Volta ao Mundo em Livros: Mulheres de Algiers nos seus apartamentos

Comecei a procurar um livro para a Argélia, e desde o início, uma das autoras que mais me chamou a atenção foi a Assia Djebar, conhecida pelos romances que falam sobre a situação das mulheres e pós colonialismo no país. 

Entre os livros dela, escolhi ler Mulheres de Algiers em seus apartamentos. O título do livro faz referência a um quadro famoso de Delacroix, que tem o mesmo nome. 

O quadro já foi muito acusado de ser orientalista, em referência ao movimento crítico sobre a visão que os Europeus tem do Oriente, como um lugar místico, exótico e parado no tempo. E essa visão basicamente dobra quando a gente pensa em mulheres árabes, que eram vistas como vítimas, e ao mesmo tempo extremamente sexualizadas com o imaginário do harém.

O livro é composto de seis histórias, três curtas e três um pouco mais longas, e um ensaio que faz referência justamente a esse quadro do Delacroix. Elas pretender ser as vozes das mulheres argelinas, que tiveram que combater o patriarcado e o colonialismo ao mesmo tempo, e cuja contribuição na Guerra Civil da Argélia é muitas vezes ignorada.

Dois dos contos aparecem na primeira parte, Hoje, e contam histórias da resistência, e os outros quatro aparecem na segunda parte, Ontem, e contam histórias de mulheres em momentos diferentes da história da Argélia. Elas são as mulheres em exílio, expostas a casamentos arranjados, isoladas da família por terem se divorciado. Eu adorei as histórias, principalmente a que dá nome à coleção, e achei que foi um bom retrato de diferentes mulheres argelinas. Espero poder ler mais da Assia Djebar logo.

Deixe uma resposta