10 Idéias de Day Trips para visitar de Petersburgo

Como Petersburgo é conhecida como a cidade imperial da Rússia. Por isso, não é surpresa saber que existe um grande número de palácios da nobreza para visitar lá perto. Então a lista fala de alguns deles, mas também de idéias diferentes para visitar lá perto, de fortalezas medievais até cidadezinhas bem diferentes da ex-capital.

1) Tsarkoye Selo e o palácio de Catarina

O famoso palácio de Catarina, que fica na cidade de Pushkin, ou Tsarkoye Selo, já que às vezes é chamada pelo nome antigo. Ele é conhecido pela arquitetura suntuosa e os jardins maravilhosos, além do mistério da sala de âmbar, que desapareceu na segunda guerra. Definitivamente vale a pena visitar, e ele já tem post próprio aqui no blog.

Como chegar:  o modo mais comum para chegar é de metrô + Marshrutka, as vans soviéticas que ainda são comuns na Rússia. É só ir até a estação Kupchino e depois pegar a marshrutka K-342 ou K-286, ou até a estação Moskovskaya, onde dá para pegar a K 342, K287 ou K545. É só perguntar por “Púchkin”, nome da cidade, ou “Tsarkoye Selo”, o palácio.

O modo mais romântico, porém, é ir de trem, já que a linha de trem é a mais antiga da Rússia. Eles saem da estação Vitebski em Petersburgo a cada vinte minutos, e o bilhete de ida custa 36 rublos.

2) Peterhof

Os Jardins de Peterhof são conhecidos como a Versalhes Russa. Tem um palácio maravilhoso, e o mais famoso de tudo são os jardins e as fontes. Confesso que não tive uma experiência tão boa lá, já que estava lotado e achei abusivo ter que pagar para entrar em cada parte do complexo. Mas ainda é um dos day trips clássicos, e um lugar para se visitar ao menos uma vez.

Como chegar: fui para Petergof de metrô + van. Peguei o metrô até a estação de Avtovo, que é maravilhosa, e depois tinha várias opções de van: 200, 210, 224, 424, 424-A e 300. É só procurar qualquer uma que diga Петергoф (embora os estrangeiros escrevam com h, Peterhof, em russo é Petergof). Gastei 230 rublos com a ida e a volta. Também existe uma opção de ir de barco, mais rápido e cênico, mas bem mais caro. Eles custam 650 rublos e saem da frente do Hermitage. A pegadinha é que você já vai chegar nos jardins de baixo, e se sair para ver um pouco da cidade ou os jardins de cima, vai ter pagar outra entrada.

3) Pavlovsk

Créditos: wiki commons

Outro palácio da realeza russa, esse construído pelo tsar Pavel I. Menos visitado que Tsarkoe Selo ou Peterhof, ele no entanto também tem um palácio e jardins maravilhosos. 

Como chegar: dá para chegar em Pavslovsk por trem suburnano, pelas estações de Vitebsk ou Kupchino. Além disso, os ônibus 299 e 545 saem sa estação de metrô Moskovskaya, os ônibus 363 ou 179 saem da estação Zvezdnaya, ou 286, 545A ou 521 da estação de metrô Kupchino. Da estação de trem de Pavslovsk, dá para continuar para o palácio pelos ônibus 370, 372, 375A, 383, 493 ou miniônibus 286, 299, 521.

4) Konstantinovsky em Strelna

Créditos: wiki commons

Ainda mais um palácio da realeza, esse construído pelo grão duque Konstantin. Ele foi escolhido por Putin como sua residência oficial em Petersburgo, e hoje é conhecido como Palácio do Congresso. Hoje ele está aberto em algumas ocasiões (melhor reservar antes de ir), e serve mais como um retrato de como os palácios da era imperial são usados hoje.

Como chegar: o jeito mais fácil é ir de metrô até a estação de Avtovo (que, aliás, é provavelmente a estação mais bonita de Petersburgo), e de lá pegar o ônibus 639B.

5) Kronstadt

Créditos: wiki commons

Talvez não seja exatamente um day trip, porque Kronstradt é tecnicamente parte de Petersburgo. Mas a ilha é afastada o bastante do centro que eu acho que conta. Se você gosta de história soviética, pode lembrar da insurreição dos marinheiros de Kronstradt como a primeira rebelião contra os soviéticos. A ilha ainda é muito conectada com seu papel de defesa da cidade, e uma das maiores atrações para visitar é a Catedral Naval.

Como chegar: Da estação de metrô de Staraya Derevnya, dá para pegar os ônibus K-510 e 101,

6) Gatchina

Créditos: wiki commons

O menos turístico dos palácios perto de Petersburgo, Gatchina foi construído para o Conde Orlov, o preferido de Catarina, a Grande. Depois ele pertenceu ao tsar Pavel, e sua sala do trono ainda é preservada lá.

Como chegar: trens para Gatchina saem da estação Baltysky em Petersburgo. Também dá para chegar de ônibus, e as linhas 100, 18 e 18a saem de Moskovskaya.

7) Oranienbaum

Créditos: wiki commons

Outra cidade conhecida pelos palácios da era imperial. Oranienbaum tem vários palácios do século XVIII, inclusive o palácio chinês, construído por Catarina, a Grande, o Grande Palácio Menshikov (o amigo de Pedro, o Grande, cujo palácio em Petersburgo ainda é parte do Hermitage), e o Palácio de Pedro III.

Como chegar: O palácio fica na cidade de Lomonosov, nos subúrbios de Petersburgo. Dá para chegar de trem, saindo da estação Baltysky, ou de ônibus, pegando o número 200 ou o mini-ônibus 300 da estação de metrô de Avtovo.

8) Vyborg

Créditos: wiki commons

Vyborg fica muito perto da fronteira com a Finlândia, então além de ser conveniente como day-trip, também é uma parada comum para quem quer quebrar a jornada entre as duas cidades. A cidade é conhecida pelo castelo medieval e pelas casas Art Nouveau, e é uma boa oportunidade para visitar uma cidade diferente na Rússia.

Como chegar: para ser factível como day-trip, o melhor modo é pegar um trem rápido, um Allegro, que liga Petersburgo a Vyborg em 55 minutos. Eles saem da estação Finlandsky ou Finlândia.

9) Shlisselburg

Créditos: wiki commons

Shlisselburg é conhecida pela fortaleza medieval, a maior atração turística da cidade e que virou patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade também tem um sistema de canais que se ligam ao lago Ladoga, o maior lago da Europa.

Como chegar: O ônibus 575 sai para Shlisselburg da estação de metrô Ulitsa Dybenko. Também é possível chegar de trem, saindo da Estação Finlandsky ou Finlândia.

10) Veliky Novgorod

Créditos: wiki commons

Conhecida como o lugar de nascimento da Rússia, porque foi onde, em 862, o Príncipe Rurik proclamou o Estado Russo. A Catedral de Santa Sofia, na cidade, é considerada a mais antiga da Rússia.

Como chegar: Trens saem de Petersburgo da estação Moskovskiy, mas o tempo de jornada é longo: três horas cada perna. É possível como day trip, mas ainda mais conveniente como parada entre Moscou e Petersburgo.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta