Guia de Moscou: itinerários do básico ao fora da trilha batida na capital russa

Já tivemos muitos posts sobre Moscou, e esse é um pouco uma tentativa de dar ordem ao conteúdo do blog. Não coloquei as idéias no formato tradicional de “o que fazer em 4 dias”, “dia 1: faça isso” porque isso pessoalmente não funciona para mim. Preferi colocar os básicos, que são adequados para uma visita normal de 4 ou 5 dias, mas podem facilmente levar bem mais, dependendo do seu gosto pessoal e vontade de ver tudo. E depois coloquei como aprofundar a visita dependendo do que cada um procura.

Itinerário básico: o que você não pode perder na primeira visita a Moscou

Se é a primeira visita a Moscou, lógico que os primeiros lugares que a gente quer visitar são a Praça Vermelha e o Kremlin. Além disso, pode ser uma oportunidade de visitar as redondezas, como o bairro de Kitai Gorod, o mais antigo de Moscou.

Depois, um dos lugares mais visitados é o Museu dos Cosmonautas, que pode ser combinado com uma visita ao VDNKh, o parque de exposições soviético.

Depois disso, a minha recomendação principal seria Novodevichi, o convento e cemitério onde eram enterrados os russos mais famosos, inclusive escritores, poetas, e cosmonautas.

Outro passeio entre os principais é ver as estações de metrô incríveis de Moscou. Conhecidas como palácios do povo, elas são um dos lugares mais impressionantes para ver o auge da ostentação soviética, e são um passeio em si.

Se você curtir as áreas verdes de Moscou, um bom lugar para começar é o icônico Parque Gorki. Moscou tem parques incríveis e enormes, e o Gorki ficava tão lotado nos finais de semana que parecia que Moscou toda tava lá. No post, tentei falar um pouquinho sobre porque ele agora é tão popular entre os moscovitas.

Se você quer ver um pouco da incrível cena cultural de Moscou, também pode querer ver um museu, e Moscou tem centenas de lugares interessantes. Mas se você quer ver só um, eu diria para ir a Galeria Tretiakova, que se concentra nos trabalhos de artistas russos, e tem várias pinturas icônicas na cultura russa.

Ou, para ver a cena cultural mais contemporânea, uma opção é visitar as Fábricas soviéticas transformadas em centros culturais. Tem várias na cidade, mas a mais icônica, e bem no centro da cidade, entre o Kremlin e o Parque Goski, é a Outubro Vermelho, então ela é um bom lugar para começar.

Além disso, uma experiência muito procurada, e que eu acho imperdível, é ver um ballet no Bolshoi. Se você for estudante, não perca o post sobre como conseguir um desconto – eu acabei vendo um ballet por 100 rublos, cerca de um euro e cinquenta. Também cheque nossa lista de 10 ballets icônicos para ver na Rússia.

Tem também lugares que não recomendo, Armadilhas para turistas para se evitar em Moscou, como a Rua Arbat, o Bunker 42 e o Kremlin de Ismailovo. Para ver porque eu não gosto deles, discordar e ir lá mesmo assim, ou resolver escolher as minhas alternativas, vai lá no post.

Aprofundar a visita: Para quem gosta de literatura

Eu já contei aqui no blog várias vezes que o meu projeto na Rússia era visitar um grande número de casas de escritores. Fui a várias por lá, e o projeto também saiu em uma colaboração com o blog Vontade de Viajar.

Falando de Moscou especificamente, meu preferido foi o Museu Bulgakov, e combinei a visita com um itinerário baseado nos lugares do seu romance mais famoso, O Mestre e Margarida. Para quem gosta do autor, mesmo se não pode ou quer fazer o itinerário todo, recomendo ir às lagoas do Patriarca, do lado do museu e onde acontece a cena inicial do romance.

Além desse, Moscou tem casas de vários autores clássicos da literatura russa. Você pode decidir a grande questão da literatura russa, se você prefere Dostoiévski ou Tolstoi, indo à casa onde Dostoiévski nasceu em um hospital de pobres e a casa onde Tolstoi passou seus últimos anos. Pode visitar a casa onde Gógol viveu e queimou o segundo volume de Almas Mortas. Pode visitar a casa de Tchékhov, com duas entradas, uma relacionada à sua esposa, a medicina, e outra à sua amante, a literatura. Pode chegar à época soviética com a mansão Art Nouveau onde Gorki morou, com escutas do governo e uma capela secreta, feitas pelos donos anteriores. Ou ainda pode decidir entre dois monstros do teatro moderno, e ver as casas de Stanilavski, e criador do Método, e Meyerhold, amigo de Maiakóvski.

Para quem conhecer os parques

Foi para mim a melhor surpresa de Moscou, descobrir como os parques são maravilhosos, sempre cheios de gente, de exposições, de história. Tem parque em Moscou para todos os gostos, e eu fiz uma lista com alguns imperdíveis, começando com o Gorki, que já apareceu aqui. Para quem gosta de história, tem o Kolomenskoye, com igrejas do século 13 que são patrimônios da humanidade pela UNESCO e um parque com igrejas de madeira trazidas do norte da Rússia.Tem o Tsaritsyno, com o palácio reconstruído de Catarina, a Grande, e uma versão romântica ou distópica (aberto para discussão) do passado russo. Ou o Zaryadye, um parque moderno que tenta incluir todas os ecosistemas da Rússia com uma vista incrível para a praça vermelha, bem no bairro de Kitai Gorod, ou ainda o Parque Pobeda, ligado a história da vitória da Rússia na Segunda Guerra, e o Dia da Vitória.

Para quem quer aprender mais sobre a história russa

Se você quer aprender mais sobre a história russa, Moscou também é um lugar incrível para isso. Tem o Museu Histórico Estatal, na Praça Vermelha, o Museu da Grande Guerra Patriótica, e o Panorama de Borodino, que conta a história da invasão Napoleônica. Mais recentemente, um museu muito premiado é o Museu do Gulag, que conta um dos capítulos mais terríveis da época soviética. E para explorar a época soviética sem museus, tem itinerários como o das Sete Irmãs, os Sete Arranha-Céus planejados por Stalin. E também tem o Museu Judaico, que atravessa séculos de história russa e soviética.

Para quem gosta de arte

Como eu disse, Moscou é incrivelmente rica para quem gosta de arte. Além da Tretiakova, Moscou tem um dos museus mais significativos da Rússia, o Museu Puchkin, com clássicos da pintura. Além disso, já recomendamos 7 Museus de Arte moderna em Moscou, inclusive um outro prédio da Tretiakova, a Novaia Tretiakova. Além disso, tem o Museu de Arte Moderna de Moscou (Moma), Museu de Arte Multimídia, a Galeria Lumière, o Garage, no Parque Gorki, a Casa Melnikov e o Ruarts.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta