Volta ao Mundo em Filmes: Argélia – Inland

Quando eu estava procurando um filme sobre a Argélia, vi muitos que pareciam interessantes, especialmente que falavam sobre a Guerra do país para se descolonizar da França. Embora eu ache o tema muito interessante, acabei ficando com um mais recente, Inland (Gabbla), de Tariq Teguia, que fala das conseqüências de uma guerra menos estudada fora do país, a Guerra Civil de 1992-2004.

O filme conta a história de um topógrafo, Malek (Ahmed Benaissa) que aceita um trabalho no sul do país, em uma área que até pouco tempo antes estava sob domínio de extremistas islâmicos. O projeto é de conseguir conectar as vilas locais com o sistema de eletricidade do país, mas ele encontra muita resistência dos locais.

Uma das cenas iniciais do filme era de Malek em um café de Oran, discutindo política com seus amigos, falando sobre os rumos do país, e cenas de intelectuais em discussões assim são frequentes no filme, e, depois que ele chega em uma parte do país que parece tão pouco com Oran, elas parecem quase irônicas, como se mostrando que esses intelectuais não conhecem realmente o país onde vivem.

Em um momento do filme, Malek chega no trailer onde mora e encontra uma mulher se escondendo lá. A comunicação entre eles é difícil, mas ele lhe dá um mapa para tentar mostrar de onde ela veio, e a história é clara, ela veio da África subsaariana, tentando chegar à Europa. E eles criam uma conexão imediata, que faz Malek decidir mudar de rumo.

É um filme bem lento, com planos de imagens do deserto e poucos diálogos, que não vai agradar todo mundo. Eu entrei no clima dele e curti, e achei que aprendi bastante sobre a Argélia, então foi uma boa escolha para mim.

Deixe uma resposta