13 Pratos típicos para provar na Itália durante o verão

O blog já teve posts dedicados a várias regiões e cidades da Itália, e seus pratos típicos. Mas o que eu mais gosto na comida italiana é o tanto que ela é sazonal, respeitando as estações de cada comida. Por isso resolvi fazer listas um pouco diferentes, cada uma dedicada a uma estação,

1) Presunto cru com melão ou figo

Uma entrada que aparece sempre no verão são fatias de presunto cru enroladas em pedaços de fruta. O prosciutto com melão é um dos grandes símbolos do verão na Itália e é uma delícia, e em agosto, começam a aparecer as versões com figos frescos, que também são muito populares no outono.

2) Insalata caprese

A salada caprese é um prato bem simples, só com mozzarella, tomates e manjericão, mas fica ainda melhor nessa época. Verão é quando os tomates estão mais suculentos, e também quando comer um prato tão leve parece uma ótima idéia. Ela é originalmente da ilha de Capri, que dá nome ao prato, e é um prato típico da região da Campania.

3) Carpaccio

Um prato originário do Veneto, feito de carne crua cortada em tiras finas, Carpaccio é uma das minhas comidas preferidas, e gosto como eles servem na Itália, com rúcola e quejo tipo grana.

4) Caponata

Caponata é um dos pratos típicos da Sicília, uma conserva com beringela, tomates e aipo, às vezes com pimentão também, aproveitando tudo que está em estação no verão.

5) Panzanella

A Panzanella é uma salada típica da Toscana, e conhecida também como salada de pão. Ela é feita com pão, claro, tomates, cebola, pepino, manjericão e muito azeite e vinagre. 

6) Pasta Fredda

Pasta fredda são na verdade vários tipos de massas, que tem em comum o fato que são feitas com antecedência e servidas fritas. Elas geralmente se aproveitam dos legumes que estão em estação no verão, como abobrinha e tomates, que muitas vezes são servidos crus (pasta alla crudaiola). Uma das minhas versões preferidas é com tomates, mozzarella e manjericão, quase uma versão de massa da salada caprese (e que em outros países eles chamam de pasta caprese). Só não chame de salada de macarrão, porque para os italianos isso traz lembranças traumáticas de ter visto pratos estrangeiros de macarrão com maionese.

7) Pizzas com burrata

Essa é outra comida que na verdade é uma categoria. Adoro pizza, e em algumas pizzarias, eles fazem versões muito estivas, em que a pizza só recebe recheio depois que sai do forno. As minhas preferidas são as com burrata, um queijo típico da região da Puglia, que é fresquíssimo e a cara do verão. Recomendo.

8) Spaghetti alle vongole

Crédito: wiki commons

Verão na Itália é quase sinônimo com viajar para o mar, e por isso muita gente também associa com comer frutos do mar. Um clássico de verão é o Spaghetti alle vongole.

9) Cogumelos

Verão é o início da época de alguns dos melhores cogumelos da Itália, inclusive os famosos porcini. É uma época ótima para comê-los e também para se juntar a excursões para procurá-los nos bosques. Se você tem amigos que sabem onde, e sabem reconhecer os venenosos, é um ótimo passeio, mas também existem excursões organizadas. Esse foi um porcino que meus amigos acharam nos bosques perto de Modena.

10) Flores de Abobrinha recheadas

As flores de abobrinha são muito apreciadas na Itália, e aparecem nos menus no final da primavera e na maior parte do verão. Elas podem ser fritas, ou recheadas e assadas. Eu gosto muito delas recheadas de ricotta de cabra e speck, mas acho que todos os recheios são bons. É um gosto muito fresco, que combina com o verão.

11) Gelato

Gelato na Itália é meu vício. Adoro os sabores e as texturas que eles tem, e tomo o ano inteiro, mesmo nos dias mais frios. E o que eu mais gosto de gelato na Itália é o tanto que ele é sazonal, geralmente você só encontra ele com as frutas da estação. Então o verão não só é uma boa época para provar gelato em geral, mas para tentar sorvete de morango (nos lugares bons, ele é tão natural que você sente as sementes de morango), damasco, framboesa, pêssego, melão. 

12) Granita

Acho que a comparação mais óbvia seria falar que a granita é um tipo de raspadinha, mas esse nome me faz pensar em algo super artificial, e a granita, como o gelato italiano, é feito com frutas da estação. É super leve, e muitas gelaterias só fazem granitas no verão, então é uma ótima oportunidade para provar. A granita vem da Sicília e as mais tradicionais são feitas com ingredientes locais, como limão, amêndoas, jasmim, pêssego, morango. Mas também tem umas mais modernas, e já provei muitas com sabor de chá. A da foto é de chá marroquino, da Cremeria Santo Stefano, em Bologna.

13) Caffè Shakerato e Affogato

Os italianos são conhecidos pelo amor por um bom café, e não deixam de tomar no verão. A diferença é que cafés frios se tornam muito populares nessa época. Tem os cafés frios, congelados e os shakeratos, batidos com gelo para dar espuma.

Já o Affogato é outro que na verdade eu gosto de tomar no ano inteiro. É um espresso misturado com uma bola de sorvete – como se o sorvete estivesse se afogando nele, e daí vem o nome. Quando vejo em cafeterias, costuma ser com sorvete de leite (latte), que é um sabor popular na Itália, mas nas sorveterias que fazem, você pode misturar como preferir. Aqui em Bologna, um lugar famoso pelo affogato é a Gelatauro.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

Deixe uma resposta