Volta ao Mundo em Livros: Palestina – Touch

Quando comecei a procurar livros para a Palestina, encontrei vários que pareciam interessantes, quase todos, é claro, sobre o conflito atual. Dois me chamaram muito a atenção, Touch e Minor Detail, de Adania Shibli, conhecida como uma autora que escreve em árabe de uma forma muito inovativa. No final, resolvi ler Touch.

Touch é contado do ponto de vista de uma criança, uma menina palestina. Seguindo a perspectiva dela, o livro é fragmentário, e passa entre trechos que parecem quase aleatórios, impressões de criança, mas que cercam uma tragédia que é central no livro. O romance começa quando ela está do lado de um tanque, arranhando pedaços de ferrugem que parecem ouro para ela. E logo ela está envolvida em uma tragédia, a morte do irmão, a mãe que se fecha no luto, e a menina que leva uma garrafa de coca-cola para o enterro porque é única coisa preta que ela achou.

A política mesmo aparece pouco, da forma como uma criança entreouve pedaços sem entendê-los bem. Ela ouve falar do massacre de Sabra e Shatila. Quando uma professora pune uma amiga, ela aprende que a palavra Palestina é proibida. Logo no início, ela tem uma infecção de ouvido que torna os sons confusos, e depois o silêncio se torna para ela uma forma de lidar com o que acontece ao redor. Quando ela cresce, ela conta que é algo que ela escolhe voluntariamente no seu casamento.

Por esse caráter fragmentário e pelos saltos temporais, o romance é muito difícil de seguir. Como ele é curtinho, com pouco mais de setenta páginas, eu terminei e comecei a leitura, e entendi bem mais. Mas achei muito bem escrito, poético, e dando uma versão lírica da Palestina que a gente só conhece por notícias trágicas. Não é um romance fácil, mas é muito recompensador, e gostei muito.

Deixe uma resposta