Ushguli – quatro cidades no coração do Svaneti

Ushguli é considerada uma das cidades mais bonitas da Geórgia, e a jóia da região do Svaneti. É um lugar isolado, difícil de chegar, mas tem gente que diz que sua mágica vem justamente daí, porque ela ficou preservada. Ushguli na verdade são quatro pequenas vilas muito próximas, então quando eu fui lá para passar um dia, o meu passeio foi justamente andar pelas quatro.

Eu vim de Mestia de marshrutka, como eu vou explicar embaixo, e nos deixaram perto do topo, então começamos de lá. O ponto mais alto das vilas é onde fica uma igreja do século 12, a Capela de Ushguli. Ela também é conhecida como igreja de Lamaria, porque ela era originalmente dedicada a uma deusa pagã da fertilidade, de acordo com a religião tradicional do Svaneti. Depois, ela foi associada à Maria, quando o lugar se transformou em uma igreja ortodoxa. A igreja era bem tradicional, então a gente tinha que entrar de véu e saia comprida, e calças não eram permitidas, mas eles mesmos nos ofereceram panos para nos cobrirmos. Dentro, ela é coberta de afrescos, alguns dos quais, reza a lenda, estão lá há mais tempo que o cristianismo.

O monte que dá para ver atrás é o Monte Shkara, o mais alto da Geórgia, com 5193 metros. Muitas pessoas que dormem em Ushguli, é porque querem fazer trilhas no monte e na sua geleira.

A vila mais alta é Zhibiani a 2100 metros de altitude. Com ela, Ushguli tem a fama de ser a cidade mais alta da Europa que é continuamente habitada (embora tenha outras cidades que digam o mesmo). Depois, a segunda cidade é chamada de Chvibiani ou Chubiani. As duas são quase indistinguíveis, no topo de Ushguli.

A terceira cidade é Chazhashi ou Chajashi, que foi citada na decisão da UNESCO de transformar o Svaneti em Patrimônio da Humanidade, por ter mais de duzentas casas e torres mediveais (as torres Svan ou koshki que também tem em Mestia).

A quarta cidade, a última, é Murqmeli

Como chegar: tem dois jeitos populares de chegar a Ushguli, ambos saindo de Mestia, a maior cidade do Svaneti. Um é a trilha de quatro dias entre uma cidade e outra, passando nas pequenas vilas no caminho. A outra é de van, e tem um bom número que sai de manhã da cidade e volta em torno das quatro da tarde. São pouco mais de 40 km, mas mais de duas horas, já que a estrada é acidentada.

Clique na imagem para ler mais sobre a Geórgia.

blog asdistancias destinos Georgia

Deixe uma resposta