Museus em Bologna grátis para estudantes da UNIBO

Bologna pode não ser um lugar tão conhecido como museus, em um país com cidades como Roma e Florença, ela fica subestimada. Mas para quem quer ver uma outra camada da cidade, tem muitos lugares para conhecer um pouquinho mais de Bologna. E as exposições permanentes são gratuitas para quem estuda na universidade, o que é um incentivo a mais.

Palazzo Poggi

O primeiro museu do qual vou falar aqui fica no prédio que foi construído no século XVI para ser a sede da Universidade de Bologna, o Palazzo Poggi. Por isso, ele já apareceu aqui no post com o itinerário para conhecer da universidade mais antiga do mundo. Lá ficam três museus gratuitos para estudantes, além do escritório do reitor e de vários professores. O primeiro museu que fica lá é baseado nas coleções de ciências naturais de Ulisse Aldrovandi, figura importante na história da universidade, que estudava física, química, geografia e história militar.

O segundo museu lá dentro é o Museo della Specola, na sede clássica do departamento de astronomia. Ele é conhecido pelas salas onde a gente vê globos e mapas antigos, os instrumentos usados por séculos para estudar astronomia, e também pela vista da cidade, do alto da torre-observatório. Para visitar, você tem que reservar uma hora.

Finalmente, o terceiro museu lá dentro é o MEUS – Museo Europeo degli Studenti, que conta a história dos estudantes universitários, com um foco especial para Bologna. Tem uma parte grande sobre organizações estudantis, que no início da Universidade de Bologna, dividiam-se pelo país dos estudantes, e sobre trotes e rituais de associação – inclusive um que envolvia um duelo com espadas, em que muitos estudantes queriam acabar com uma cicatriz no rosto como prova de ter passado por isso. Uma sala foca nas mulheres estudantes. Bologna foi a segunda Universidade a aceitar alunas, Laura Bassi no século XVII, alguns anos depois da primeira estudante ter sido recebida em uma universidade em todo o mundo, em Pádua. E ela depois se tornou uma professora no departamento de física, a primeira professora universitária no mundo. 

Museo Archeologico

Bologna foi fundada pelos romanos como Bononia, e ainda existe um pouquinho dessa época para ver na cidade, como a Estrada romana debaixo da biblioteca da Salaborsa. O museu tem outros artefatos da época, além de coleções de objetos etruscos e egípcios. 

Museo Civico Medievale

O museu medieval é um dos mais famosos da cidade, o que faz sentido em uma cidade tão conhecida pela arquitetura medieval. Bologna é a cidade das torres e dos pórticos, e esse museu nos conta em como ela se tornou assim. Aliás uma das partes mais legais são as maquetes da cidade durante os séculos.

Museo Palazzo Pubblico e Collezioni Comunali di Arte

O Palazzo Pubblico é o centro do poder político de Bologna, que fica bem na Piazza Maggiore, o centro da cidade. Hoje, dá para visitar o Palazzo Pubblico e as Coleções Comunais de Arte, além da biblioteca Pública da Salaborsa. A parte mais famosa é a Sala Urbana, da foto, que é incrível.

MamBO

O MamBo, Museo di Arte Moderna di Bologna, tem obras permanentes e exposições temporárias, e é um dos espaços mais interessantes da cidade. Se você gosta de arte moderna, é imperdível. Além disso, o espaço também é conhecido pelo bar do lado de fora, o Ex-Forno, que tem fama de ter bom aperitivo, bom brunch no final de semana e bons drinks e cafés. 

Museo della Musica 

O Museo della Musica tem uma coleção de instrumentos musicais antigos em um palácio cheio de afrescos, e é um lugar interessante e fotogênico para visitar. Uma curiosidade lá dentro é a prova errada de Mozart. É que o compositor fez a prova para estudar na Universidade de Bologna, mas ele errou uma questão. O examinador já tinha visto o talento dele, então o avisou e o deixou fazer outra, mas a errada ficou no arquivo. Também vale a pena checar a programação, já que o museu sempre tem concertos.

Museo per la memoria d’Ustica

Esse é um museu muito inusitado, que conta a história de uma tragédia que ainda não foi bem explicada. Ele conta a história de um avião que partiu de Bologna em 1980 em direção à Sicília, mas que foi abatido por um míssil no caminho. O míssil veio da própria Itália, mas ninguém sabe por que. A associação das famílias construiu esse museu para lembrar do que aconteceu e pedir respostas. Em cima do avião, 81 lâmpadas lembram os 81 mortos, e 81 alto-falantes sussurram pedaços de diálogos.

Pinacoteca Nazionale

A maior coleção de arte da cidade, que tem obras de pintores de Bologna desde o século XIV. Os pintores mais conhecidos da coleção são os irmãos Carracci, Annibale e Agostino, artistas conhecidos da Contra Reforma.

Casa Morandi

O pintor moderno mais conhecido da cidade é Giorgio Morandi, e o museu dedicado a ele fica bem onde ele morava, na Via Fondazza, 36. Ele recentemente reabriu depois de anos de reestruturação após o terremoto de 2012. Hoje, a casa está preservada como ele deixou, e seus quadros estão em exposição lá. Ele era conhecido pelas naturezas mortas, e dá para vê-las como ele as montava.

Museo del Risorgimento

Esse é um Museu dedicado principalmente ao Risorgimento, o período de unificação da Itália, e conta a história da cidade até a primeira guerra mundial. Eles tem exposições de armas, uniformes e outros objetos “patrióticos”. A biblioteca do museu também é famosa pelos volumes raros.

Museo Civico d’Arte industriale Davia Bargellini

Esse museu fica em um palácio do século XVII, o Davia Bargellini. Além da coleção de quadros do palácio, eles tem móveis típicos de casas burguesas de Bologna.

Museo della Resistenza

Bologna é famosa pelo seu papel na Resistência durante a Ocupação Nazista. O museu conta essa história em cinco salas temáticas: O Antifascismo antes da Resistência, A resistência se agita, A guerra e a resistência em Bologna, Depois da Resistência, e o Laboratório de Mídia. Ele também costuma ter palestras e tem uma boa biblioteca e sala de estudos.

Museo del patrimonio industriale

O museu fica localizado em uma antiga fábrica de tijolos do século XIX, Ele é dedicado à história da Indústria em Bologna, e conta sobre as pessoas, tecnologias e transformações profissionais causadas por ela.

Villa delle Rose

O museu fica em uma antiga residência de verão, Nos anos 20, o município a comprou para transformá-la em um museu de arte moderna. Por causa do jardim, o lugar ficou conhecido como Vila das Rosas, e ainda funciona como um museu de Arte Moderna.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

Deixe uma resposta