O Templo do Fogo em Ateshgah, em Baku

O Azerbaijão é a Terra do Fogo. Quando a gente anda por Baku, vê muitos relatos de visitantes que vieram ao país séculos atrás e contam das colinas em volta da cidade pegando fogo, e as chamam atingindo até 3 metros de altura. Não é de surpreender que vendo lugares assim, as pessoas se convencessem que o fogo era sagrado. E tem um lugar perto de Baku onde a gente ainda pode ver como ele era cultuado.

Baku templo fogo Ateshgah 6

O lugar onde fica o templo de Ateshgah foi sede de cerimônias religiosas pelo menos desde o século VII. Em Baku, documentos de várias épocas também falam dos adoradores do fogo que moravam lá perto. A estrutura atual foi construída no século XVIII, e a maioria dos historiadores de lá acredita que foi por zoroastrianos, mas existe controvérsia porque lá também existiam comunidades de hindus e sikhs que veneravam o fogo eterno que queimava no lugar.

Baku templo fogo Ateshgah 1

Seja quem foram que construiu o templo, colocou elementos das três fés nele. A maior parte da arquitetura vem da população hindu lá, que quase não existe mais no Azerbaijão. A estrutura central, onde fica a chama eterna, é cercada por um pátio pentagonal, onde ficavam as celas dos religiosos. Hoje, nelas ficam exposições sobre a história do lugar, e das religiões que o consideram um lugar sagrado.

Baku templo fogo Ateshgah 2
Baku templo fogo Ateshgah 3
Baku templo fogo Ateshgah 5

Lá eles também contam a história de como a chama eterna se apagou, por mais que isso pareça contraditório (posto que é chama, eterna enquanto dura?). As chamam eram alimentadas pelo gás natural da área, e em 1969, depois de cem anos de exploração intensa, o suprimento natural se esgotou. Hoje, um gasoduto liga o templo a Baku, para garantir que a chama volte a ser eterna.

Baku templo fogo Ateshgah 7

Muita gente aproveita a visita para ir também nas montanhas pegando fogo, em Yanar Dag. Hoje as chamas lá também são um pouco inconstantes, por causa da exploração, e vi gente dizendo que vale a pena e gente falando que não. Eu acabei não indo.

Baku templo fogo Ateshgah 4

Como chegar ao Templo de Fogo vindo do centro de Baku: para chegar lá, é só pegar o metrô de Baku até a estação Ulduz, e de lá pegar o ônibus 184 até a estação de trens Suraxanı. Você deve atravessar os trilhos e andar até o templo.

Fique de olho que daqui a pouco tem mais posts sobre o Azerbaijão.

blog asdistancias destinos azerbaijão

Deixe uma resposta