12 Festivais de Música e Teatro que Acontecem em Ruínas Romanas

Eu já tive a sorte de pegar alguns festivais em ruínas romanas, e foram experiências incríveis. Também já visitei alguns anfiteatros fora de época, e fiquei imaginando como são no verão, com a platéia cheia. Por isso pesquisei, porque queria achar outros festivais que acontecem em anfiteatros e ruínas romanas, e resolvi deixar aqui a lista de alguns que acontecem todo ano, e parecem incríveis.

Ópera na Arena de Verona, Itália

Desde 1850 que a Arena de Verona, reconhecida pela sua ótima acústica, recebe performances de ópera. É uma das cidades mais charmosas da Itália, e a oportunidade de pegar uma ópera sentada diretamente na pedra a torna ainda mais incrível. Hoje as produções acontecem em todos os verões, e é melhor comprar ingressos com antecedência. Eu consegui pegar uma performance de Carmen, e foi maravilhosa.

Termas de Caracalla, Roma, Itália

As Termas de Caracalla são ruínas incríveis e pouco visitadas em Roma, uma cidade que tem tantos lugares inacreditáveis que alguns passam despercebidos. Além disso, ela ainda tem festivais de ópera e ballet todo verão, como parte do Roma Opera Aperta

Ostia Antica, Itália

Perto de Roma fica Ostia Antica, um daqueles lugares que é chocante que não sejam mais conhecidos. É uma área arqueológica enorme, que envolve toda uma cidade romana, e que todo verão abriga o Ostia Antica Festival, com espetáculos de música, teatro e ópera.

Teatro Grego de Taormina, Itália

Também no verão europeu, um festival interessante é o Taormina Arte, no antigo teatro grego, no norte da Sicília. O teatro é famoso pela sua localização dramática, com vista para o mar e para o Etna, o vulcão mais ativo da Europa. A oportunidade de além disso, ver uma peça lá só aumenta o drama.

Teatro Grego de Siracusa, Itália

Ainda na Sicília, tem o Festival do Teatro Grego em Siracusa, que acontece todo ano em maio. Siracusa era a cidade principal da Magna Grécia, com base na colonização grega do sul da Itália. A cidade ainda é famosa pelas ruínas gregas, e essa é uma oportunidade de curtir a famosa acústica do teatro. Aqui tem um link para o Istituto Nazionale del Drama Antico, que organiza o festival.

Arena de Pula, Croácia

A Arena de Pula é o maior anfiteatro romano fora da Itália ainda de pé. E assim como os anfiteatros da Itália, ela frequentemente abriga concertos. Além disso, ainda tem o Pula Film Festival, que acontece na Arena no verão desde 1954.

Théâtre Antique d’Orange, França

A cidade de Orange, na Provença, foi fundada por legionários romanos há cerca de dois mil anos, e ela ainda é conhecida pelos prédios romanos. Todo verão, o teatro da cidade, o Théâtre Antique d’Orange, abriga um festival de ópera, o Chorégies d’Orange, anual desde 1860.

Anfiteatro de Lyon, França

Outro festival que acontece na França é o Nuits de Fourvière, no antigo anfiteatro romano de Lyon. Ele é considerado o centro artístico da cidade, e abriga concertos, óperas, teatro e circo. 

Teatro Romano de Plovdiv, Bulgaria

O Teatro Romano de Plovdiv foi construído no primeiro século da nossa era, no que hoje é a Bulgária. Hoje, ele é um dos lugares principais da vida cultural da cidade, e abriga vários festivais durante o ano, inclusive o Festival do Folklore, o Festival de Ópera Opera Open, e o Festival de Rock Sound of Ages.

Teatro de Pamukkale, Turquia

Hoje a região é mais famosa pelas piscinas termais. Mas os gregos e romanos já a conheciam, e foi aqui que construíram a cidade de Hierápolis. Hoje, depois que você sobe pelas piscinas, chega às ruínas da cidade, e em cima de tudo fica o Teatro Romano, que foi recentemente reformado e reabriu em 2012. Agora, todo verão ele abriga o International Pamukkale Music and Culture Festival, e peças e concertos acontecem na antiga cidade.

Anfiteatro de Mérida, Espanha

O Anfiteatro Romano da antiga colônia de Emerita Augusta ainda está de pé na moderna Mérida, na Espanha. E hoje ele abriga vários festivais: tem o Festival de Teatro Clássico em julho e agosto, o festival da semana santa, que é um feriado importantíssimo no sul da Espanha, Emerita Lvdica, no início do verão, que replica festivais romanos, o carnaval romano, e o Stone and Music Festival, onde músicos atuais se apresentam.

Festival de Carthage, Tunísia

Quem gostava de história na escola vai lembrar de Cartago como a potência da antiguidade, que disputou com os romanos o controle do Mediterrâneo, e depois acabou sendo conquistada e virando parte do Império Romano. Hoje, o teatro que os romanos construíram na cidade abriga o Festival de Carthage, um dos maiores festivais de música da África. Ele acontece todo ano em julho e agosto.

Deixe uma resposta