O que visitar no Palazzo Pitti, o palácio dos Medici em Florença

O Palácio Pitti é um dos lugares imperdíveis para visitar em Florença: um palácio que foi por séculos a sede dos Medici, a família que governava a cidade, cheio de história e obras de arte, e que hoje abriga oito museus diferentes.

O palácio foi construído em 1458 por um banqueiro florentino chamado Luca Pitti. No ano seguinte, ele foi comprado pelos Medici, a família que dominava Florença e que a cada dia se tornava mais rica e poderosa. Por isso, o Palácio quase dobrou de tamanho e se encheu de obras de arte do renascimento.

Depois do assassinato de Giovanni Medici, a família mandou construir um corredor que atravessasse a cidade e chegasse ao Palazzo Vecchio, a antiga sede do poder deles. Ele corre a cidade em cima de prédios e até atravessa o rio, em cima do Ponte Vecchio, passa pelos Uffizi e chega ao Palazzo Vecchio. Hoje uma pequena parte dele está aberta para visitar.

O palácio continuou com os Medici até o século XVIII, quando morreram os últimos descendentes da família. Depois, ele foi usado por Napoleão, quando ele invadiu a Itália. No século 19, processo de unificação da Itália começou no norte, em Turim, que assim se tornou a primeira capital da Itália. Enquanto eles não chegavam aos Estados Papais e dominavam Roma, mas quando já tinham feito alguns avanços, Florença se tornou a capital da Itália. Tudo durou seis anos, entre 1865 e 1871, mas nesse meio tempo o Palazzo Pitti foi a sede principal da família real italiana, e isso ainda é refletido na visita. Então para falar um pouco sobre o que visitar lá dentro:

Jardins de Boboli

Os Jardins de Boboli são um dos parques mais visitados de Florença. 

Os jardins são famosos por ter um obelisco egípcio, o único em toda a Toscana, e grutas artificiais dedicadas ao deus Netuno.

Galeria Palatina

A Galeria Palatina é uma das partes mais famosas do Palácio. São 28 salas conhecidas pelas coleções de arte, que incluem pinturas de Tiziano, Rafael, Rubens, Pietro di Cortona. Sçao mais de 500 pinturas, com uma parte enorme dedicada ao renascimento.

Apartamentos Reais

Como a gente já falou, o Palazzo Pitti foi por séculos um dos centros de poder da Toscana. E esses apartamentos continuam decorados como eram na época dos Medici, a família que dominou a política de Florença por um longo tempo. Tem quartos decorados em diversos estilos, indo até o século XIX, e muitos deles decorados com retratos da família.

Galeria de Arte Moderna

Crédito: wiki commons

Essa parte do Palácio abriga obras de arte do séculos XVII ao século XX, com 20 salas com esculturas e pinturas.

O Tesouro dos Medici

Grande parte da coleção do Tesouro vem dos próprios Medici: jóias, âmbares, cristais, objetos de marfim. Mas o museu também tem uma coleção de jóias mais recentes, a partir do século XVII.

Galeria de Moda

crédito: wiki commons

A Galeria de Moda foi o primeiro museu na Itália dedicado ao tema, aberto em 1983. Ela fica na parte sul do Palácio, e abriga coleções de roupas de cada um dos séculos desde que o palácio existe. Ela também tem uma exposição de designers italianos contemporâneos, como Versace e Valentino.

Museu da Porcelana

crédito: wiki commons

Essa é uma das partes mais novas do Museu, e fica em um prédio separado, dentro dos Jardins de Boboli. Eles tem porcelana das fábricas mais famosas da Europa, como Sèvres e Meissen, grande parte da qual foi comprada pelos Medici ou enviada como presente por família reais de toda a Europa.

Museu das Carruagens

crédito: wiki commons

Finalmente, outra parte do palácio é o Museu das Carruagens. Ele tem, mais uma vez, a coleção dos Medici, com as carruagens altamente decoradas que eles usavam em ocasiões especiais. A mais famosa é a Carruagem de Ouro, Eles também tem coleções dos arcebispos de Florenças e dos reis das Duas Sicílias, o Estado que existia no sul da Itália até a unificação.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta