Se você quer visitar a Rússia, entre nos pátios dos prédios

Quando eu fui para a Rússia, notei que quando pedia recomendação de um lugar legal para ir, os locais sempre me recomendavam lugares nos pátios dos prédios. Moscou pode parecer muito imponente, com prédios soviéticos que ocupam o quarteirão inteiro. E Petersburgo pode parecer muito rígida, toda prédios barrocos e neoclássicos. Mas nas duas tem vários lugares em que você pode sair desse estereótipo, e ver um lado diferente da cidade. Vários já apareceram aqui, como os parques e as fábricas transformadas em centros culturais em Moscou, ou o Loft Etagi e o Museu de Arte de Rua em Petersburgo. Mas hoje vim falar sobre alguns bem, como dizem os ingleses, hiding in plain view, nos pátios dos prédios pelos quais a gente passa sem nem perceber.

Um dos lugares mais interessantes que visitei em Moscou foi o Krutitskoye podvorye, um pátio que parece ter sido transportado diretamente de uma outra era. O lugar fica no pátio da Catedral da Dormição, do Século XVII, e é a sede das Câmaras Metropolitanas, da mesma época. Além disso, o pátio tem casas de madeira tradicionais, construídas para veteranos das guerras napoleônicas, no início do século XIX. Tudo no lugar grita que é uma gema escondida, e você nem desconfia passando pela rua.

Depois, em Petersburgo, ver as entradas e os pátios dos prédios, e as diferenças entre eles, foi algo que me fez olhar a cidade com outros olhos. Percebi que a maioria dos prédios na Rússia tem mais de uma entrada. A entrada para a rua é mais prestigiosa, e onde os prédios muitas vezes tem apartamentos maiores e mais caros. Aí você dá a volta no mesmo prédio, entra pelo pátio, e vê apartamentos mais classe média. Às vezes os prédios chegam a ter vários pátios, e em cada um os apartamentos são menores e mais simples. Isso foi o que me fez entender um outro lado de Crime e Castigo, porque eu amo esse romance e queria procurar todos os lugares descritos nele, começando com os prédios onde viviam Raskolnikov, Sonia Marmieladova e a velha usurária. E eles pareciam lugares agradáveis, quase românticos, à beira dos canais. Vendo a diferença entre a entrada da rua e a do pátio, pude entender como é que o Raskolnikov morava nesse lugar, mas em um quarto miserável e claustrofóbico.

Um exemplo é esse prédio, perto da casa de Raskolnikov, com lareiras em cada andar e uma fachada linda, que vira outro quando você vai no pátio.

Outro exemplo. Nesse, e sei que a foto não ficou legal e não dá para ver muito, mas a questão é que tem um primeiro pátio, mais chique, de onde dá para ver um pedacinho do segundo pátio. E esse segundo pátio parece tão elegante quanto, mas é só chegar lá para ver que a decoração se limita ao primeiro andar, e foi feita para a gente ter essa impressão mesmo.

E mais um.

Tem muitos lugares nos pátios que desafiam a noção que a gente tem das cidades, como esse Pátio de Mosaicos em Petersburgo.

Não são só lugares históricos que ficam nos pátios, mas também muitos bares e restaurantes. Em Petersburgo, tem alguns famosos em que parece que de repente você mudou de cidade (e está em alguma capital hipster). Um exemplo é o Golitsyn Loft, no canal Fontanka, Ele é um labirinto de restaurantes, cafés, lojas independentes, brechós, sebos, estúdios de tatuagem. No verão, tem muitos eventos ao ar livre, como mercados, projeções de filmes e concertos.

Um centro mais novo, mas que tem uma função parecida, é o Berthold Centre. Ele também tem lojas independentes, brechós, cafés e restaurantes, e também tem eventos como filmes e concertos no verão. Eles aproveitam muito os telhados internos do pátio para isso, e peguei uma vez uma banda tocando blues lá.

Esses são alguns dos lados diferentes de Moscou e Petersburgo que eu fui visitando os pátios da cidade. Espero que vocês tenham curtido.

Clique na imagem para ler mais sobre a Rússia.

Deixe uma resposta