Volta ao Mundo em Filmes: Grécia – Dente Canino

Quando tive que escolher um filme para representar a Grécia, logo olhei para os filmes da “Greek Weird Wave”, a onda de filmes recentes com temáticas absurdas e feitos com poucos fundos. Entre eles, fiquei com um diretor que desde então se tornou muito famoso internacionalmente, Yorgos Lanthimos. Como eu adoro vários de seus filmes, achei que era uma boa oportunidade de ser por onde ele começou.

No final, fiquei então com seu filme Dente Canino. O filme conta a história de uma família que vive fechada em uma casa. Os três filhos, um homem e duas mulheres (interpretados por Aggeliki Papoulia, Mary Tsoni e Hristos Passalis), nunca viram o lado de fora, e foram criados acreditando nos mitos que os pais contam, como que gatos são criaturas extremamente periogosas, e que um filho só está pronto para sair de casa quando cai o seu “dente canino”. Posso lembrar que o movimento é conhecido como Weird Wave?

Os filhos vivem completamente a mercê dos caprichos dos pais, sem conhecer o mundo exterior. Quando eles lhes ensinam a ficar de quatro e latir, eles fazem isso. Quando eles lhes ensinam que “mar’, algo que eles nunca viram, significa uma poltrona de couro, eles acreditam piamente. E quando uma estranha entra na casa, já que o pai decide que alguém tem que satisfazer o desejo sexual do filho, eles não entendem quando ela propõe um “jogo”.

O filme provocou muitas interpretações diferentes. O diretor disse que ele já foi perguntado se era sobre a crise grega, que nos EUA as pessoas acharam que era sobre home schooling, e que no Reino Unido acharam que era sobre os perigos de deixar os filhos saírem de casa. É um filme riquíssimo, considerado um dos principais da onda, e que eu fiquei feliz de ter visto.

Deixe uma resposta