farinha de castanha.

5) Tortelli di zucca

Outro produto muito típico dessa época é a abóbora, que começa a aparecer em tudo. A forma que eu mais vejo são os Tortelli di Zucca, uma massa recheada de Abóbora que é típica da cidade de Mântua, e um dos nossos pratos típicos para provar na Lombardia.

6) Minestrone di verdure

O minestrone é uma sopa típica do outono e do inverno, e que vem da Toscana. A maioria dos ingredientes que vão na sopa são típicos do outono, como abobrinha, couve. Então essa é a época ideal para provar a sopa, quando tá friozinho o bastante que uma sopa para te aquecer parece ideal.

7) Pera

A pera é uma das frutas principais do outono, aparecendo desde setembro. E ela aparece em vários pratos, mas escolhi esse porque para mim é um dos mais gostosos, o risotto com pera e queijo taleggio, um queijo originário da cidade de Bérgamo.

8) Cime di rapa

O outono, especialmente novembro, é conhecido como a época de várias folhas escuras muito saborosas. As Cime di Rapa, um primo do brócolis, já apareceram aqui porque são um dos pratos típicos da região da Puglia. O prato em que elas são mais conhecidas são as orecchiette, também típicas da Puglia. O prato às vezes é servido em versão “vegetariana”, e às vezes com alici, então prove os dois para escolher seu preferido.

9) Espinafre

Além das cime di rapa, o outono é época de muitas folhas verdes escuras, e uma outra opção é o espinafre. Ele aparece em vários pratos de massa, tanto no recheio quanto acompanhando pratos de carne. O da foto, por exemplo, era um triângulo recheado de ossobuco, com espinafre, açafrão e limão.

10) Romã

Outra fruta típica do outono é a romã, que aparece em pratos, é popular em sucos, principalmente misturada com laranja, e também aparece como sabor de gelato. Já falamo aqui que gelato bom é artesanal e com frutas da estação, e esse é um dos meus preferidos no outono.

11) Vino Novello

Literalmente “vinho novo”, feito com uvas colhidas apenas semanas antes, usando um processo rápido de fermentação. São vinhos pouco alcóolicos, e com gosto fresco e frutado.

12) Olio Nuovo

Assim como acontece com o vinho, Olio Nuovo é o azeite fresco, feito com azeitonas apenas colhidas. Em torno de novembro, as garrafas de Olio Nuovo aparecem nos mercados e feitas, com uma cor verde limão. Esse azeite tem um gosto forte e muito diferente do azeite comum, e prová-los na Itália é uma experiência.

13) Chocolate

Claro que chocolate pode ser curtido o ano inteiro, a grande questão do outono é que é quando você encontra um grande número de festivais dedicados a ele. O maior de todos é o Eurochocolate, em Perugia, cidade conhecida pela ligação com o doce, porque é a sede da marca Perugina. Em Novembro, tem o Ciccolatò, em Turim, e o Cioccoshow, em Bologna. Muitas gelaterie também fazem chocolate quente apenas no outono e inverno, então é uma época para provar a versão delas.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta