Um passeio pela Avenida Rustavelli, a principal do centro de Tbilisi

No centro de Tbilisi, na Geórgia, fica uma avenida de 1,5 km de extensão que é considerada a maior artéria da cidade. A Avenida Rustavelli também recebeu o nome do poeta medieval que é conhecido como pai da literatura georgiana, Shota Rustavelli. Ela foi construída no século 19 como vitrine da Geórgia, com prédios muito simbólicos, e por isso é um bom passeio para fazer em Tbilisi.

Ela também é uma avenida vibrante, cheia de comércio, artistas de rua e feirinhas, como essa que acontece todo fim de semana.

Um dos pontos mais importantes da avenida, e um bom lugar para começar um passeio, é a Praça da Liberdade ou Tavisuplebis Moedani. Durante o período soviético, essa era a Praça Lenin, com uma estátua do líder soviético no centro. Hoje, ela foi substituída por São Jorge com o Dragão, um presente para a cidade do escultor Zurab Tsereteli.

Tbilisi Rustavelli praça liberdade

Em uma rua lateral da praça, fica o Museu de Arte Shalva Amiranashvili da Geórgia. Ele é parte do Museu Nacional da Geórgia, e é conhecido pelo Tesouro, uma coleção de ícones religiosos, cruzes e jóias. Ele tem muitos objetos que são conhecidos como os mais sagrados do país, inclusive uma cruz que é o único objeto da reverenciada rainha Tamar, que governou o país no século XII. O museu só pode ser visitado com guia.

Quadro de Shalva Kikodze no museu. Crédito: wiki commons

Lá perto fica o Teatro Rustavelli, em estilo Rococó, um dos maiores e mais antigos da cidade. Ele era conhecido pelos afrescos, a maioria dos quais foi destruída na época soviética. 

Tbilisi Rustavelli teatro nacional

Um pouco depois, fica o Museu Nacional da Geórgia. Ele é mais conhecido pelo Tesouro Arqueológico, com uma coleção da época anterior à conversão da Geórgia ao cristianismo. No andar de cima, há um Museu da Ocupação Soviética, que fala da repressão soviética e da resistência georgiana. Eles também tem exposições temporárias. A maioria dos museus na Rustavelli são parte do Museu Nacional, assim como alguns museus em outras partes da Geórgia (eu visitei as filiais em Signaghi e Mestia, e as duas foram ótimas para conhecer essas regiões do país).

Continuando na rua, tem o Prédio Histórico do Parlamento Georgiano. Ele foi construído pelos soviéticos, entre 1938 e 1953, e por isso é um símbolo controverso. Muitos georgianos com quem conversei, principalmente os mais velhos, falam desse período como um que a Geórgia era parte do maior país do mundo e o governava, porque Stalin era georgiano. A maioria, principalmente os mais novos, lembram como uma época de invasão e repressão da cultura georgiana. O prédio mesmo foi sede de vários protestos, como a greve de fome em 1989, um pouco antes que a União Soviética ruísse, e a Revolução Rosa de 2003. Hoje, o parlamento foi transferido para um prédio moderno em Tbilisi, mas esse continua sendo lugar de protestos, e, quando eu estava na Geórgia, tinha muita gente protestando a atual ocupação russa na Abkhazia e na Ossétia do Sul, que é quase 20% do país. 

Tbilisi Rustavelli parlamento prédio historico
Tbilisi Rustavelli parlamento protesto

Em frente ao parlamento, fica a igreja de Kashveti. Ela é uma igreja ortodoxa, construída pelo arquiteto Leopold Bilfeldt entre 1904 e 1910, baseado em uma catedral medieval, a de  Samtavisi. O nome da igreja em georgiano vem das palavras para pedra e parto, e faz referência a uma lenda do século VI, que uma mulher teria acusado um monge de engravidá-la, e ele teria dito que a mentira ficaria provada quando ela desse a luz a uma pedra. Isso teria acontecido nessa região, e por isso o nome pegou. 

Ainda mais um museu de arte, a Galeria Nacional é conhecida pelas coleções de pintura, principalmente os quadros do mais famoso pintor georgiano, Niko Pirosmani. Eu tinha visto várias pinturas dele no Museu Nacional em Signaghi, terra natal do pintor. Todas foram legais e foram formas de conhecer um pouco mais de outras regiões da Geórgia. Eles também tem obras do século 20. A entrada é pelo parque atrás da igreja de Kashveti.

Tbilisi Rustavelli igreja kashveti e galeria nacional
A galeria à esquerda, e a igreja à direita

Logo depois, fica o Museu de Belas Artes, que tem uma coleção de arte georgiana de depois dos anos 1950. A parte central são uma escada e um elevador todos de vidro, que tornam o prédio muito interessante para visitar. E as coleções também são maravilhosas, eu entrei por um erro, confundindo com outros museus, mas gostei muito de ter ido.

Para contrapor aos museus caros, tem um gratuito e pouquíssimo visitado que eu curti muito, o Museu do Livro Georgiano. Ele tem exposições de livros antigos, principalmente em georgiano, mas também em outras línguas. O museu não tinha nenhuma informação em outra língua, era tudo em georgiano, mas os livros antigos eram lindos, o prédio também, e é um museu simpático. Para quem se interessa por livros antigos ou pela língua georgiana, é um passeio que vale a pena.

Outro prédio interessante para visitar é a Ópera de Tbilisi. Ela foi fundada em 1851, em um edifício em estilo neo-islâmico. Ela foi uma iniciativa cultural do Império russo, com a idéia de integrar o país na vida social do império, e também de distrair a aristocracia para que eles parassem de se rebelar contra a ocupação. Mas parece que teve algo bem positivo nessa vontade de distrair, que foi o incentivo para que óperas fossem compostas na língua georgiana. Procurando online, achei três, para quem quer conhecer outra forma de expressão dessa língua linda: Abesalom da Eteri, da qual vários trechos foram adaptados em 2004 para virar o hino nacional da Geórgia, Keto and Kote e Mindia

Tbilisi Rustavelli opera nacional

Um lugar que eu visitei mais de uma vez foi a Livraria Prospero, que vende livros em língua inglesa. Ele tinha vários livros sobre a Geórgia e sobre o Cáucaso, com literatura, livros de viagem e culinária, por exemplo. Ele também tem um café muito charmoso.

Tbilisi Rustavelli livraria prospero

Quase de frente à livraria fica o Museu de Arte Moderna Zurab Tsereteli, que tem uma coleção de arte moderna georgiana, focando no seu fundador, Zurab Tsereteli. Eles tem uma coleção enorme com suas pinturas e esculturas. 

A avenida também tem muitos bares e restaurantes que valem a pena, embora já tenha começado a ter algumas armadilhas para turista também. Mas vale a pena procurar por lugares por lá. O que eu mais curti é o Dive Bar, que é muito internacional, e era onde aconteciam os eventos do couchsurfing.

Hotel the room, que tem uma livraria e um café que valem a pena
Café Gallery

Essas são algumas idéias de passeios pela Avenida Rustavelli, em Tbilisi. Clique na imagem para ler mais sobre a Geórgia.

blog asdistancias destinos Georgia

Deixe uma resposta