11 Parques Incríveis para visitar em Moscou

Eu já disse isso várias vezes, mas o que mais me impressionou de Moscou foi o tanto que a cidade é verde. Eu estava lá em abril, na primavera, e os parques estavam sempre lotados e cheios de eventos. Vários parques já tiveram posts próprios, mas resolvi fazer uma pequena lista, e insistir mais uma vez que eles são alguns dos lugares mais incríveis para visitar na cidade.

Parque Górki

O parque Górki é gigantesco e extremamente popular: nos fins de semana, ele chega a ter 250 mil visitantes. E lá dá para fazer tudo, de andar pela natureza nas partes menos visitadas, ver a vista em Vorobyori Gori, praticar esportes e frequentar aulas abertas à beira do rio, visitar restaurantes ou o Garage, um museu ótimo de arte moderna. Acima de tudo, para quem tá viajando, o Parque é um dos melhores lugares para fazer people-watching, e ver os russos muito mais relaxados do que os estereótipos fazem a gente imaginar. Tem um post sobre ele e o Muzeon.

Muzeon

O Parque Muzeon é um parque pequeno atrás da Nova Galeria Tretyakov, dedicada à arte moderna. Ele é onde acabaram muitas das estátuas soviéticas da cidade, então é onde a gente pode caminhar e ver bustos de Lênin e Stálin. É uma experiência soviética muito interessante. Tem um post sobre ele e o Parque Gorki.

Zaryadye

O Zaryadye é o parque mais novo de Moscou, e um que é imperdível. Ele fica a dois passos do Kremlin, e cercado pelas igrejas mais antigas da cidade, as do bairro de Kitai Gorod. Ele também é construído para mostrar todos os ecossistemas da Rússia. Nos meses quentes, ele também é cheio de eventos, como música ao vivo.

Kolomenskoye

Kolomenskoye é com certeza um dos parques mais incríveis de Moscou. Ele tem uma igreja única que é patrimônio da humanidade segundo a ONU, e várias outras que foram trazidas da Karelia, na fronteira com a Finlândia, para ser um museu a céu aberto da arquitetura de madeira russa. Lá tem muito para ver, e ele já teve post próprio. A imagem do header também é de lá.

VDNKh

O VDNKh (Vê-dê-en-ha) foi pensado como uma exposição permanente das conquistas do governo soviético, especialmente dos sovkhozes, as fazendas do governo. A parte mais famosa do parque são as fontes, que eu não consegui ver porque elas estavam em reformas, mas o lugar também tem pavilhões gigantescos dedicados aos diferentes países da URSS, inspirados pela sua arquitetura e história. Além disso, o parque tem vários restaurantes e bares típicos desses países – foi a primeira vez que provei Plov, um prato típico da Ásia Central, em um restaurante uzbeque. O VDNKh é fora do centro, mas é fácil combinar a visita com o Museu dos Cosmonautas e com o Parque de Ostankino, que também é muito bonito. Também tem post sobre esse passeio.

Sokolniki Park

Sokolniki é conhecido em Moscou por ser um parque mais “selvagem”, que te faz pensar que você está em uma floresta russa, mas sem ursos e com ciclovia. É muito popular com família, e tem um parque de diversões e uma piscina ao ar livre, além de muitas pistas de patinação no gelo durante o inverno.

Tsaritsyno

O parque Tsaritsyno foi onde a tsarina Catarina, a Grande, pretendia construir um grande palácio. Nunca terminado por ela, ele hoje foi terminado e mobiliado pela prefeitura de Moscou, que ainda acrescentou uma fonte com show de luzes. Lá eu não conseguia parar de pensar sobre o caráter distópico do governo atual querer se ver como herdeiro dos tsares, mas ele na verdade também é um parque super agradável e muito popular. Aqui também tem um post em que eu conto mais sobre isso.

Aptekarsky Ogorod

O Jardim Botânico da Universidade de Moscou, conhecido pelas exposições de plantas exóticas. Além disso, ele também tem vários cafés lá dentro, e nos fins de semana frequentemente abriga concertos e feiras de arte.

Parque da Vitória (Park Pobedy)

O Parque da Vitória fica em Pokloni Hill, em uma das colinas mais altas de Moscou, e foi pensado nos anos 60 como um grande museu ao ar livre. Ele começou com monumentos à vitória contra Napoleão, que esperou lá em vão que alguém viesse render a cidade, inclusive com um grande panorama da batalha de Borondino do ponto de vista dos personagens de Guerra e Paz, do Tolstói. Também tem museus dedicados à Segunda Guerra, tanques e armas da época em uma parte que cobra ingresso, e vários templos, inclusive uma igreja ortodoxa, uma mesquita e uma sinagoga memorial.

Quando eu fui lá, alguns dias antes do Dia da Vitória, o parque também estava tomado por ensaios. Quase todo mundo que estava lá eram adolescentes de escolas militares, marchando juntos em volta do obelisco. No dia mesmo, também há desfiles de veteranos.

Hermitage

O parque do Hermitage é um parque pequeno e central em Moscou, cheio de restaurantes e festivais de arte. No verão, eles também passam filmes ao ar livre. 

Lagoas de Novodevichi

Essa é uma área verde pequena, mas cheia de lagoas onde os moscovitas vão para alimentar os patos. No centro, fica o Monastério de Novodevichi, um dos principais centros ortodoxos do país, e muito conectado com a história de Moscou, e o Cemitério com o mesmo nome, onde eram enterradas pessoas célebres como escritores (Maiakóvski, Bulgákov, Tchékov) compositores (Shostakovitch, Prokofiev) e astronautas.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia



Deixe uma resposta