7 Parques para conhecer em Bologna

Bologna não é uma particularmente verde, e a primeira vista a gente só vê o centro medieval de prédios com tijolos vermelhos. Faz falta um lugar para ir, especialmente quando o tempo está bom. Então essas são algumas idéias de parques para visitar em Bologna.

Giardini Margherita

Conhecido como o “pulmão verde” da cidade, por ser o maior parque perto do centro. Ele é gostoso, mas para mim um dos lugares preferidos são as Serre, as antigas estufas, que hoje viraram um espaço público. Tem mesas, inclusive uma enorme “mesa hidropônica” com todo um ecossistema de peixes e plantas vivendo nela, espreguiçadeiras, tomadas e um barzinho. No verão, tem muitos eventos e música ao vivo. E sempre que não está frio, é um dos meus lugares preferidos para estudar durante o dia ou tomar um drink de noite.

Montagnola

Um parque bem no centro de Bologna, conhecido pela imponente escadaria quase em frente à estação de trem. Nos pontos mais altos, ele tem ótimas vistas da cidade. No verão, ele também tem muitos festivais.

Cavaticcio e 11 de setembro

Dois parques bem no centro, um em frente ao outro, pequenos, mas também conhecidos pelos bares e música ao ar vivo no verão. Por isso são ótimos lugares para visitar.

Villa Spada

Esse parco, um pouco fora do centro, é conhecido pela vista do centro histórico e pela villa e os jardins construídos no final do Settecento. Hoje o palácio funciona como um Museu dos Tecidos e Tapeçaria. 

Villa Chigi

Esse é um parque enorme nas colinas de Bologna, com aproximadamente 28 hectares. É um lugar tranquilo para visitar razoavelmente perto da cidade, e onde esquecer que você está em uma cidade grande. 

Giardini Botanici

O orto botanico ainda é parte da Universidade, e isso se reflete na localização: é um dos poucos espaços verdes no coração da zona universitária. Ele também tem quatro estufas, duas com plantas tropicais.

Jardins secretos

Essa foi uma idéia que peguei no guia 101 cose da fare a Bologna almeno una volta. A idéia é que alguns dos prédios da cidade tem pátios lindos e muito verdes, mas eles não são abertos para visitar. Então a idéia é tentar achá-los por cima, olhando no Google Maps, e depois tentar achá-los na cidade. Eu também sempre presto atenção quando passo por um prédio, e dou uma espiada se alguém estiver entrando ou saindo.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

2 comentários

  1. Ana Paula

    Olá, Júlia. Muito legal o seu site. Obrigada por compartilhar sua experiência. Você sabe informar se Bologna tem atrações pra crianças? Parquinhos de rua? Obrigada

    1. Julia Boechat

      Oi, Ana Paula, obrigada. Sei que alguns dos parques da lista tem parquinhos e brinquedos sim, de cabeça tenho certeza que tem no 11 de Setembro e nos Giardini Margherita. Mas não sei te falar mais detalhes ; )

Deixe uma resposta