Como celebrar as Noites Brancas em São Petersburgo

As Noites Brancas são uma época fantástica para visitar Petersburgo. Elas acontecem da segunda metade de Junho até o início de Julho, a época do ano em que o sol não se põe completamente na cidade. Por horas, a cidade fica suspensa em uma hora dourada, um início de pôr-do-sol que vira nascer-do-sol, e de repente fica claro de novo. É uma época mágica para aproveitar a cidade, e por isso virou um dos seus símbolos mais fortes. Então essas são algumas sugestões para quem vai a Petersburgo pelas Noites Brancas.

Caminhe pela cidade

Se tiver sol, aproveite, porque é isso que os locais estão fazendo. Quando tem sol na cidade, você vai ver muita gente andando pelos Jardins de Verão ou tomando sol perto da Fortaleza de Pedro e Paulo, nas margens do rio Nevá.

De “noite”, aproveite para caminhar pela cidade. Ninguém consegue dormir durante as noites brancas, e as ruas ficam cheias. É a chance ver a cidade com uma luminosidade e um clima diferentes, e você nunca sabe o que vai acontecer. Já vi igrejas abertas às 3 da manhã, cafés passando filmes ao ar livre nos seus telhados, 

Veja as pontes do Nevá se abrindo

A princípio pode não parecer uma atração tão interessante: de noite, as pontes do rio Nevá se abrem para permitir a passagem de navios cargueiros. Mas essa ação simples vira um espetáculo toda noite. Não só os navios, mas dúzias de barcos de turistas esperam o momento para passar pelas pontes, e em muitas noites grupos tocam música clássica ao vivo. É bonito de ver das margens ou dos telhados de Petersburgo.

Um detalhe importante é que é bom ter certeza de de que lado você está quando a ponte abre, 1 da manhã. Algumas delas descem de novo às três para permitir a passagem de pessoas, outras só  a cinco, e o metrô fecha antes. Então a ilha onde você estiver nessa hora é a ilha onde você vai passar a noite.

O Festival das Noites Brancas

Dentro do Mariinski, onde eu aproveitei o festival e vi duas óperas russas

Entre maio e julho, o renomado teatro Mariisnki de São Petersburgo promove as Estrelas das Noites Brancas, um festival de ballet, ópera e música. Concertos acontecem tanto no teatro como ao ar livre.

O Festival das Velas Escarlates

O maior festival centrado nas Noites Brancas é baseado no conto de uma mulher levada para longe de seu amado em um navio com velas escarlates. Ele também celebra o fim do ano escolar na cidade. Milhões de pessoas vão todo ano às margens do rio Nevá para ver a representação dessa história, com o navio, fogos de artifício e concertos ao ar livre. É uma festa enorme, para a qual fecham metade da cidade – então compre ingressos para chegar perto do rio, ou já pesquise antes que lugares estão abertos e chegue com antecedência.

Na mesma noite, vários concertos acontecem na cidade, principalmente na praça do palácio, em frente ao Hermitage.

Carnavais das Noites Brancas

Fotos da minha visita para Peterhof

Esses eventos acontecem nos palácios dos tsares russos perto de Petersburgo, como Peterhof, Tsarkoie Selo e Pavlovsk. Lá atores vestidos como Pedro, o Grande, ou Catarina, a Grande, andam pelo palácio e pelo parque representando cenas da história da Rússia. 

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta