Pavia, passeio em uma cidadezinha universitária

Pavia é uma das cidades mais charmosas da Lombardia, e fácil de visitar porque fica a apenas 20 minutos de trem de Milão.

Pavia ruas 2
Pavia ruas 1

O motivo que me levou a Pavia na verdade foi um congresso de estudantes de história. Isso foi interessante porque na Itália a cidade é conhecida justamente por ter uma das Universidades mais antigas do país, fundada em 1361. Pavia é uma cidade pequena, muito estudantil, e dominada pelos prédios da Universidade.

O congresso foi no Palazzo Centrale, um prédio enorme, com 9 pátios diferentes, e salas como a que em fizemos nossas apresentações.

Pavia universidade 5
Pavia universidade 3
Pavia universidade 6
Pavia universidade 4
Pavia universidade 8
Pavia universidade 12

Em uma das saídas do Palazzo Centrale, fica a Piazza dell’Università, com três das cinco torres medievais que restam na cidade. Na época medieval, a cidade chegou a ter mais de uma centena de torres, mas essas são as que restaram, e, como boas torres medievais, são meio tortas. Eu brinco porque em Bologna tem uma que as pessoas chamam de Altabella, impressionadas porque ela continuou reta.

Além disso, um dos maiores passeios é ir ao Duomo, que foi projetado por alguns dos maiores artistas italianos, com Bramante e Da Vinci participando do processo. Ela é a quarta maior igreja da península italiana, atrás da Basílica de São Pedro, o Pantheon e o Duomo de Florença. A cidade ainda tem outras igrejas famosas, como San Pietro in Ciel d’Oro, conhecida pelo brilho dos mosaicos no teto.

Pavia praça duomo
pavia praça duomo 3
Pavia duomo interior

Outro dos símbolos da cidade é a Ponte Coberta, algo que era típico na época em que a original foi construída, no século XIV. Digo original porque a ponte caiu em 1947, depois do dano estrutural causado pelo bombardeio da cidade durante a Segunda Guerra. Depois, ela foi reconstruída usando materiais o mais fiéis possíveis, mas trinta metros mais alta, porque o rio subiu desde então. No meio da ponte tem uma placa dedicada a Einstein, que morou na cidade por um ano quando ele tinha quinze anos, e que escreveu uma carta para uma amiga dizendo que sempre se lembrava da bela ponte de Pavia. 

Pavia ponte coberta

Em um dos dias também consegui visitar o Castello Visconti. Ele foi construído em 1360 pelo Duque Gian Galeazzo Visconti, e é conhecido porque a Batalha de Pavia, decisiva nas Guerras Italianas dos séculos XIV e XV, foi lutada lá dentro. Hoje, ele abriga os Museus Cívicos da cidade, com a Pinacoteca Malaspina, o Museo Archeologico and Sala Longobarda, as Sezioni Medioevale e Rinascimentale Quadreria dell’800 (Collezione Morone), o Museo del Risorgimento, o Museo Robecchi Bricchetti, e a Cripta di Sant’Eusebio.

Mas o lugar que eu mais curti visitar na verdade é um pouco fora da cidade. Foi a Certosa di Pavia, um mosteiro construído no século XIV. Ela também foi construída pelo duque Gian Galeazzo Visconti, que queria que ela fosse o mausoléu da família. Como ela foi construída em um momento de grandes mudanças culturais, ela mistura influências góticas e do renascimento. Uma curiosidade tétrica sobre o complexo é que em 1946 o corpo de Mussolini foi descoberto lá, depois de ter sido enterrado em uma cova sem nome e exumado ilegalmente por dois de seus seguidores. Dois frades do complexo foram processados por ajudar a escondê-lo.

Pavia certosa mosteiro 1
Pavia certosa mosteiro 3
Pavia certosa mosteiro 5
Pavia certosa mosteiro 6
Pavia certosa mosteiro 8
Pavia Certosa interior igreja
Não pode fotografar dentro da igreja, então vem aqui uma crédito da wiki commons

Além da Igreja, estão abertos para visitação dois pátios da Certosa.

Pavia certosa mosteiro 16
Pavia certosa mosteiro 11
Pavia certosa mosteiro 12
Pavia certosa mosteiro 13
Pavia certosa mosteiro 14
Pavia certosa mosteiro 15
Pavia certosa mosteiro 17
Pavia certosa mosteiro 19
Pavia certosa mosteiro 18

Eu fui de trem, chegando na estação Certosa di Pavia. Demorou 7 minutos para chegar do centro de Pavia, e o trem custa 1,80 em cada direção.

Esse foi o passeio por Pavia. Clique na imagem se quiser ver todos os posts sobre a Itália.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

1 comentário

Deixe uma resposta