Stanilavskyi e Meyerhold – Os apartamentos-museus de dois diretores que mudaram o teatro russo

Na minha busca por apartamentos-museu dos grandes escritores russos, incluí também dois apartamentos que visitei em Moscou, de dois grandes diretores de peças que revolucionaram o teatro moderno.

Stanilavski – o inventor do “método”

Toda vez que um ator ganha um Oscar e fala do method acting, ele deveria agradecer Konstantin Stanilavski no discurso. O diretor russo inventou o Sistema no qual eles se baseiam, embora hoje em dia a maioria dos atores foque no psicológico, e o método original fosse mais holístico. O apartamento dele era perto do meu albergue, e foi a casa onde ele viveu por 17 anos. Infelizmente, lá não pude tirar fotos.

Na Rússia, ele é muito associado com os grandes dramaturgos com quem trabalhou, principalmente com Tchekhov, mas também com Gorki e Bulgakov, entre outros. 

Os quartos de Stanilavski e sua esposa, a atriz Maria Lilina, foram preservados, e entre eles fica um quarto com armários, onde dá para ver as roupas que eles usaram em Intriga e Amor, uma peça em que atuaram juntos.

A parte mais visitada é o Hall Oneguin, que tem esse nome em homenagem à ópera de Tchaikovski, que estreou lá. Stanilavski fazia ensaios e estreava peças aqui, então tem um valor histórico grande, além de ser uma sala linda. Eu só a visitei, quando estava vazia, mas sei que ainda fazem concertos e peças, e queria muito pegar uma.

Meyerhold, o diretor das peças de Maiakóvski

Depois fui ao apartamento de Vsevolod Meyerhold, conhecido pelos seus experimentos com a Bio-mecânica, o seu gesto que focava nos gestos e movimentos dos atores, e como eles podiam expressar sentimentos novos e mais cheios de nuance. Ele tinha sido aluno de Stanislavski, inclusive ganhando o papel principal em A Gaivota, de Tchekhov.

Ele também era muito associado com um dramaturgo, Maiakóvski, e ele produziu várias de suas peças. Dizem que ele escreveu O Percevejo para ele. No museu, tem vários modelos da cenografia dessas peças.

Infelizmente, quando o governo stalinista se voltou contra as vanguardas da arte russa, decidindo que só o socialismo realista seria tido como arte de verdade, Meyerhold começou a ser perseguido. Apesar de todas as diferenças artísticas, Stanislavski tentou protegê-lo e trazê-lo de volta para o Teatro de Arte de Moscou. Stanislavski acabou morrendo de um ataque cardíaco, mas antes deixou como último pedido que seus amigos cuidassem de Meyerhold, que ele via como seu herdeiro no mundo do teatro. No entanto, um ano depois, ele foi preso, torturado e condenado à morte. Só com o processo de desestalinização, com o degelo de Khruschov, ele começou a ser lembrado novamente.

Se quiser ler mais sobre os apartamentos-museu que eu visitei ou sobre lugares relacionados à literatura russa, é só clicar na imagem.

Asdistancias blog tag literatura russa

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

1 comentário

Deixe uma resposta