10 ideias de Day trips perto de Kutaisi, na Geórgia, de canyons e monastérios a cidades soviéticas

Tem muitos lugares interessantes perto de Kutaisi, e essa é a região da Geórgia que eu mais me arrependo de não ter explorado mais. Mas eu tinha só duas semanas e meia no país, e não dava para ver tudo que eu queria. Além disso, são idéias para se eu voltar um dia, já que Kutaisi virou um hub de vôos baratos. Então essas são as dicas.

1) Monastério de Gelati

Crédito: wiki commons

O monastério de Gelati é um dos mais famosos da Geórgia e um Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco. Ele foi construído durante a chamada época de ouro do país, e é conhecido pelos afrescos coloridos.

Para chegar, tem marshrutki saindo do supermercado Dinmart, atrás do teatro de Drama, a cada hora. Leva em torno de uma hora para chegar, e custa 1 Lari. A van para no caminho no monastério de Motsameta.

2) Monastério de Motsameta

Crédito: wiki commons

O monastério de Motsameta foi construído no lugar por causa da história de um massacre causado por povos árabes no século VIII. Entre as vítimas, estavam os irmãos David e Konstantin Mkheidze, duques da região. Dizem que os corpos deles foram jogados no rio junto com outras vítimas, e por isso o rio é até conhecido como rio vermelho. Depois, os corpos deles teriam sido trazidos de volta por leões, segundo a lenda. 

Para chegar, é só usar a mesma marshrutka que vai para Gelati.

3) Canyon de Martvili

Eu escolhi ir para o Canyon de Martvili em parte por um mal entendido: eu li que podia alugar um barquinho para atravessar o canyon e que podia nadar. Fui até com biquini embaixo da roupa. O lugar é lindo, mas você vê muitas garrafas de plástico na água, e não pode nadar. Porém, depois de sair do canyon, eu segui a estrada à esquerda um pouco e logo achei uma cachoeira onde dava para nadar. Foi a água mais gelada em que já nadei na vida, sem dúvida, mas foi um bom passeio.

Eu peguei uma marshrutka para a cidade de Martvili de Kutaisi e de lá peguei carona, e também voltei para Kutaisi de carona.

4) Canyon de Okatse

Crédito: wiki commons

O outro dos canyons perto de Kutaisi, e o mais famoso. Lá você pode fazer um passeio de 2,5 quilômetros para ver as vistas do canyon. 

Depois de caminhar, você pode pegar um jipe de volta para o centro de visitantes (15 lari para até 6 pessoas) e de lá continuar para a cachoeira de Kinchka (2km, 20 lari se quiser ir de jipe). 

5) Tskaltubo

Crédito; wiki commons

Tskaltubo era conhecida durante a União Soviética como uma cidade de spas e sanatórios. Desde então, eles foram abandonados, e se tornaram um dos lugares preferidos de Exploradores Urbanos. Desde que a Rússia ocupou parte da Geórgia, alguns dos prédios também foram usados para abrigar refugiados, e esses não apreciam turistas entrando nos prédios para tirar fotos. Se for, mantenha isso em mente e use o bom senso. Esse é um dos posts que me deu muita vontade de ir.

Por outro lado, é um dos lugares mais fáceis de chegar a partir de Kutaisi com transporte independente: é só pegar a marshrutka 34, do outro lado da ponte em relação ao mercado, ou a 30 da Ponte Vermelha. Ambas custam 1 Lari e levam em torno de uma hora.

6) Caverna de Prometeu

Crédito: wiki commons

Caverna de quase um quilômetro e meio, com seis grandes salas e um lago subterrâneo. Só dá para entrar na caverna como parte de um tour. 

Para chegar, você tem que ir para Tskaltubo, e de lá pegar a marshrutka 42, por mais 1,5 Lari e vinte minutos.

7) Chiatura

Crédito: wiki commons

Outra cidade que era famosa na época soviética, essa era conhecida pelas minas, e hoje os bondinhos ainda são usados como transporte público. A maior atração da cidade é usá-los como uma viagem para o passado.

Marshrutki saem da estação de Kutaisi. Dependendo do horário, você pode pegar uma direta ou ter que trocar em Zestafoni.

8) Pilar de Katskhi

Crédito: wiki commons

Da estrada para Chiatura, já dá para ver o pilar de Katskhi, uma pequena igreja no alto de um pilar de 40 metros. Não é possível chegar ao topo.

 

9) Piscinas termais

Tem piscinas termais em quase todas as partes da Geórgia, e elas inspiraram até o nome da capital (Tbilisi significa água quente). Existem algumas perto de Tbilisi, na cidade de Bzvani. 

10) Vinhedos

A região de Kutaisi, o Imereti, é uma das mais famosas da Geórgia para vinhedos, e só perde em fama para para o Kakheti, onde eu visitei Signaghi. O Imereti também tem vinhos muito premiados, como o Baia e o Gvantsa. Geralmente você precisa reservar antes para poder visitar os vinhedos.

Clique na imagem para ler mais sobre a Geórgia.

blog asdistancias destinos Georgia

Deixe uma resposta