8 Pratos típicos para provar em Friuli-Venezia-Giulia

Continuando com nossa série dos pratos típicos das diferentes regiões italianas, hoje com os pratos do Friuli-Venezia-Giulia, a região onde ficam Trieste e Udine. É uma comida muito marcada pelas tradições do norte da Itália – a polenta é quase onipresente, mas também marcada pelo encontro, muito influenciada pelas tradições culinárias dos vizinhos da Europa central. Então aqui estão alguns pratos típicos para provar por lá:

Muset e Brovade

Muset e Brovande é conhecido como o prato camponês dos Friuli. Muset é um embutido feito com carne de porco e especiarias, e ele geralmente é acompanhado de Brovade, um prato feito de nabo, polenta e espinafre. Ele também é às vezes acompanhado de molhos  muito típicos da Europa central, como o cren, feito de rabanete, e o ajvar, de pimentão e típico dos Bálcãs. 

Prosciutto San Daniele

Crédito: wiki commons

No Brasil, a gente chama todo tipo de presunto cru de “parma”. Mas é uma metonímia, e Parma é só o tipo mais famoso. Mas aqui tem outro tipo de presunto cru, o San Daniele, que chega a ter mais renome.  

Cjarsons

A foto tenta mostrar a diferença entre um gnocco de ameixa, à esquerda, e um cjarson, à direita

Cjarsons é um prato de massa feita de batatas e recheada, geralmente com recheio que mistura salgado, como ricotta e ervas, e sabores doces como uvas passas, geléia e canela.

Gnocchi di prugna o susini

Gnocchi recheado com ameixas. Esse prato me lembra muito alguns que comi na Europa central, como os svestkove knedliky de Praga, não só pelo recheio igual, mas também por ser servido como prato principal, não como sobremesa.

Frico e Polenta

Crédito: wiki commons

Um dos produtos mais típicos do Friuli é o Frico, um prato feito com queijo, batata e cebola na panela. Ele é muito servido como acompanhamento, e é muito típico de comer com polenta, que é comum no Friuli assim como em outras partes do norte da Itália. 

Goulash triestino

Na Europa central, cada país tem a sua variação do goulash, o típico prato húngaro. O de Trieste é mais um ensopado do que uma sopa, como na Hungria. E ele pode ter acompanhamentos como polenta ou gnocchi, uma influência italiana no prato.

Boreto alla Graisana

Crédito: wiki commons

Prato típico de Grado, uma cidade entre Veneza e Trieste, e que representa a parte do Friuli no Adriático, mais voltada aos frutos do mar. Ele pode ser feito com vários tipos de peixe, preparados com azeite, alho, vinagre, sal e pimenta. A receita parece muito bom o Brodetto, que existe em outras regiões, com a diferença importante que o Boreto não leva tomates. Muitas vezes, como em outros pratos da lista, ele pode ser acompanhado de polenta.

Gubana

Créditos: wiki commons

Uma massa doce recheada com uvas passas, nozes e grappa, Gubana era um doce muito associado com o natal e a páscoa, mas que hoje é produzido o ano inteiro. 

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

1 comentário

Deixe uma resposta