Como foi meu Carnaval jogando laranjas na Batalha de Ivrea

Quando eu ouvi falar sobre o Carnaval de Ivrea, decidi que era algo louco demais para não tentar ao menos uma vez na vida. Outros lugares comemoram o Carnaval com música, bailes de máscaras como em Veneza, pratos típicos… Ivrea tem a Batalha das Laranjas. 

Ivrea carnaval batalha laranjas vista cidade
Chegando em Ivrea

Eu me inscrevi para participar do carnaval três semanas antes, e cheguei em Ivrea no dia da batalha às 9:30 da manhã, em um trem de Turim. Os membros do meu time de Aranceri, jogadores de laranja, foram me buscar na entrada para o centro histórico, e foram orgulhosamente me mostrar a praça que nós deveríamos defender aquela tarde. Depois eles nos deixaram livres para andar pela cidade e explorá-la até às duas, quando a batalha começaria. Eu e meus amigos agora estávamos usando nossas jaquetas oficiais do time Pantera Nera, e com um pouco de medo de entrar em território inimigo e levar laranjas. Mas pudemos passear pela cidade e ver um pouco dos bairros decorados, das paradas e das pessoas vestidas completamente com as cores dos seus times. Eles fazem adesivos todos os anos, e você alguns heróis de guerra passando, com medalhas de vinte carnavais. Em todos os lugares, também tinha stands de comida de rua, com polenta, porchetta, vinho quente, e outras comidas de inverno. Depois de passear, comer e beber, voltamos prontos para a batalha.

Ivrea carnaval batalha laranjas bandeiras
Ivrea carnaval batalha laranjas casas rio
Ivrea carnaval batalha laranjas bandeiras 4
Olha as paredes todas cobertas para proteger os prédios
Ivrea carnaval batalha laranjas praça aranceri
rhdr
Ivrea carnaval batalha laranjas parada 4
cof

As origens do festival vem da Idade Média. Dizem que a cidade se rebelou contra um tirano que tentou exercer os direitos de primeira noite, e estuprar a filha de um moleiro. Ela se rebelou, e o decapitou, e então a população invadiu o castelo e o incendiou. Por isso, até hoje tem uma mulher escolhida para ser parte da festa e levada em um carro ao redor da cidade, e chamada de Violetta. Os historiadores acham que a história fala de Ranieri di Biandrate, o filho do conde que governava o território, e contra quem a população realmente se revoltou, destruindo seu castelo, em 1194.

A batalha agora é representada pelas laranjas, jogada nos carros puxados por cavalos, que representam a nobreza. Quem tá a pé representa o povo, e joga laranjas para defender as praças. Por isso cada time de aranceri, jogadores de laranja, é designado para uma praça, por onde os carros dos nobres passam. E você vê os carros se aproximando de longe, por causa da nuvem de laranjas voadoras em torno dos carros.

As pessoas dos carros também são de Ivrea, protegidos por uma armadura estilo futebol estadunidense e escolhidos, pelo que ouvi, pela sua capacidade de jogar laranjas com as duas mãos ao mesmo tempo. Mas eles jogam laranjas basicamente nos loucos que ficam logo embaixo do carro, e que depois saem cobertos dos pés à cabeça de polpa de laranja. Logo logo nós concluímos que a maior parte das laranjas que nos atingiram foram simplesmente fogo amigo, de quem tava tentando acertar os carros do lado oposto da praça. E, como você pode imaginar pelos vídeos, ninguém é poupado. Acho que eu fui atingida umas seis vezes só na cara. Nos dias seguintes, minhas coxas e ombros estavam cheios de hematomas em formato de laranja. Participar como combatente foi uma experiência única, mas tem que ir sabendo que você vai voltar roxo.

Ivrea carnaval batalha laranjas jogadas

Se você quiser ser um combatente, é bom olhar com antecedência. São nove times de Aranceri, jogadores de laranjas. Você tem que escolher um, mandar uma mensagem pedindo para se associar e pagar a inscrição com antecedência. A maioria deles em 2020 custava em torno de 50 euros, e também era necessário comprar uma jaqueta ou uniforme mais histórico, por a partir de 15 euros. 

São nove times de Aranceri:

  • Aranceri Asso di Picche (As de Espadas): criados em 47, com uniforme vermelho e azul e lenço negro no pescoço. O símbolo deles é um ás de espadas e a praça deles é a praça central da cidade, que eles dividem com os Aranceri della Morte.
  • Aranceri della Morte (Aranceri da morte): Segundo time criado, em 1954. Eles usam uma camisa negra com calças vermelhas.
  • Aranceri Tuchini del Borghetto (Revolucionário do burgo): criados em 1964, eles usam uma camisa verde, calças vermelhas, e tem como símbolo um corvo em um campo branco.
  • Aranceri degli Scacchi (Xadrez): criados em 64, tem como símbolo um campo xadrez com uma torre laranja.
  • Aranceri Pantera Nera (Pantera Negra): criados em 65, usam camisas pretas e amarelas com o símbolo da pantera negra. Foi o time que eu escolhi para participar do Carnaval.
  • Aranceri Scorpioni d’Arduino (Escorpiões de Arduino): criados em 66, usam camisas amarelas, calças verdes, e tem por símbolo um escorpião negro.
  • Aranceri Diavoli (Os diabos): Criado em 73, usam um casaco vermelho e amarelo com um diabo vermelho.
  • Aranceri Mercenari (Mercenários): Criado em 1985, usam camisas de cor vinho, com calças amarelas. O seu símbolo é uma estrela amarela com espadas vinho.
  • Aranceri Credendari: Criados em 1985, são o grupo mais novo, e usam camisas azuis com calças amarelas. O Palazzo della Credenza e o brasão da cidade são os seus símbolos.
Ivrea carnaval batalha laranjas bandeiras 5
Ivrea carnaval batalha laranjas bandeiras 6

Uma comissão observa os times de aranceri pelos três dias de carnaval e no final decide o vencedor, de acordo com critérios que, depois de ler muito a respeito, continuam completamente misteriosos para mim. Um time a pé e um time nos carros são escolhidos e vencem o Carnaval. Infelizmente, apesar dos meus esforços de contribuir com o Pantera Nera, os outros dias de carnaval foram cancelados por causa do coronavirus, então 2020 não teve vencedores. 

Também tem a opção de ir ao Carnaval como não-combatente. Se você for no primeiro dia, o domingo, tem que pagar uma taxa de dez euros para entrar no centro histórico. Os outros dias são gratuitos. É super recomendado que você use um chapéu ou touca vermelho para mostrar que você não é um combatente, e diminuir (mas não evitar) o risco de levar uma laranja na cara. Lá eles vendem barretes frígios, que são as coberturas mais comuns para isso, mas também boinas e gorros.

cof
e sim, até criança tem que usar. Se não, é tratada como combatente
Ivrea carnaval batalha laranjas luta

Mas para falar um pouco mais das curiosidades, eu procurei saber porque eles tem essa tradição de jogar laranjas. Elas não crescem tão perto dos alpes, e devem ser trazidas da Sicília. Parece que a primeira vez que elas foram usadas foi no século XIX, para representar as pedras jogadas no castelo do tirano, ou, se você quiser a interpretação mais hardcore, os seus testículos cortados. A cada ano, o número de laranjas aumenta, e em 2020, quando eu participei do Carnaval, eles tinham comprado 80 toneladas de laranjas para serem jogadas. No entanto, eles nos falaram que sempre compram laranjas que seriam jogadas fora, e por isso a festa não é o desperdício gigantesco que parece. E depois, eles compostam as laranjas usadas.

Ivrea carnaval batalha laranjas caixas munição
Munição
Ivrea carnaval batalha laranjas depois batalha
No trem, voltando para Turim

A celebração também não é só a batalha, embora essa seja a parte que nós vemos mais.

Várias pessoas de Ivrea são escolhidas para fazer parte da celebração, além da Violetta. Um homem mais velho é escolhido para ser o Podestà, e uma das suas funções é jogar uma pedra no rio, simbolizando uma pedra do castelo destruído, e dizer “Hic facimus in spretum Marchionis Montisferrati”. Na cidade inteira, várias pessoas são escolhidas para cumprir papéis que mostram a tradição histórica do carnaval de Ivrea.

Também existem comidas relacionadas ao festival, e por isso na quarta-feira de cinzas, eles distribuem Polenta com Merluzo. 

Para fechar o carnaval, fogueiras são preparadas nas grandes praças da cidade. Na Piazza della Città, a principal de Ivrea, a Violetta acompanha com o braço erguido a queima das bandeiras, e supostamente é boa sorte se elas se queimarem rápido. Finalmente, as pessoas dizem em dialeto “Arvëdse a giòbia a ‘n bòt”, nos vemos quinta à uma, marcando encontro para o carnaval do dia seguinte, e o carnaval termina pelo ano.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta