Quadrilátero – o mercado a céu aberto de Bologna

Tem um lugar em Bologna que há séculos faz jus à reputação da cidade de ser o centro culinário da Itália. Bologna é conhecida na Itália como “a gorda”, e o Quadrilátero é onde os Bologneses vem comprar comida desde a Idade Média.

O Quadrilátero é cercado pelas ruas Farini, Castiglioni, Rizzoli e dell’Archiginnasio. É fácil de achar, pelas bancas de frutas, salames e peixes do lado de fora de cada loja. Durante a Idade Média, cada rua tinha uma função, e isso ainda se reflete nos nomes, como a Via delle Pescherie Vecchie, ainda cheia de lojas que vendem peixe fresco.

Um dos lugares mais tradicionais do Quadrilatero é a Osteria del Sole, aqui desde 1465, e que só serve o néctar dos deuses, ou seja, vinho e cerveja. A maioria das pessoas traz o que quer comer, e todo mundo se senta em grandes mesas comunais até que o espaço acaba, e eles ocupam as ruas ao redor. Outro dos restaurantes tradicionais é o Tamburini, que vende massa para preparar em casa, e serve vinho e taglieri, tábuas de frios.

Um dos lugares principais é o Mercato del Mezzo, que também vem desde a época medieval. Antigamente ele era um mercado mais tradicional, parecido com as lojas do lado de fora, mas ele foi reformado no início dos anos 2000 com restaurantes e comida de rua. É bom ir um pouco fora do horário, porque ele lota. 

O Quadrilátero também tem atrações para turistas, como a Igreja de Santa Maria della Vita. Ela é mais conhecida pelo ciclo de estátuas barrocas Compianto del Cristo Morto, o Lamento do Cristo Morto. São sete figuras de terracota, famosas pela força expressiva. As estátuas sobre a morte de Cristo geralmente mostram piedade, resignação, não costumam mostrar a dor e desespero de uma perda. A igreja cobra uma pequena taxa para ver as estátuas (3 euros), mas acho que vale a pena.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

2 comentários

Deixe uma resposta