Urbino, uma das jóias do Renascimento Italiano

Uma das cidades que eu queria muito visitar quando morei em Bologna era Urbino, considerada uma jóia do Renascimento Italiano. A cidade é muito conhecida por causa de dois homens, o pintor Rafael e o mecenas Federico da Montefeltro, e está praticamente preservada desde a época deles. Além disso, hoje também é conhecida pela universidade, e tem o ar de cidadezinha universitária que tanto me atrai em algumas cidades da Itália, e sempre me faz pensar que eu gostaria de passar um tempo lá.

Urbino é uma cidade murada, o que já dá um charme na chegada. Eu entrei na cidade pela rampa helicoidal, construída para que o duque pudesse entrar na cidade com cavalos, e preservada desde o século XV, e depois fui logo passear pelas muralhas.

Primeira vista da cidade
Porta de entrada
Rampa helicoidal
Vista do alto da rampa

A atração mais famosa de Urbino é o Palazzo Ducale, que inclusive é Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco. O palácio foi um projeto do Duque Federico da Montefeltro, que era um conhecido condottieri, um comandante de exércitos, durante o século XV. Ele manteve uma corte em Urbino que era muito conhecida como centro do Renascimento, e era amigo íntimo de Piero della Francesca. 

Inclusive, Piero della Francesca pintou um retrato do duque que se tornou um dos quadros mais famosos do Renascimento, e que hoje está na Galleria degli Uffizi, em Florença. Mas, por causa do mecenato dos duques de Urbino, a cidadezinha ainda tem vários quadros do Piero della Francesca. Eles hoje são um dos atrativos do palácio, que hoje abriga a Galeria Nazionale delle Marche. O quadro mais famoso do museu é um que representa a cidade ideal do Renascimento Italiano, e que já foi atribuído a Piero della Francesca e outros pintores.

O retrato do duque Federico da Montefeltro que hoje está em Florença. Créditos: wiki commons
E o quadro atribuído a Piero della Francesca hoje no Palácio Ducal

Como em outras cidades italianas, o Duomo também é um dos lugares mais visitados de Urbino. Ele também é chamado de Cattedrale Metropolitana di Santa Maria Assunta, e também foi construído por Federico da Montefeltro no século XV, substituindo uma catedral mais antiga, do século XI. Ela foi muito destruída por um terremoto em 1789, e depois foi parcialmente reconstruída no século XIX, em estilo neoclássico.

Além disso, comprei os bilhetes combinados para visitar dois prédios religiosos, o Oratorio di San Giuseppe e o Oratorio di San Giovanni. O primeiro que eu visitei foi o Oratorio di San Giuseppe, construído no século XVI, que é conhecido pela capela com paredes afrescadas baseadas na vida de São José. 

Depois fui ao Oratorio di San Giovanni, que também é conhecida pelos afrescos, desta vez baseados na vida de São João. Eles foram feitos antes, no XV, no estilo gótico florido. 

Foi minha primeira viagem depois da quarentena, então as máscaras eram obrigatórias em lugares fechados
Morri de rir de alguns, como esse detalhe
Ou esse cachorro

E o lugar tem uma ótima vista, tanto dentro do Oratório quanto do lado de fora.

Além de Federico da Montefeltro, como a gente falou, tem outro italiano famoso, o pintor Rafael, ou Raffaello, um dos grandes mestres do Renascimento. Eu fui visitar a Casa de Rafael, apesar de achar que parecia um pouco pega-turista, confiando na propaganda que dizia que eles tinham um quadro original dele. Eles realmente tem um quadro original, um dos seus primeiros, mas todos os outros são reproduções, e a mobília é da época. É bem pega turista mesmo, no final.

O Rafael deles

Outro lugar conectado com ele, no entanto, é a igreja de San Francesco, onde os pais dele foram enterrados. O Rafael mesmo foi enterrado no Pantheon, em Roma, com a dedicatória “enquanto ele viveu, a natureza temeu ser conquistada por ele, e quando ele morreu, ela temeu morrer com ele”.

Finalmente, antes de sair parei no Parco della Resistenza, um parque famoso pela vista panorâmica do Centro Histórico.

Nunca consigo resistir a terminar esse tipo de post com uma orgia de fotos do centro.

Como chegar: chegar em Urbino não é tão fácil porque a cidade não tem uma estação de trem, então a única forma de chegar com transporte público é de ônibus. Eu fui de Fano, e de lá voltei para Pesaro, e ambas eram a cerca de uma hora de distância.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta