O que visitar em Milão para ir contra a idéia de capital financeira workaholic da Itália

Milão na Itália é uma cidade controversa. A imagem da capital financeira workaholic é a primeira coisa em que muita gente pensa. Mas Milão tem muitos lugares interessantes para ver, e é uma base conveniente para passear pela região. Então vou falar um pouquinho de alguns lugares para visitar.

O ponto mais famoso da cidade é o Duomo, oficialmente conhecido como Basilica Cattedrale Metropolitana della Natività della Beata Vergine Maria. Ele esteve em construção por cerca de seiscentos anos, de 1386 a 1932, mas já funcionava como igreja desde o século XV. O estilo escolhido foi o gótico tardio, planejado pelo duque Gian Galeazzo Visconti, que queria mostrar que o seu estado estava atualizado com as últimas tendências que estavam fazendo sucesso na França e na Itália. A idéia foi incrivelmente ambiciosa, e reinterpretada ao longo dos séculos em que ele era construído. Embora ele pareça tão coeso, para historiadores da arte e arquitetos ele tem claramente contradições de estilo, influências diferentes, ambiguidades.

Milão Duomo 2

Se você for ao Duomo durante o verão, lembre-se que ele tem dress code – não é permitido entrar com roupas curtas ou sem manga. A entrada no Duomo é gratuita, mas dá para pagar e visitar também o telhado, conhecido pelas vistas da cidade. Já fiz um post só sobre ele.

Milão Duomo terraços 3

Na mesma praça, fica o Museo del Novecento, dedicado a obras de arte do século XX. Ele tem obras de vários artistas italianos famosos, como Modigliani, De Chirico e os futuristas. Ele também é conhecido pela vista da praça. 

Ainda no centro, lá do lado tem a Galleria Vittorio Emmanuele, uma rua de compras coberta de vidro, que é considerada por alguns o shopping mais antigo da Itália. É um estilo que estava na moda no século XIX, e por isso existem galerias parecidas espalhadas pela Europa, mas essa é uma das mais bonitas. Ela também tem fama por ter lojas de luxo, e recentemente eles se recusaram a renovar o aluguel de um dos poucos lugares com preços mais baratos da Galeria – um Mcdonalds, que foi prontamente substituído por uma Prada.

Milão visitar galleria vittorio emmanuele 3

Outro dos lugares mais famosos da cidade é o Castello Sforzesco, construído no século XV pelos Sforza, que eram duques de Milão. Hoje em dia, ele abriga vários museus e coleções, como a Pinacoteca, o Museu de Arte Antiga, o Museu Arqueológico, o Museu Egípcio e o Museu de Instrumentos Musicais. 

Milão visitar castello sforzesco 3

Outro museu interessante é a Pinacoteca di Brera, a maior galeria da cidade, e que também é parte da Academia de Belas Artes da Universidade de Milão. Quando eu fui lá, além de ver pinturas de Caravaggio, Raphael e Ticiano, vi também pinturas dos alunos da Academia, que tinham preparado uma exposição.

Milão visitar pinacoteca brera patio

Milão visitar pinacoteca brera biblioteca

Um dos lugares que mais curti foram os Navigli, um sistema de canais navegáveis no sul da cidade. Hoje eles são conhecidos como lugares turísticos, cercados por restaurantes e bares, e são uma das partes mais relaxantes e agradáveis da cidade. Realmente vale a pena.

Milão visitar navigli canais restaurantes

Já falei de vários museus, mas um interessante e moderno é a Fondazione Prada, dedicada à arte contemporânea. Ele é conhecido pelos prédios dourados e pela gruta feita com papelão cinza, pelas exposições de arte contemporânea, e pelo bar Luce, um café estilo anos 50 projetado por Wes Anderson. 

Fundação Prada Milão Bar Luce Wes Anderson

Esses são alguns lugares para visitar em Milão. Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta