Cafés e Anticafés para passar o tempo em Petersburgo

Cafés são sempre um bom modo de começar o dia, principalmente quando você está viajando, e os cafés são também uma forma de conhecer mais sobre um novo país e ver as pessoas. Esses são os meus preferidos em Petersburgo para aproveitar um pouco, ou para passar várias horas.

Anti-cafés: Freedom Palace e Ziferblat

Anti-cafés ou time-cafes viraram uma febre na Rússia. Eles são cafés onde você paga pelo tempo em que passa lá dentro, não pelo que consome. Geralmente eles tem alguns planos diferentes, em que você pode decidir por um que tenha só chá, em que inclua café, e um que inclua comidas ou a participação em algum evento. A maioria começa em um rublo por minuto, e vale bem a pena. E todos tem eventos, encontros de línguas, noites de cinema, de jogos, palestras, aulas de algo. A maioria dos cafés assim são enormes, e tem vários ambientes, com salas de jogos, bibliotecas ou salas de estudo, e até com cozinhas. Meus preferidos em Petersburgo eram o Ziferblat do canal Fontanka e o Freedom Palace, que fica em um palácio perto da Catedral de Kazan.

O melhor para comer: Bekizer

Sou suspeita porque adoro a comida do Oriente Médio, mas esse café tem um dos melhores custos-benefícios de Petersburgo. Dá para comer um falafel por bem pouco e sair almoçado / jantado, mas o meu dia preferido no Bekizer era pedir uma Shakshuka para o brunch. Além disso, também tenho um preferido, o Bekizer que fica em Novaya Golandia, a ilha que está sendo reformada para ser um enorme parque em Petersburgo. 

Café-livraria: Podpisnyye Izdaniya

Eu já falei dos anti-cafés, que costumam ter bibliotecas, e praticamente todo café na Rússia tem alguns livros no canto, nem que seja só decoração. Mas a Podpisnyye Izdaniya é uma livraria mesmo, onde você pode procurar livros (só em russo) e souvenirs diferentes, como cartões postais e caderninhos com temas literários. Lá sempre tinha muita gente trabalhando, já que tem tomadas, estações de trabalho no segundo andar e cappuccinos e cafés com ótimos preços.

Pelo lugar: o Café da Singer e Eliseev

Tanto o prédio da Singer quando o Eliseev são conhecidos por motivos parecidos: dois prédios Art Nouveaus lindos no meio da Avenida Névski. E os dois na verdade são bem carinhos, mas lugares em que pode valer a pena gastar um pouco mais pelo lugar.

Os cafés dos telhados

O povo de Petersburgo tem mania com telhado. Tem sempre um concerto em um telhado acontecendo em algum lugar, e já falei aqui dos tours dos telhados. O negócio é que os cafés nos telhados costumam abrir por pouco tempo. Em 2018, fui ao Solaris Lab, e quando voltei em 2019, já tinha fechando e sido substituído por um novo café da moda. Mas sempre vale a pena procurar pelo café do telhado da vez – nem que seja só pela vista,

Em clima soviético: Pishki

O Pishki é um café muito tradicional, que se mantém basicamente como era durante a época soviética. A atração maior aqui são geralmente os pishki, pequenos donuts que as pessoas cobrem com açúcar refinado antes de comer. Eu fui lá com uma amiga de Petersburgo, e a primeira coisa que ela me disse foi “peça pelo menos três”.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta