7 itinerários para conhecer lados diferentes de Petersburgo

Essas são algumas idéias de passeios incríveis pela cidade de Petersburgo, alguns mais tradicionais e cheios de pontos turísticos, e alguns mais temáticos ou fora do comum. Espero que vocês curtam.

1) Avenida Nevski

Russia Petersburgo Avenida Nevski casa singer livraria salvador sangue derramado

A Avenida Nevski é a principal do centro de Petersburgo, a rua frenética e febril dos romances de Gógol e Dostoiévski, que você segue, atravessando pontes e canais, para chegar a qualquer lugar do centro. Muitas das atrações turísticas mais importantes da cidade ficam nela ou quase nela, mas no itinerário também tentei incluir alguns menos conhecidos, que podem passar despercebidos para quem anda por ela.

Leia mais: Avenida Nevski – a rua principal de Petersburgo do início ao fim

2) O itinerário de Crime e Castigo

A Casa de Raskolnikov Dostoievski Crime e Castigo Petersburgo
A casa de Raskolnikov

Muita gente vai para a Rússia por causa da literatura, e é o lugar perfeito para visitar apartamentos museus de escritores. Além disso, dá para seguir os itinerários de vários livos famosos. Entre eles, Crime e Castigo, tão fortemente associado com a cidade. A casa de Raskolnikov, a da Sonia e a da velha usurária foram todas baseadas em prédios reais e que ainda existem, então dá para passar por lá e imaginar como eles eram na época em que Dostoiévski andava entre eles contando os passos e tentando entrar na mente de seu protagonista.

Leia mais: Crime e Castigo, um romance de Petersburgo

3) Itinerário pelos lugares da Revolução Russa

roteiro revolução russa petersburgo cruzador aurora

No início do século passado, Petersburgo ficou conhecida como a cidade das Três Revoluções, depois dos acontecimentos de 1905, e fevereiro e outubro de 1917. A Revolução de Outubro, dos Bolsheviques, também é associada com vários lugares da cidade, e por isso Da estação Finlândia, por onde Lênin chegou da Alemanha para liderar a revolução, até o Palácio de Inverno, esses são os lugares da Revolução.

Leia mais: Um Itinerário pela Petersburgo da Revolução Russa

4) A ilha Vassilievski

Russia Petersburgo Ilha Vassilievski Strelka colunas rostrais e vista

A ilha Vassilievski é muito visitada por turistas, pelo menos na pontinha, de onde você tem vistas ótimas para o Hermitage, a Catedral de São Isaac e a Fortaleza de Pedro e Paulo, o lugar onde a cidade começou. Mas na ilha ainda tem um número enorme de museus, igrejas, e parte da universidade de Petersburgo, com seus prédios mais históricos. Vale a pena visitar.

Leia mais: Itinerários por Petersburgo – Ilha Vassilievski

5) Moskovski, o distrito stalinista da Petersburgo

Petersburgo casa dos sovietes bairro sovietico moskovski

Stálin, que não gostava de Petersburgo, pretendia virar a cidade, afastá-la do centro histórico e na direção de um novo bairro construído no estilo que leva seu nome. Para quem acha que as cidades são completamente diferentes, tem uma chance de mudar de opinião, ainda com um ótimo museu sobre o Cerco de Petersburgo e uma igreja barroca que parece um Accidentally Wes Anderson no meio dos prédios socialistas (e que é a foto no header do post).

Leia mais: Moskovski – o bairro stalinista de Petersburgo

6) Itinerário pela ilha de Petrogradski

Petersburgo petrogradski mesquita 1

Petrogradski é outra ilha da cidade, que tem alguns dos lugares mais famosos para a memória afetiva da cidade, e também ainda é cheia de prédios Art Nouveau incríveis.

Leia mais: Passeio pela ilha de Petrogradski

7) Pelo bairro de Smolni

Smolny convento rastrelli petersburgo

Smolni é um dos meus bairros preferidos em Petersburgo, com uma igreja rococó incrível, um instituto ligado à história da Revolução, uma escola de design que é incrível por dentro, um jardim maravilhoso e monumentos históricos.

Leia mais: 5 motivos para visitar o bairro de Smolni, em Petersburgo

Ou clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

Deixe uma resposta