9 Day-trips para fazer a partir de Yerevan (e como fazer a viagem de forma independente)

Essas são algumas idéias de lugares que dá para visitar a partir de Yerevan. Sendo a Armênia, tem um bom número de catedrais em lugares dramáticos, mas também um monumento ao alfabeto, um memorial de guerra soviético e um parque, então tentei colocar um pouco de variedade.

Eu tentei escrever como fazer cada daytrip de forma independente, mas é bom lembrar que o transporte público na Armênia é um pouco complicado. Infelizmente, a informação que achei para muitos é que não tem transporte público e o jeito é pegar carona ou um táxi. Tanto horários de partida quanto as rodoviárias de onde parte cada marshrutka podem mudar sem nenhum aviso. O melhor é confirmar na sua acomodação antes de tentar.

Lago de Sevan

O Lago de Sevan é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Armênia, tanto pelo lago, que é cheio de atividades no verão e conhecido pelos tons de azul e verde, quanto pelas igrejas medievais construídas na margem. Eu na verdade passei uma noite em Sevan, para conseguir visitar tanto Sevanarank, a igreja lá, e Hayravank. Mas ele também é bem fácil de fazer como day trip.

Para chegar a Sevan, é só pegar uma marshrutka na Estação de ônibus no norte de Yerevan. Em teoria, elas saem a cada hora e custam 600 drams. As marshrutkas tem paradas na cidade de Sevan e no lago, perto da igreja de Sevanarank.

Garni e Geghard

Eu coloquei os dois juntos porque eles são próximos e são um day-trip popular, mas cada um deles já vale a pena por si só. Garni é o único templo romano que ainda existe na antiga União Soviética, enquanto Geghard é um monastério medieval parcialmente esculpido na rocha, e são dois lugares incríveis que terão post próprio. A foto do header é de Geghard.

Para chegar a Garni, é só pegar uma marshrutka em frente ao Mercado Masiv, na parte norte da cidade. A melhor referência para chegar lá é a concessionária da Mercedes na Avenida Gai. A marshrutka costuma ter o nome Garni escrito no nosso alfabeto e uma foto do templo. A viagem custa 300 drams. Para Geghard, não tem transporte público, e a solução é pegar carona, pegar um táxi, ou andar alguns quilômetros até lá.

Khor Virap

Crédito: wiki commons

Khor Virap é um dos monastérios mais famosos do país, conhecido pela silhueta em frente ao Monte Ararat. 

Para chegar lá, as marshrutkas saem da estação Santsuntsi, acessível do centro com metrô. As marshrutkas saem às 9, às 11 e às 14, segundo a última informação que eu tive.

Parque de Dilijan

Crédito: wiki commons

Chamado de “a Suíça da Armênia”, por causa do clima de montanha, esse parque é um dos mais populares do país.

As marshrutkas saem da estação de ônibus do norte de Yerevan à cada hora. A viagem dura uma hora e meia e custa 1500 drams.

Noravank

Crédito: wiki commons

Noravank é um monastério do século XIII que é considerado um dos mais espetaculares da Armênia.

Para chegar lá, o jeito é pegar uma marshrutka na estação de Arshakunyats, na direção de Yeghednadzor. O bilhete custa 1000 drams, e o passeio custa quase duas horas. De lá, o jeito é descer perto do restaurante Edem, e andar os seis quilômetros até o monastério, pegar carona ou pedir um táxi,

Monumento do alfabeto

Crédito: wiki commons

Os armênios tem muito orgulho de sua cultura única, o que inclui o alfabeto, criado lá e só usado lá. Nesse monumento, as 39 letras do alfabeto foram construídas em formato gigante, e colocadas onde teria morrido Mesrop Mashtots, inventor do alfabeto, 1600 anos antes.

Infelizmente, para cá não achei informação sobre como chegar de forma independente, já que o lugar parece ser um pouco isolado. Se você conseguiu chegar, conta para a gente nos comentários.

Etchimiadzin

Crédito: wiki commons

Etchmiadzin é o centro e o local sagrado da Igreja Apostólica Armênia. Lá foi construída a primeira Catedral do país, que para alguns estudiosos é a igreja cristã mais antiga do mundo. Ela é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Existe transporte público frequente entre Yerevan e Etchmidzian. As marshrutkas saem da estação Kilikiya Avtokayan, a estação central. A viagem dura de 30 a 40 minutos e custa 250 drams.

Zvarnots

Crédito: wiki commons

Outro daytrip, outra catedral. A de Zvarnots foi construída no século VII, e hoje ela está em ruínas, Feita para durar mil anos, ela só aguentou 300, provavelmente por culpa de um terremoto.

Zvarnots fica no caminho para Etchmiadzin, então é só pegar uma marshrutka para lá e pedir para descer no caminho. Também torna fácil combinar os dois passeios.

Memorial e Museu de Guerra de Sardarapat

A história desse memorial é conectada com a história do monumento ao Genocídio Armênio, sobre o qual eu falei em outro post. Sardarapat foi o lugar onde as forças otomanas foram finalmente derrotadas, salvando uma parte do território original do país. Em homenagem a isso, o museu foi construído em 1968.

O melhor jeito de chegar é pegando uma marshrutka na estação Kilikiyan até Armavir (400 drams, cerca de 40 minutos). De lá, para os 10 km que faltam, o jeito é pegar carona ou negociar um táxi.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Armênia.

Deixe uma resposta