Volta ao Mundo em Filmes: Dinamarca – Depois do Casamento

Tem vários diretores dinamarqueses que curto muito, então não foi fácil escolher um filme. Resolvi pegar um que é muito famoso, mas que eu nunca tivesse visto antes, e fiquei com Depois do Casamento, de Susanne Bier.

O filme começa com Jacob (Mads Mikkelsen), um homem dinarmarquês que trabalha em um orfanato na Índia. Um magnata misterioso, Jorgen (Rolf Lassgard), oferece uma doação muito generosa para o orfanato, mas exige conhecer Jacob pessoalmente. Jacob fica meio puto de que ter que viajar de volta para a Dinamarca, mas aceita. 

Ele logo conhece Jorgen, e recebe até um convite para o casamento da filha dele. Só que quando ele chega lá, ele logo reconhece a esposa de Jorgen como Helene (Sidse Babett Knudsen), uma antiga namorada. E quando a noiva, Anna (Stine Fischer Christensen), faz um discurso, ela comenta que Jorgen sempre foi um pai maravilhoso, apesar de não ser seu pai biológico. Jacob começa a desconfiar que ele é o pai biológico de Anna, e que a insistência de Jurgen para que ele voltasse à Dinamarca não tem a ver com a doação nem com o orfanato, mas com sua relação com a família.

Não quero contar mais da trama, porque logo tudo vira spoiler, mas queria falar um pouco sobre como a trama problematiza o trabalho de Jacob na Índia, que foi uma das minhas partes preferidas. Ele também questiona muito a ideia de responsabilidade. Que responsabilidade ele tem com as crianças do orfanato, principalmente com Pamod (Neeral Mulchandani), de quem ele cuida desde que o menino nasceu? E que responsabilidade ele tem com Anna, se ela for realmente sua filha?

Depois vi que o filme também tem uma refilmagem estadunidense que saiu ano passado, mas não cheguei a ver. Mas gostei bastante do filme, e foi uma boa escolha para a Dinamarca.

 

Deixe uma resposta