18 Pratos Típicos para provar em Nápoles e na Campania

Mais um post para que o que já está virando uma série das comidas típicas de cada região italiana. Hoje a escolhida é a Campania, região de Nápoles, Pompéia e da Costa Amalfitana, mais conhecida pela pizza, mas com pratos de massa e de peixe para agradar todo mundo. É uma das minhas regiões preferidas para comer, e vale a pena conhecer a fundo a região.

1) Pizza napolitana

Ok, tem como começar de outra forma? O prato mais conhecido de Nápoles é a Pizza, e eu sinceramente acho que ela é melhor aqui do que em qualquer outro lugar do mundo. Mesmo dentro da Itália, a pizza fica melhor quando você se aproxima de Nápoles e perfeita quando chega lá. Vale muito a pena ir em uma das pizzarias tradicional da cidade, como Gino Sorbillo ou Da Michele, que inventou a Margherita. As duas pizzas mais tradicionais são a Marinara (tomate, alho, orégano, óleo) e a própria Margherita (tomate, mussarela, manjericão). Mas se você quiser um sabor diferente, também recomendo a Salsiccia e Friarielli, feita com linguiça e um legume primo do brócolis que também é típico da região. 

2) Pizza Fritta

Além da pizza vendida por fatia, tem outra versão típica de comida de rua do prato mais famoso de Nápoles, a pizza fritta. Favor não confundir com os escoceses, que realmente fritas fatias de pizza. A Pizza Fritta é uma massa recheada, mais próxima de um pastel, e pode ter recheios de salame, presunto, vários tipos de queijo, e é outra comida que eu não deixaria de provar por lá. 

3) Friarielli in padella

Já mencionei os friarielli, um legume muito típico da região. Além de aparecer em muitas pizzas e pratos de massa, eles também são servidos sozinhos, fritos no azeite com alho e pimenta, ou acompanhados e linguiça, como o da foto. Quando é época, no outono, eles são especialmente bons. 

4) Insalata Caprese

A salada de mozzarella fresca, tomates e manjericão vem da ilha de Capri, e normalmente é servida como entrada. Para mim é outro exemplo de uma das características típicas da comida da região, que parece muito simples, mas conta nos ingredientes de qualidade. 

5) Impepata di cozze

Crédito: wikicommons

Esse é um prato muito comum no verão, com mexilhões cozidos com pimenta e azeite. Ele geralmente é servido como entrada.

6) Insalata di mare

Crédito: wikicommons

Prato típico de verão, mas que dá para comer o ano inteiro. Ele é feito com vários frutos do mar, como camarão, polvo e lula, e geralmente servido frio com limão.

7) Cuoppo

O cuoppo é uma comida de rua, um cone de papel cheio de coisas fritas. Ele geralmente tem várias versões, como a de mar, com peixe e frutos do mar, de terra, com verduras, carnes e pedaços de massa frita, e a doce, com doces feitos de massa frita. Nápoles é conhecida pela comida de rua, e, junto com a pizza frita, esse é um dos pratos tradicionais.

8) Pasta al pomodoro

Esse é um dos primi mais simples da Itália, macarrão com molho de tomate, mas é daqueles coisas que quando você tem bons ingredientes, como Nápoles tem, e bons cozinheiros, também comuns lá, realmente não precisa de mais nada. 

9) Spaghetti alla Puttanesca

Crédito: wikicommons

Macarrão preparado com tomates, azeite, alho, azeitonas pretas, alcaparras e orégano. A versão mais famosa também tem anchovas, mas a versão sem também é muito comum, especialmente em Nápoles.

10) Spaghetti alle vongole

Crédito: wikicommons

A região toda é conhecida pelos frutos do mar, que aparecem em muitos pratos. Esse prato de spaghetti tem muitas versões, e pode vir com molho de tomate ou não.

11) Pasta e fagioli con le cozze

Pasta e fagioli, macarrão com feijão, é um dos pratos caseiros mais típicos da Itália, que dá para achar em quase todas as regiões. Ele tem algumas variações na Campania, onde a massa pode ser cozida diretamente no caldo de feijão, ao invés de normalmente na água salgada, ou onde à massa com feijão se podem adicionar pele de porco ou mexilhões.

12) Frittata de maccheroni

A frittata tem duas versões. Uma é a caseira, feita com o macarrão que sobrou do dia anterior, ao qual se acrescentam ovos mexidos e frita tudo junto. Tem a versão um pouco diferente da comida de rua (e Nápoles é conhecida pela comida de rua excelente), feita com macarrão, molho bechamel, e com recheios como carne, ervilhas e provolone, ou presunto cru e mussarela fiordilatte.

13) La Genovese

Crédito: wikicommons

O nome é do norte, aparentemente porque esse era o prato dos marinheiros pobres em Nápoles, e eles associavam marinheiros com Gênova. O molho é feito com cebolas, carne de boi, aipo e cenouras, e cozido bem lentamente. Geralmente ele é servido com massas como candele spezzate ou paccheri.

14) Pesce all’Acqua Pazza

Crédito: wikicommons

Literalmente, peixe na água louca, nesse prato vários peixes diferentes são cozinhados juntos, geralmente com tomates, azeite e alho.

15) Polpi alla luciana

Crédito: wikicommons

Receita típica do Borgo di Santa Lucia, um dos bairros mais tradicionais de Nápoles. É um polvo cozido em uma panela de terracota com tomates, alcaparras, alho e azeitonas. Esse prato muito celebrado tem até um ditado em napoletano para acompanhar – «’O purpo se coce int’ all’acqua soja» – o polvo se cozinha na sua água. 

16) Acompanhamentos típicos

Com pratos de carne ou peixe, tem vários acompanhamentos que são típicos de Nápoles, como as zucchine alla scapece, abobrinha frita com alho, azeite e folhas de menta, a melanzane a funghetto, beringela com tomates e manjericão, friarielli sozinhos ou com linguiça (salsiccia em italiano).

17) Gattò di patate

Crédito: wikicommons

Do francês gateau, que significa bolo ou torta, é uma torta salgada de batatas, que também leva pedaços de presunto ou mortadela, e vários tipos de queijo, como parmigiano, mozzarella e scamorza. 

18) Casatiello

Crédito: wikicommons

Um prato típico da páscoa, e dizem que o formato dele é feito para lembrar a coroa de espinhos de Jesus. Ela é uma torta salgada feita com salame, queijo e ovos. 

19) Limoncello

Um dos licores mais famosos da Itália, feito com limão. Ele é um dos produtos DOP, de origem protegida, da Campania, e geralmente é servido como digestivo, um licor que você toma depois de jantar.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

Deixe uma resposta