Novaya Gollandia – o novo centro cultural de Petersburgo

Depois de quase cem anos abandonada, a ilha de Novaya Gollandia reabriu recentemente em Petersburgo como um parque e um centro cultural, e para mim é um lugar que vale muito a pena visitar na cidade. 

A ilha sempre foi proibida para os habitantes de Petersburgo. Primeiro, ela foi usada como depósito de madeira por Pedro I. Depois, ela foi dada para a marinha russa. A grande piscina no meio era usada para testar navios que eles construíam lá, enquanto o prédio redondo na entrada, apelido de Butilka, garrafa em russo, servia como prisão. Depois da Revolução, a ilha foi abandonada por quase cem anos, até passar pela reforma nos anos 2000. Hoje, grande parte dela está aberta ao público, com planos de abrir a ilha toda em 2025.

Nessa instalação, a palavra “on” piscava – you are on an island / you are an island

Butilka, o prédio redondo que era uma prisão, agora é cheio de bares e restaurantes do mundo inteiro, com comida russa, vietnamita, israelense, georgiana, italiana e etc. Além disso, o prédio tem livrarias, lojas de designers russos e estúdios de ioga e ballet. No pátio central, eles fazem shows de jazz gratuitos nos meses quentes, às quartas-feiras. 

Atrás do Butilka, fica um espaço verde, algo que é infelizmente pouco comum em Petersburgo. No verão estava sempre lotado, com aulas ao ar livre de yoga, tabuleiros gigantes de xadrez, e muita gente deitada, lendo ou tomando sol. Olhando no couchsurfing e no meetup, descobri até grupos que se encontravam lá para praticar inglês ou italiano. Se você quer passar um tempo lá, é bom dar uma olhada nos apps e também no site oficial, para ver os eventos.

A piscina onde os primeiros submarinos soviéticos foram inventados hoje também é um lugar de lazer, onde no verão eles montam uma praia com areia, e no inverno congela, então vira uma enorme pista de patinação no gelo. Nos dois anos em que eu fui lá, também tinha instalações artísticas na piscina. Em 2018, era os flamingos rosas. Em 2019, eram “cisnes” construídos de antigos discos de satélites montados com sensores de movimento, para tocarem música quando o vento passava por eles.

Outros prédios da ilha também já foram reformados, com um restaurante e um centro cultural voltado para atividades para crianças. Metade da ilha ainda está em reforma, e para isso, vamos ter que esperar 2025. Mas ainda acho que Novaya Gollandia é imperdível, e um dos lugares mais interessantes para curtir Petersburgo.

Para terminar com uma parte fofa: Novaya Gollandia tem uma entrada para os patos dos canais

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta