10 Pontes icônicas para aproveitar os canais em Petersburgo

Pode ser mágoa de quem cresceu em BH, longe da água, mas os canais e pontes são uma das minhas partes preferidas de Petersburgo. Sempre acabo tirando as mesmas fotos quando passeio, porque não resisto às imagens das pontes. E essas são algumas das minhas preferidas, maravilhosas e cheias de histórias e curiosidades.

 

Ponte do Banco

Petersburgo canais pontes banco grifos

Essa é a ponte mais famosa e mais fotografada de Petersburgo, principalmente por causa das quatro estátuas de leões alados. Ela fica perto da Catedral de Kazan, e dela ainda dá para ver a Igreja do Sangue Derramado. Então é uma ponte super fotogênica. Ela também fica em frente à faculdade de economia de Petersburgo, e por isso são o símbolo dela. 

 

As pontes coloridas do Moika

O rio Moika originalmente foi decorado  com quatro pontes coloridas. A vermelha fica em frente a um prédio Art Nouveau que tem um shopping de luxo, e se chama justamente “Au pont rouge”, em francês. Também é um lugar muito bonito da cidade, em que vale a pena passar.

Petersburgo canais pontes vermelha 2

Já a ponte azul fica em frente à Catedral de São Isaac, e é conhecida por ser a ponte mais larga da cidade, com quase cem metros de largura. 

Petersburgo canais pontes azul

A ponte amarela mudou de nome e cor, e a verde ainda existe, e fica bem na esquina com a avenida Nevski, onde fica o palácio Strogonov. Como a maioria das pontes da cidade é verde, ela não chama tanto a atenção quanto as outras duas.

 

Ponte Anichkov 

Petersburgo canais pontes anichkov

Essa ponte fica no canal Fontanka, bem onde ele encontra com a Avenida Nevski. A terceira ponte construída no lugar – mas que mantém o nome do arquiteto da primeira – ela é famosa pelas estátuas de quatro cavalos sendo domados. As estátuas foram construídas pelo russo Baron Peter Klodt von Jurgensburg, e são um dos símbolos da cidade, que foi construída sobre os pântanos, e também é vista como uma tentativa de domar a natureza. 

 

Ponte Egípcia

Petersburgo canais pontes egipcia

Quando Napoleão invadiu o Egito, ele inaugurou uma moda de tudo egípcio na Europa. Toda cidade queria ter obeliscos e esfinges, e nobes chegavam a fazer festas em que eles abriam múmias de verdade para ver o que tinha dentro. Petersburgo não ficou de fora. Para começar, tem duas esfinges de verdade, de quatro mil anos de idade, nas margens do Nevá.

Petersburgo ilha vassilievski esfinge 2

Mas como o assunto é pontes, também tem a Ponte Egípcia, construída em 1825 e decorada com reproduções de esfinges, hieróglifos e obeliscos.

 

Primeira Ponte dos Engenheiros e Chizhik-Pyzhik

Petersburgo canais pontes primeira ponte engenheiro

Petersburgo canais pontes chizhik pyzhik

Essa ponte tem esse nome por ficar em frente à antiga faculdade de engenharia, no Castelo Mikhailovski, hoje parte do Museu Russo. Ela é famosa por causa da estátua de um passarinho que foi colocada lá em 94, o Chizhyk-Pyzhik. Dizem que ela é uma das menores estátuas da cidade, com só 11 centímetros. E ela se tornou alvo de uma superstição, já que dizem que se você jogar uma moedinha do alto, e ela acabar perto do passarinho, é um sinal de que você vai voltar a Petersburgo. Eu às vezes via gente com uma vara de pescar com um imã na ponta catando as moedinhas.

 

Ponte Lomonossov

 

A Ponte Lomonossov é uma das poucas pontes levadiças que restam na cidade, embora esse fosse o tipo de ponte mais comum por lá no século XVIII. As torrezinhas também eram comuns, e foram destruídas na maioria das pontes no século XX para facilitar o trânsito. Em 48, ela recebeu o nome de Lomonossov, em homenagem a um grande polímata russo.

 

A ponte do Hermitage

Noites brancas petersburgo hermitage

A ponte do Hermitage é parte do complexo de palácios do Hermitage, e atravessa o Canal de Inverno. Ela pode não ser tão única quanto as outras, mas entrou na lista porque é um dos lugares mais bonitos e fotogênicos da cidade. A foto em cima foi tirada durante as Noites Brancas, quando o sol não se põe em Petersburgo.

 

Ponte Kokushkin

Essa ponte é famosa por causa da sua história na literatura russa. Ela aparece no Evgueni Oneguin, de Puchkin, o pai da literatura russa. Ela também aparece bem no início de Crime e Castigo, de Dostoiévski, um dos livros mais associados com a cidade de Petersburgo, e que já tem um itinerário aqui no site

“Ao cair da tarde em um início de julho, calor extremo, um jovem deixou o cubículo que subalugava de inquilinos na travessa S., ganhou a rua e, ar meio indeciso, caminhou a passos lentos em direção à ponte K.”

Além de ser a ponte do Raskolnikov, ela também aparece em livros de Lermontov e Gógol.

 

Ponte Staro Nikol’ski

Petersburgo canais pontes igreja são nicolas marinheiro

Essa ponte fica em frente à Igreja de São Nicolas Marítimo, perto do Mariinski, e que vale muito a pena visitar. A ponte é curiosa porque ela fica em um encontro de canais, e dela dá para ver mais pontes de uma só vez do que de qualquer outro lugar da cidade: são 7 ao redor. 

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

 

 

 

Deixe uma resposta