Mestrado na Europa: por que ir e como encontrar Congressos internacionais de estudantes

Uma das partes que eu mais curti de estudar na Europa foi a facilidade de ir a congressos internacionais. Afinal, eu moro na Itália, um país que tem metade da área de Minas, e com um ônibus noturno eu consigo chegar em outros países. Viajar é fácil, é barato, muitas vezes as universidades cobrem parte dos custos, e é uma experiência ótima. Desde o covid, também tem a oportunidade de participar online da maioria das conferências, então elas estão mais internacionais.

Fazer contatos com gente da sua área em universidades diferentes

Academicamente, você tem contato com oportunidades do continente todo, conhece gente que estuda o que você estuda, mas de uma forma completamente diferente, pode trocar informações sobre fontes, metodologias, autores, e ter uma nova perspectiva sobre o que você está fazendo.

Conhecer a cidade com e como locais

Hotel da época Soviética no norte da Estônia

Em quase todo congresso que já fui, eles nos ofereceram possibilidades de tours diferentes e conectados com os temas que a gente estava estudando. Foi assim que fiz um tour de Berlim pós-colonial, dos lugares de lazer da época soviética do norte da Estônia, e do Museu da África em Bruxelas. 

Como achar congressos internacionais:

Procure mestrados e doutorados especializados nas áreas que te interessam

Excursão Berlim pós-colonial

Quando eu comecei  procurar programas de mestrado no exterior, eu fiz uma lista com os programas que me interessaram mais, e continuei segundo alguns deles nas redes sociais. Um era um mestrado em World History em Berlim, bastante parecido com o mestrado em Global Cultures que acabei fazendo em Bologna, e foi assim que descobri que eles organizam uma conferência anual e uma revista bianual de Global History. A conferência deles em Berlim foi a minha primeira experiência apresentando fora do Brasil, e foi super aberta para isso, muito concentrada em dar uma boa experiência para os estudantes.

Procure por associações de estudantes

Aqui em Bologna, conheci a International Students of History Association, a ISHA. Eles fazem congressos pelo menos 4 vezes por ano, além de publicar uma revista, e foi com eles que fui para Zagreb e Ghent. Além disso, por eles fiquei sabendo de outras organizações com quem eles às vezes fazem congressos, de estudantes de Geografia e de Física. Essas associações são uma ótima forma de ficar sabendo de oportunidades na área, e vale a pena segui-las.

Procure por summer schools

Centro medieval de Tallinn

Já contei aqui da minha experiência com a Tallinn Summer School. Foi uma experiência legal porque, de todas essas conferências, foi a mais centrada no tema que eu queria estudar, e por isso foi onde achei o feedback mais útil e as dicas mais

Crie uma lista acadêmica no Twitter 

Aula Magna da universidade de Pavia

Sinceramente, uma das melhores formas de ficar sabendo de conferências é pelo Twitter. O que eu fiz foi combinar as dicas acima, procurar pelos twitters de mestrados e doutorados da área, associações de estudantes, organizações que financiam pesquisa, e criar uma lista para todos eles. Como programas muitas vezes vezes retuítam os call for papers de outros, é uma forma de ficar sabendo de muitas conferências. Foi como eu fui para uma conferência em Pavia, uma cidadezinha universitária muito interessante.

Deixe uma resposta