Guia de Petersburgo: itinerários do básico ao fora da trilha batida

Já tivemos muitos posts sobre Petersburgo, então esse post, como o anterior sobre Moscou, é uma tentativa de dar ordem ao conteúdo do blog. Não coloquei as idéias no formato tradicional de “o que fazer em 4 dias”, “dia 1: faça isso” porque isso pessoalmente não funciona para mim. Preferi colocar os básicos, que são adequados para uma visita normal de 4 ou 5 dias, mas podem facilmente levar bem mais, dependendo do seu gosto pessoal e vontade de ver tudo. E depois coloquei como aprofundar a visita dependendo do que cada um procura. Também fiz um mapinha com sugestões:

Itinerário Básico: o que você precisa ver na primeira visita a Petersburgo

Um dos primeiros lugares em que muita gente pensa quando quer ir a Petersburgo é o Palácio e Museu do Hermitage, Ele é um símbolo da cidade, sempre presente na história e na arte russas, como no filme que eu vi para a Rússia, Arca Russa, todo filmado lá dentro em uma tomada única. E tem motivo, porque são cinco palácios interconectados e cheios de obras de arte. Só esse prédio, que é o principal do museu, já foi motivo de vários posts nossos, contando a história dele em As três tsarinas que marcaram a construção do Palácio de Inverno, e em Como o palácios dos tsares virou o museu do Hermitage. Sobre a coleção, temos posts sobre os destaques e sobre o que ver no palácio fora do óbvio.

Pensando no centro de Petersburgo, uma das coisas que vem a mente também são os canais, e por isso recomendo o itinerário com as 10 pontes icônicas de Petersburgo, além do post com a história da cidade, O Mito de Petersburgo, cidade construída sobre ossos.

Além disso, um itinerário que começa clássico, com várias das atrações principais da cidade, mas também oferece algo de diferente, é o da Avenida Nevski, a avenida central da cidade.

E, para quem tá em Petersburgo pela primeira vez, um dos lugares imperdíveis é a Fortaleza de Pedro e Paulo, construída bem no início da cidade, e ligada com a sua história.

Além disso, em uma cidade tão maravilhosa, um lugar indispensável é um com vistas incríveis para o centro histórico, e a gente tem uma lista das nossas cinco preferidas.

Se você vem na primavera, não deixe de ler o post sobre os Festivais para Curtir na Rússia durante a primavera, e, se você vem no verão, tem um sobre como curtir as Noites Brancas na Cidade.

Day Trips

Quase todo mundo que vem para Petersburgo decide fazer alguns day-trips, principalmente para dois dos palácios imperiais perto da cidade: o Palácio de Catarina, na cidade de Puchkin ou Tsarkoye Selo, e Peterhof. Além disso, também temos um post com outras idéias de day trips.

Para quem ama Literatura

Para quem ama literatura, Petersburgo tem que ser uma das cidades mais interessantes do mundo. É impossível caminhar pela rua sem ver placas mostrando onde viviam grandes autores e, em alguns casos, personagens. Lá eu fiz um itinerário seguindo os personagens de Crime e Castigo, até contando os passos para ver se eu tinha o mesmo resultado entre a casa de Raskolnikov e a Velha Usurária. Também segui um itinerário da vida do próprio Dostoiévski, da praça onde ele quase foi executado, a prisão onde passou meses em isolamento, ao apartamento museu onde ele escreveu muitas de suas obras primas.

Além disso, em Petersburgo dá para visitar o apartamento do pai da literatura russa, Aleksandr Púchkin, onde ele morreu depois de um duelo, e que por isso tem uma forte atmosfera de luto. Púchkin também deu nome ao Instituto de literatura russa, a Casa de Púchkin, que a gente pode visitar, com uma coleção de vários autores russos. E, em uma atmosfera um pouco semelhante, tem o Museu do Teatro e da Música, que conta a história dessas duas artes e como elas se desenvolveram em Petersburgo.

Também tem o Museu Nabokov, onde o autor passou a infância e que ele considerava a única casa do mundo – depois de perdê-la com a revolução, mesmo quando ele ganhou milhões com o sucesso de Lolita, ele nunca mais quis ter uma casa. E, para recordar o terror de Stalin, o apartamento-museu da poeta Anna Akhmatova, cujo réquiem é um dos testemunhos mais fortes da época. E aqui, com os escritores, também coloco o museu de um outro tipo de artista, o apartamento de Chaliapin, cantor de ópera que foi um ícone na Rússia.

Para quem ama história

Para quem ama a história da Rússia, Petersburgo tem um número enorme de Museus Interessantes. Antes de todos, eu colocaria o Museu do Cerco, que fala de quando Petersburgo foi sitiada durante a Segunda Guerra Mundial. Se você se interessa pela Rússia na Segunda Guerra, também pode querer ver o post sobre o Dia da Vitória, a festa que comemora o fim da guerra todo maio.

Outro museu incrível é o Palácio Iussupov, a casa da mais rica família russa logo antes da Revolução. Inclusive, foi para manter essa posição que eles se envolveram no assassinato de Rasputin, que aconteceu dentro do palácio. Além de visitar o interior, ele também frequentemente abriga concertos.

Outro museu interessante é o de História de Petersburgo, que é dividido em vários prédios. Parte fica na Fortaleza de Pedro e Paulo, e parte fica no Museu Rumiantsev, que, junto com o Museu de História da Música, eu visitei na Noite dos Museus. Nessa noite, muitos museus russos ficam abertos até as 6 da manhã, e é um evento imperdível para quem gosta de museus de história e de arte.

O Museu Etnográfico também é interessante, desafiando nossa preconcepção da Rússia como um país relativamente homogêneo, e nos mostrando as dezenas de culturas completamente diferentes que o compõe.

Para quem gosta de história, mas não só dentro dos museus, uma idéia é fazer um itinerário pelos lugares da Revolução Russa em Petersburgo. Ele envolve museus, mas também estações de trem e praças, atravessando a cidade.

Além disso, para reflexões sobre como Petersburgo é percebida por turistas, tem o post Petersburgo: uma cidade russa ou uma cidade européia?

Para quem ama arte

Para quem ama arte, não dá para parar no Hermitage. Mesmo você podendo ficar lá anos e não ver tudo. Por sorte, você pode continuar com mais museus, e a primeira opção são os outros prédios do próprio Hermitage. Além do prédio principal, com cinco palácios, que incluem o Palácio de Inverno, tem o prédio do Estado Maior, onde ficam as obras impressionistas, o Palácio Menshikov, o primeiro palácio de pedra da cidade, que nos mostra como era a cidade na época de Pedro I, e o Depósito do Hermitage, que é uma visita única.

Além disso, tem o Museu Russo, com a maior coleção de pintores russos do país. Assim como o Hermitage, o museu na verdade é dividido em vários prédios diferentes. Tem o Palácio Mikhailovski, que tem a coleção principal, o Palácio Strogonov e o Palácio de Mármore, que nos mostram como a aristocracia russa vivia antes da revolução, e o Castelo Mikhailovski, a Casinha de Pedro I, e o Palácio de Verão, três prédios diferentes do Museu, que contam histórias diferentes sobre a cidade.

Além disso, um museu que tem se tornado muito popular com os visitantes é o Museu Fabergé, que conta a história, claro dos famosos ovos Fabergé, feitos de ouro e pedras preciosas, que as tsarinas recebiam como presente de páscoa.

Para artes além das visuais, também tem o Teatro Mariinski, onde eu vi duas óperas russas durante o festival das Noites Brancas. O post conta um pouco da experiência e sugere óperas para ver na Rússia, mas a gente também tem um se você prefere ver um ballet.

E para quem quer ver arte em uma atmosfera mais moderna, tem o Museu de Arte de Rua, em uma fábrica abandonada que artistas são convidados a grafitar em um festival anual. Além disso, bem no centro, tem dois centros culturais com histórias muito interessante, o Pushkinskaia 10 e o Loft Etagi.

Itinerários para conhecer lados diferentes da cidade

Além disso, Petersburgo pode parecer muito homogênea, toda barroca e neoclássica, mas isso é só na superfície. Tem milhões de lugares que dão uma impressão diferente da cidade, assim que você sai do centro histórico,

Talvez o lugar que mais chame a atenção, a anti-Petersburgo, é o bairro de Moskovski, o bairro construído em estilo Stalinista, que Stalin planejava que se tornasse o novo centro da cidade.

Além disso, para conhecer outros bairros da cidade, tem a ilha Vassilievski, a Ilha Petrogradski e Smolni, três bairros pelos quais os visitantes podem passar rapidamente, mas raramente exploram mais.

Também, para ter um lado mais local, a gente pode visitar os cafés e anticafés de Petersburgo, ou procurar os melhores bares de jazz, ou ainda um Banya, a sauna tradicional russa. Além disso, visitar os parques da cidade, que são tranquilos e bem cuidados, é uma ótima oportunidade de conhecer a cidade, e fiz um post especial sobre meu preferido, Novaya Gollandia, que também serve como centro cultural. Também é uma chance de provar comidas russas tradicionais, ou culinárias da ex-União Soviética que são comuns na Rússia.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta