Volta ao Mundo em Filmes: Madagascar – Angano, Angano

Chegou a hora de escolher um filme de Madagascar, e achei alguns que pareciam interessantes. No final, fiquei com Angano… Angano… lendas de Madagascar, dirigido por Marie-Clémence Paes e Cesar Paes, ela franco-malgache, e ele brasileiro.

O filme não tem um enredo tradicional, mas ele faz uma homenagem à tradição local dos contadores de história. São vários contadores de histórias que se alternam para contar mitos tradicionais da ilha. Afinal, esses contos são, como diz um deles, chamado pelos outros de Randriamahatsiaro, ou príncipe-que-lembra, “uma herança para o ouvido”. Com fundo, eles alternam mostrar os contadores com mostrar imagens de Madagascar.

No filme eu fiquei pensando muito sobre tradições orais. Há algumas décadas, considerava-se que o natural que elas passassem a ser escritas. Mas, claro, tem tanto que se perde ao mudar algo de mídia. Em um filme, por mais que também seja uma mudança, a gente preserva os tons de voz, a expressão corporal, e por isso funciona de uma forma bem mais interessante do que ler contos típicos de Madagascar.

E no final tem um historiador que fala um pouquinho exatamente de como a colonização francesa tentou impor a própria cultura e apagar a cultura malgache. Na época dele, as pessoas diziam que quem não deixou nada escrito, não deixou traço, e ele tinha que ir para escola estudar em livros de História que começavam com “Nossos ancestrais, os gauleses”. Então ele fez um trabalho enorme para recolher a cultural oral de Madagascar, e para mostrar que Madagascar não era um “país sem história”, como se dizia da África na época.

Curti muito do filme, e foi uma boa escolha para representar Madagascar.

Deixe uma resposta