15 idéias de day trips para visitar a partir de Moscou

Moscou tem atrações o bastante para qualquer visitante – eu fiquei lá um mês e não vi tudo que queria. Mas também quero colocar algumas opções para quem quer sair um pouco da cidade. Moscou é cercada por outros lugares que valem a pena visitar, começando com o Anel Dourado, cidades mais antigas que a capital e conhecidas pelas igrejas ortodoxas: Sergiev Posad, Pereslavl, Rostov, Yaroslavl, Kostroma, Ivanovo, Suzdal e Vladimir. Além delas, tem cidades soviéticas, colônias de artistas e casas de escritores, e também ao redor de Moscou não faltam opções para visitar:

1) Sergiev Posad

Crédito: wiki commons

Considerada o coração da cidade ortodoxa russa, essa cidade do Anel Dourado é mais famosa pelo Mosteiro da Trindade de São Sérgio.

Como chegar: O ônibus 388 saem para Sergiev Posad a cada dez minutos de VDNKh. O trajeto dura uma hora e meia, o que pode aumentar significativamente nos fins de semana, quando há trânsito. Trens saem para Aleksandrov, e param em Sergiev Posad no caminho, da estação Yaroslavsky. Os trens levam cerca de uma hora.

2) Vladimir

Crédito: wiki commons

Vladimir é outra cidade linda do Anel Dourado, conhecida pelas igrejas ortodoxas, como a Trindade dos Velhos Crentes (que foi como traduziram para português a comunidade dos que não aceitavam as reformas da igreja ortodoxa), a Catedral de São Demétrio e a Igreja da Dormição. 

Como chegar: o jeito mais eficiente de chegar é de Sapsan, trem de alta velocidade. Eles saem da estação Kurskaya, e levam entre uma hora e meia e duas horas.

3) Suzdal

Crédito: wiki commons

Outra cidade do Anel Dourado, a apenas meia hora de Vladimir. Essa cidadezinha é famosa pelo seu Kremlin, palavra que em russo significa fortaleza e não se refere só ao de Moscou. Toda cidadezinha medieval tem seu Kremlin, e o de Suzdal é um dos mais conhecidos. Ele abriga várias igrejas e cinco monastérios, inclusive Spaso-Yevfimiev. Além disso, Suzdal também tem um museu dedicado à Arquitetura de Madeira e à Vida Campesina, para o qual igrejas de madeira foram trazidas de toda a Rússia. 

Como chegar: Ônibus para Suzdal partem da estação de metrô Shelkovskaya. Alternativamente, você pode pegar um trem para Vladimir, e um ônibus de lá.

4) Yaroslavl

Crédito: wiki commons

Yaroslavl é uma das cidades mais populares do Anel Dourado, com mais de oitocentos monumentos. Os lugares mais famosos para visitar são o Monastério da Transfiguração, do século XI, e a Casa do Governador.

Como chegar: Yaroslavl é tradicionalmente considerada um day trip, mas concordo que não é o jeito mais prático de ir. São de três a quatro horas de trem, com 13 trens por dia saindo da estação Yaroslavsky em Moscou. Esses trens também são considerados parte da Transiberiana, então a cidade também funciona como uma parada.

5) Rostov Velikii

Crédito: wiki commons

Rostov Velikii ou, em russo, Rostov, a grande, é considerada a pérola do Anel Dourado. Ela foi por séculos muito importante para os russos, antes que Moscou fosse fundada. Ele é famoso por seu kremlin, e pela igreja de Odigitria lá dentro. Além disso, a cidade vale a pena pelo Monastério de Spaso-Iakovlevskii.

Como chegar: trens para Rostov Veliki saem da estação Iaroslav em Moscou. Os trens expressos chegam lá em cerca de duas horas e meia.

6) Kostroma

Crédito: wiki commons

Kostroma, outra cidade do Anel Dourado, é famosa na história russa como o local onde o primeiro Romanov recebeu o convite de se tornar tsar, começando a dinastia que reinaria na Rússia até a Revolução. Tudo aconteceu no Monastério de Santo Ipaty, que ainda pode ser visitado hoje em dia.

Como chegar: os trens que vão para Kostroma são os mesmos que vão para Vladimir, sempre saindo da estação Kurskaya. Eles levam em torno de 4 horas,

7) Pereslavl

Crédito: wiki commons

Outra cidade do Anel Dourado, e um lugar conhecido pelas datchas. A cidade é conhecida como o lugar de nascimento do príncipe russo Aleksandr Nevski, que também deu seu nome à rua principal de Petersburgo. Hoje a cidadezinha é mais famosa pela Catedral da Transfiguração, de 1152. Além disso, a cidade tem várias atrações, mas elas são um pouco espalhadas, então é uma das mais difíceis de visitar com transporte público.

Como chegar: Ônibus para Pereslavl saem da estação de Moscou Schyolkovskaya, e levam de duas a três horas.

8) Kolomna

Crédito: wiki commons

Kolomna é considerada um dos day trips preferidos dos moscovitas, uma cidadezinha charmosa cheia de igrejas e mansões do século XIX. A cidade também tem um kremlin do século XVI, com dois monastérios lá dentro. Além disso, a cidade tem um museu interessante, Artkommunalka, dedicado aos apartamentos comunais da época soviética. 

Como chegar: trens para Kolomna saem da estação Kazan em Moscou, e os mais rápidos levam em torno de duas horas.

9) Arkhangelskoye

Crédito: wiki commons

Arkhangelskoye é um palácio perto de Moscou que costumava pertencer à família Yussupov, uma das mais ricas da Rússia (já teve um post aqui no blog sobre minha visita ao palácio deles em Petersburgo, infame por ser onde Rasputin foi assassinado). Além de ser a oportunidade de visitar uma casa de campo da nobreza, Arkhangelskoye também abriga festivais, como o Usadba Jazz Festival.

Como chegar: Para chegar lá, é só pegar o ônibus 549 da estação de metrô Tushinskaya.

10) Borodino

Crédito: wiki commons

A duas horas de Moscou, fica Borodino, mais conhecida pela batalha do mesmo nome. Ela aconteceu em 1812, quando as tropas de Napoleão invadiram a Rússia. Os franceses ganharam, e foi por isso que conseguiram entrar em Moscou, mas acabou sendo uma vitória de Pirro, que os enfraqueceu muito. A batalha também ficou famosa pela descrição feita por Tolstói em Guerra e Paz. 

Como chegar: trens saem para Borodino da estação Beloruski, e levam em torno de duas horas.

11) Melikhovo

Crédito: wiki commons

Como chegar: Outra datcha, ou casa de campo, muito famosa entre turistas é Melikhovo, onde morava o dramaturgo Anton Tchékhov. Lá ele escreveu várias de suas peças mais famosas, como A Gaivota e Tio Vânia. A casa ainda é preservada como era quando ele morava lá, e é dedicada ao escritor.

Como chegar: Ônibus saem para Melikhovo da estação me metrô Domodedovskaya.

12) Gorki Leninskie

Crédito: wiki commons

Se você se interessa pela época soviética, Gorki Leninskie é imperdível. Aqui ficam uma casa onde Lenin viveu, um museu dedicado a ele, além de um museu dedicado à vida camponesa.

Como chegar: trens para Platforma Leninskaya saem da estação Paveletsky de Moscou várias vezes por hora e demoram cerca de 40 minutos. De lá você tem que andar cerca de 3 km. Ou você pode pegar os ônibus 439 ou 466 da estação Domodedovskaya.

13) Tula and Yasnaya Polyana

Crédito: wiki commons

Essa é uma idéia dupla, embora na verdade seja difícil aproveitar todos os dois em um só day trip. Mas dá para visitar por uma noite, ou escolher um dos dois como foco. Então a idéia dupla é a cidade medieval de Tula, e Yasnaya Polyana, onde Tolstói morou por muitos anos.

Tula é famosa pelo seu kremlin, considerado o kremlin medieval mais preservado da Rússia. Além disso, Tula tem um centro cultural, o Oktava, em uma fábrica de microfones ainda em atividade, e um museu de belas artes conhecido pelas obras de modernistas, como Malevich e Kandinski.

Yasnaya Polyana, apenas fora da cidade, é a casa ancestral da família Tolstoi, e onde ele escreveu algumas de suas obras primas como Anna Karenina e Guerra e Paz. Hoje, ele é um museu dedicado às obras dele.

Como chegar: trens rápidos para Tula saem da estação Kursk de Moscou. Os mais rápidos demoram apenas duras horas. Yasnaya Polyana é mais difícil de chegar de transporte público, e é mais fácil se unir à uma excursão ou ir de táxi.

14) Tarusa and Polenovo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se você lê muito sobre a Rússia, sempre ouve sobre as datchas, as casas de campo que eles amam. Tarusa era um dos lugares mais populares perto de Moscou para datchas. PAra quem visita hoje, uma chama a atenção em especial, a da família Tsvetaev, onde a poeta Marina Tsvetaeva passava muito tempo. A cidade também tem uma galeria de arte, famosa pelas obras do modernista Edward Steinberg.

Também em Tarusa fica Polenovo, onde morava o artista moderno Vassili Polenov. Ele projetou todas as casas do conjunto, que hoje é um museu dedicado a ele.

Como chegar: Também da estação Kursk saem trens para Serpukhov, de onde é possível pegar ônibus para Tarusa. Para Polenovo, é preciso atravessar o rio, e no verão tem barcos. No inverno, é melhor pegar um trem de Moscou para Tarusskaia, e depois um táxi.

15) Abramtsevo

Abramtsevo originalmente pertencia ao mecenas russo Savva Mamontov, que queria que o lugar abrigasse uma comunidade de artistas. Ele trouxe vários artistas da época para lá, inclusive o pintor Ilya Repin e o cantor de ópera Chaliapin. Hoje o lugar é preservado como um museu.

Como chegar: Quase todos os trens para Sergiev Posad param em Abramtsevo, e levam cerca de uma hora e um quarto.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta