5 lados de Gent, a cidade mais subestimada da Bélgica

Na minha viagem para a Bélgica, a minha base foi a cidade de Gent, nome holandês da cidade que também é conhecida como Ghent ou Gaunt (em inglês) e Gand (em francês). A quantidade de nomes já fala um pouco sobre a Bélgica, um país marcado pelas divisões entre as partes que falam francês e que falam holandês, mas Gent ainda é conhecida como uma cidade de porto, como o centro da Revolução Industrial no país, como cidade universitária, como centro da arte flamenca, e hoje pelo turismo como uma cidadezinha linda cheia de canais. Deu para ver um pouquinho de tudo isso na semana que passei lá, então vou contar um pouco sobre o que ver em Gent.

A cidadezinha linda dos canais

Claro que a Bélgica ficou conhecida pelas cidadezinhas com prédios medievais e barrocos nas beiras dos canais. Eles são realmente imperdíveis. E embora Bruges seja o lugar mais famoso para visitá-los, a cidade também recebe muitas críticas por ter sido um pouco “disneyficada”, e pelo número de day-trippers que atrapalham a atmosfera. Não posso julgar porque não visitei, mas sei que Gent é conhecida como um lugar que preservou mais a atmosfera, que ainda tem vida local nos canais. Talvez por ser uma cidade universitária, e realmente na hora do pôr do sol os canais se lotavam de estudantes comendo batatas fritas e tomando cerveja. É um ótimo lugar para passear. Aqui também tem um itinerário pelo centro da cidade, cheio de lugares históricos e igrejas com arte, em que dá para ver algumas das melhores vistas de Gent.

A Gent da arte flamenca

Gent foi um dos centros de arte flamenca, e isso ainda se vê no Museu de Belas Artes, que tem obras de Hieronymus Bosch, Rubens, Brueghel, Magritte, entre muitos outros.

Mas o lugar mais famoso para ver a arte flamenca é com certeza o Altar de Gent, que é a obra prima de Jan van Eyck, e ainda tem a honra mais duvidosa de ser uma das obras mais roubadas da história. Ele fica na Catedral de Bavo, e é um dos lugares imperdíveis para ver na cidade.

Ainda para ver lados diferentes da arte flamenca, tem obras mais modernas no Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, ou o Design no Design Museum Gent.

A Gent da Revolução Industrial

Gent é famosa por ser o centro da Revolução Industrial na Europa continental, o primeiro lugar em que ela ocorreu fora da Inglaterra, com máquinas contrabandeadas de lá. Então apesar da nossa imagem da Bélgica como um estereotípico “país de primeiro mundo”, rico e desenvolvido, foi um lugar muito marcado pelos abusos dessa época, como o trabalho infantil por horas em seguida nas fábricas da época. Isso apareceu em War and Turpentine, o livro que representou a Bélgica na Volta ao Mundo em Livros e Filmes, e como algumas camadas ainda são escondidas do país aparece fortemente nos filmes dos Irmãos Dardenne, como A Criança, que também fez parte do projeto.

Para quem visita a cidade, tem um lugar principalmente onde ver essa herança: o Museu da Indústria. Ele tem a Spinning Jenny, a máquina inglesa contrabandeada, e conta histórias da época sobre espionagem industrial, e a herança industrial de Gent.

A cidade universitária

Como eu fui para Gent para um Congresso Internacional de estudantes de história, eu passei muito tempo na universidade, e consegui ver esse lado da cidade. Mas a cidade é fica sempre cheia de estudantes, e não é difícil conhecer gente. O principal é evitar o verão, quando os estudantes geralmente viajam, e os fins de semana, quando a maioria dos estudantes belgas vai para casa. De quarta a sexta são os melhores dias para sair e encontrar os bares lotados.

A Gent da cerveja belga

Também consegui ir em vários bares, e vi que Gent tem milhões de opções para todo tipo de amante de cerveja – ou até quem não gostava tanto, mas se apaixonou com a cerveja belga, como eu. Um dos mais famosos é o Dulle Griet, onde você tem que deixar um depósito no mínimo inusitado para beber cerveja nos copos chiques de cristal – você deixa um sapato, que eles devolvem quando você acaba sua cerveja sem quebrar seu copo. Ou você pode preferir os vares baratos, perto dos prédios da universidade – de qualquer jeito, em uma cidade como Gent, não tem muito como errar.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Bélgica.

Deixe uma resposta