Volta ao Mundo em Filmes: Áustria – Museum Hours

Quando eu penso em filmes austríacos, penso em Michael Haneke, mesmo que ele tenha feito filmes em vários países diferentes. Aliás, Caché, um de seus filmes, foi um dos filmes que pensei em escolher para outro país, a França. Mas ele e O Terceiro Homem, um dos meus filmes preferidos, ainda são o que me vem na mente quando eu penso em cinema e Áustria. E como a idéia do projeto é sair da minha zona de conforto, fui procurar um diretor diferente.

Escolhi para o projeto o filme Museum Hours, de Jem Cohen. O filme conta a história de Anne ( Mary Margaret O’Hara), uma canadense de Montreal que vai à Áustria pela primeira vez porque a prima dela, que mora lá, teve um acidente e está internada em um hospital. Sozinha e com pouco dinheiro, ela passa muito tempo no Kunsthistorisches, o grande museu de história da arte. E lá ela fica amiga de um dos guardas, Johann (Bobby Sommer).

Anne e Johann passeiam pela cidade e ele tenta mostrar para ela um pouco de Viena, tanto em alguns lugares turísticos como partes que os visitantes geralmente não vêem. E eles voltam várias vezes ao Kunsthistorisches, onde Johann às vezes se entedia, e às vezes presta atenção nos visitantes e guias. Tendo ouvido várias vezes as explicações, ele não pode deixar de conectar as conversas deles, sobre morte, sexo, história, com os quadros que ele tem o dever de guardar. Os quadros também influenciam o modo como cada cena é filmada – depois de detalhes de um Brueghel, a gente vê Johann que foca em detalhes na rua, um copo jogado fora, bitucas de cigarro, com o mesmo olhar para o detalhe.

Achei que foi um filme muito interessante, que ao mesmo tempo presta homenagem e revisita a reputação de Viena como centro de arte e de museus. Gostei como escolha para a Áustria.

Deixe uma resposta