O Museu de Música e Teatro de Petersburgo

Outro museu que entrou na minha viagem literária pela Rússia foi o Museu do Teatro e da Música.

A primeira vez em que ouvi falar do museu foi pela curiosidade da arquitetura nessa parte da cidade. O Museu fica atrás do Teatro Aleksandrinski, construído pelo arquiteto Carlo Rossi para a trupe imperial em 1832. Na época, ele foi muito controverso por causa do teto de ferro, e muitos espectadores temiam que ele caísse. O arquiteto teve que ir nas primeiras performances e prometer que se o teto caísse, ele queria ser enforcado em uma das vigas. O teatro ainda está lá, eventualmente as pessoas começaram a confiar que ele não caíria, e resolveram chamar a rua atrás dele de rua Arquiteto Rossi. Ele também a construiu, prestando atenção nas proporções: ela tem 220 metros de extensão, 22 metros de largura, e os prédios tem 22 metros de altura. É em um deles, bem atrás do teatro, que fica o museu.

Petersburgo avenida nevski teatro alexandrinski
Petersburgo avenida nevski rua engenheiro rossi

E claro, o museu é muito associado ao Teatro lá do lado. Hoje, na verdade, a maior parte da coleção de Música passou para o Palácio Sheremetev, que eu visitei na Noite dos Museus, e esse prédio do qual vou falar hoje é mais dedicado ao Teatro Russo. Ele é organizado de forma cronológica, e começa com o Teatro durante o Império Russo, falando das principais peças, com fantasias, cenários e pôsters.

Petersburgo museu música teatro 1
Petersburgo museu música teatro 3

Eles também tem muitos modelos de cenários, tanto alguns que foram usados para planejar peças como outros que eram usados como brinquedos ou objetos de arte.

Petersburgo museu música teatro 2

Depois o Museu passa para a época soviética. Além dos cenários, posters e fantasias, que estão presentes aqui também, eles tem gravações, benefício de ser uma época mais tardia.

Petersburgo museu musica teatro modernismo
Petersburgo museu música teatro 4
Petersburgo museu música teatro 5
Petersburgo museu música teatro 6

O museu foi bem interessante e deu para reconhecer os cenários de várias peças que eu curto bastante. Ele poderia ter mais informações, além das plaquinhas sobre cada cenário. Mas foi uma variação aos apartamentos-museus de escritores que visitei na Rússia, em que eles aparecem ao lado uns dos outros.

Se quiser ler mais sobre os apartamentos-museu que eu visitei ou sobre lugares relacionados à literatura russa, é só clicar na imagem.

Asdistancias blog tag literatura russa

Ou clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

Deixe uma resposta