6 idéias de day trips de Tbilisi

Quando eu estava procurando outras idéias de day-trips de Tbilisi, achei sugestões de praticamente o país inteiro, inclusive lugares como Vardzia e os day trips de Kutaisi. Não vou colocar como sugestões de day-trips porque acho que realmente não valem a pena, são longes demais, ou o caminho não é fácil. Coloquei só os que eu acho que são mais factíveis, e que não são tão longes de Tbilisi. 

Mtskheta

Mtskheta é conhecida como a capital histórica e o centro espiritual da Geórgia. Hoje é uma cidade pequena, mas com vistas lindas à beira do rio e marcada pela enorme catedral de Svetitskhoveli, no centro.

Para chegar lá, é só pegar uma marshrutka na estação de Didube. O caminho levou meia hora, e eu paguei 1 Lari para chegar lá.

Leia mais: Mtskheta, a capital espiritual da Geórgia

Gori

A cidadezinha de Gori é conhecida principalmente pelo seu filho mais famoso, Joseph Stalin. O ditador reordenou a cidade inteira para que a casa em que ele nasceu virasse o seu centro, e construiu lá um museu enorme que é um templo ao narcisismo. Hoje, ele tem partes deixadas da forma como ele queria, partes que contam a história que ele não queria divulgada, e mesmo uma parte sobre as relações entre a Rússia e a Geórgia hoje.

Para chegar lá, também peguei uma marshrutka na estação de Didube. O caminho lega uma hora e custa 4 Lari. Dá para chegar lá de trem também, mas os horários são menos convenientes.

Leia mais: Visitando o museu do Stálin em Gori

Uplistsikhe

Uplistsikhe é uma cidade construída em cavernas, que foi uma das cidades mais importantes da Geórgia quando o país ainda era pagão, para depois ser eclipsada por cidades como Mtskheta na época cristã. No entanto, ela mistura muito essas duas arquiteturas, e é um lugar muito interessante para visitar. 

Para chegar lá, eu continuei a viagem a partir de Gori, e, como tinha conhecido pessoas no museu que também queria ir, dividimos um táxi, que custou 25 Lari para nós três para ir, ele nos esperar lá por um hora e meia, e voltar. Também tem como ir de transporte público para a cidade moderna de Uplistsikhe, e andar os 15-20 minutos que a separam das cavernas.

Leia mais: Uplistsikhe, a cidade nas cavernas da Geórgia

Davit Gareja

Davit Gareja é um dos lugares mais famosos da Geórgia, onde um monastério foi construído dentro de cavernas. Infelizmente, quando eu fui lá as cavernas tinham sido fechadas pelo exército do Azerbaijão, já que ela fica perto da fronteira, e a companhia não tinha nos informado. Graças a uns reviews péssimos, eles agora têm sido mais honestos, mas é bom conferir no Trip Advisor se dá para visitar antes de ir (pelo que eu vi antes de escrever, a fronteira continua fechada).

Para chegar, infelizmente a forma mais conveniente é com transporte privado, a Gareji Line. Ele parte da Praça da Liberdade em Tbilisi todos os dias às 11. São três horas para cada perna, então é um day-trip pesado, mas se o monastério de Udabno estiver aberto, pode valer a pena.

Leia mais: Davit Gareja: desventuras em um monastério fechado

Sighnaghi

Sighnaghi tem a fama de ser uma das cidades mais bonitas da Geórgia, e fica no meio da sua região de vinhos mais famosa. A grande atração é só passear pelo centro histórico murado, mas é realmente um lugar muito charmoso, que vale a pena visitar. A foto do header também é de lá.

Para chegar lá, peguei uma marshrutka na estação de Samgori. Eles saem a cada hora ímpar, e é bom chegar um pouco cedo porque é um trajeto muito popular. Também é importante, se você está indo pelo dia, comprar o bilhete de volta assim que chegar, porque eles se esgotam. São duas horas para cada lado.

Leia mais: Signaghi, a cidade charmosa na regiao de vinhos da Geórgia

Fortaleza de Ananuri

Crédito: wiki commons

Ananuri é uma fortaleza medieval no rio Aragvi, perto da pequena cidade de Stepantsminda, nos pés do monte Kazbegi. O Kazbegi na verdade é uma das regiões mais visitadas da Geórgia, muito popular para quem gosta de fazer hiking, e melhor para passar alguns dias do que como day-trip, mas algumas pessoas vão para visitar apenas a fortaleza de Ananuri.

Para visitar, é só pegar uma marshrutka para Stepansminda e pedir para descer em Ananuri. São cerca de três horas para cada lado.

Clique na imagem para ler mais sobre a Geórgia.

blog asdistancias destinos Georgia

Deixe uma resposta