8 Pratos Típicos para Provar na Bélgica

Antes de ir para a Bélgica, quando eu pensava em comida, eu pensava em batatas fritas, waffles, chocolate e cerveja. E depois… é, ainda entendo o motivo, todos os quatro são excelentes por lá. Então o post é para falar um pouco deles, e de alguns outro pratos dos quais gostei muito quando viajei pela Bélgica.

Batatas fritas

No inglês dos Estados Unidos e do Canadá, elas são chamadas de “French fries”, e nada irritava mais os belgas que conheci. Diz a tradição que elas foram inventadas na Bélgica, e lá elas realmente são feitas de forma especial: fritas duas vezes, uma em temperatura mais baixa, para o interior ficar quase cozido, e uma em temperatura mais alta, para ela ficar crocante por fora. Dá para procurar em qualquer friterie (nome em francês) ou frietkot / frituur (nome em holandês), os lugares que servem comidas fritas.

Cerveja

Eu geralmente prefiro vinho, e não sei falar muito de cerveja, mas nunca provei tantas quanto na semana em que passei na Bélgica. E gostei muito da maioria. Uma das dicas que recebi dos belgas foi de sempre provar os chopes, afinal, a cerveja em garrafa é igual em todo lugar. Algumas das mais apreciadas por lá são as cervejas feitas por monges trapistas, como Westmalle, Chimay, Westvleteren, Rochefort, e D’Orval. Além disso, outras cervejas famosas são Kwak, famosa pelo copo em que é servida, com suporte de madeira, Delirium Tremens e Tripel Karmeliet. 

Para quem realmente detesta cerveja mas quer provar algo diferente, vale a pena procurar as cervejas-champagne, terminadas com as técnicas de espumante, ou as cervejas de fruta, feitas com framboesas, cerejas ou morangos, como Kriek lambic ou Framboise.

Chocolate

Chocolate é uma das poucas coisas que todo mundo sabe da Bélgica, é um ponto importante da cultura e da culinária do país. Entre os artesanais, em Ghent me recomendaram o Van Hoorebeke, que já ganhou vários prêmios internacionais. 100 gramas de chocolate era 7 euros. Já entre os industrializados, os mais famosos são a Godiva, Guylian, Neuhas e Leonidas.

Waffle

Acho que não precisa explicar muito Waffles, já que essa sobremesa tradicional belga ficou famosa no mundo todo. Mas vale a pena falar que existem os waffles de Bruxelas e os de Liège, e que vale a pena provar ambos para decidir os seus preferidos. E também que eu descobri que os belgas tem o que eles chamam de “política de máquina de waffles”, o apelido da lei que diz que determina o orçamento das duas maiores regiões do país, Flandres e Valônia, que diz que o mesmo tem que ser gasto nos dois em projetos parecidos. Só eu achei hilário que a analogia para a política são waffles?

Moules-Frites

Mexilhões acompanhados de batatas fritas são considerados o prato nacional da Bélgica. Originalmente um prato barato de frutos do mar, hoje ele é considerado um dos pratos preferidos tanto dos belgas quanto dos vizinhos franceses.

Salsicha Frikandel

A Frikandel já apareceu como comida típica da Holanda, e também é muito comum no norte da França. Ela geralmente é feita de carne de vitelo e temperada com especiarias. Às vezes ela é servida como um frikandel speciaal, com maionese, ketchup com curry, batatas fritas e cebolas cruas. Ela também é popular servida no formato de almôndegas, as famosas bitterballen.

Cuberdon

Essa é uma especialidade da cidade de Gent, um docinho vendido em toda esquina com formato de cone ou, segundo o nome em holandês, de um “narizinho”. Ele pode ter vários recheios, e eu achei que parecia doce demais, mas era surpreendentemente delicioso.

Hochepot

Essa é uma comida muito comum na Bélgica e na Holanda, um ensopado de legumes. A grande diferença é que na Holanda eles são amassados como em um purê, e na Bélgica são servidos inteiros. Ele também pode conter tipos diferentes de carne, 

Deixe uma resposta