Um tour pelos lugares soviéticos de Tallinn

Quando eu fiz um curso durante a Tallinn Summer School, eles nos ofereceram algumas opções de tours pela cidade. O tema era sempre dos lugares soviéticos, já que o curso também era sobre o período soviético tardio. Na minha visita anterior a Estônia, eu tinha ido a alguns lugares perto do centro de Tallinn que hoje viraram centros de cultura e lojinhas hipsters, mas a diferença é que esse post vai focar em lugares históricos.

Nós começamos a visita no lugar onde acontece o Festival da Canção. O festival começou a acontecer quando a Estônia era parte do Império Russo, e é conhecido por ser parte de um movimento de ressurgimento de uma identidade nacional na Estônia. Durante a União Soviética, o festival foi mudado, com a inclusão forçada de canções russas ao repertório, e eles se tornaram enormes, com público nas dezenas de milhares de pessoas. Nos anos 80, eles começaram a cantar muitas músicas nacionalistas em protesto contra a ocupação soviética, o que eles chamam de a Revolução Cantada. Ainda hoje os festivais são muito populares.

Tallinn Estonia festival canção

Depois passamos em um Restaurante, o Café Tuljak. Ele foi planejado nos anos 60, pelo arquiteto Valve Pormeister. Ele se tornou um lugar da contracultura da época, e também muito simbólico por ser perto do mar, onde, em um dia claro, eles podiam ver os navios que partiam para a Finlândia.

Tallinn café tuljak restaurante soviético
Tallinn lugares soviéticos café tuljak restaurante

Depois fomos ao Museu Nacional da Estônia, no Palácio de Maarjamäe. O Museu é enorme e fala de várias épocas da história do país, mas, como era um tour, nós estávamos nos concentrando na época soviética. Então entramos no museu para ver uma sala que ainda tem pinturas da época, com foices e martelos em todo canto da sala. Como esses símbolos são muito polêmicos no país, mas algumas pessoas queriam preservá-los, eles colocaram painéis de vidro por cima que mudam de cor, então alguém tinha que clicar no interruptor para que as pinturas ficassem visíveis.

Tallinn museu nacional estoniano
Tallinn museu nacional estoniano sala pinturas sovieticas
Tallinn museu nacional estoniano sala pinturas sovieticas 2

Depois fomos atrás do museu, onde eles tem um “cemitério” de estátuas soviéticas, com estátuas de Lênin, Stálin e seus aliados na Estônia. Parece que é uma coincidência que elas fiquem atrás do Museu, e elas não são oficialmente parte dele, mas agora são cuidadas pelo pessoal do museu.

Tallinn estatuas sovieticas abandonadas 2
Tallinn estatuas sovieticas abandonadas 3
Tallinn estatuas sovieticas abandonadas lenins

A excursão depois continuou para um lugar polêmico, o Cemitério das Forças de Defesa de Tallinn. Ele foi feito durante a Primeira Guerra Mundial, e depois também foi usado na Segunda. O problema é que quando a Estônia foi invadida pelos soviéticos no final da guerra, eles descobriram que o cemitério incluía túmulos de oficiais nazistas, que também invadiram o país, e de estonianos que tinham lutado com os nazistas. Então eles destruíram grande parte do cemitério, incluindo túmulos dos estonianos que tinham lutado durante a Guerra de Independência contra o Império Russo. Isso gerou polêmica no nosso tour, porque algumas pessoas falaram que eles deviam ter destruído só os túmulos de nazistas, e alguns estonianos falaram que nem esses. Um dos professores estonianos falou que os nazistas não eram odiados na Estônia, porque eles não mataram estonianos, o que fez um professor russo perguntar sobre os judeus de Tallinn, que foram quase completamente exterminados, a ponto dos nazistas declararem a Estônia judenfrei, livre de judeus (e também tem um post sobre isso, de quando visitei o Museu Judaico da cidade). Eles então não eram estonianos porque eram judeus? Alguns professores chegaram a falar que não, eles não eram estonianos. Outros tentaram mudar de assunto falando que eles eram poucos, e os soviéticos mataram mais, mas alguns se atrapalharam e falaram que os soviéticos mataram “estonianos de verdade”. Já falei aqui no blog várias vezes como nos bálticos é muito forte essa Teoria do Duplo Genocídio, que basicamente fala que os soviéticos foram piores, então passa pano para Hitler e o Holocausto. E foi o que muita gente tentou discutir nesse tour, falando que dá para desprezar todo mundo que cometeu genocídios, não precisa escolher um ou outro. Falar que os nazistas foram uma merda não é defender os soviéticos, e falar mal dos soviéticos não deveria implicar defender os nazistas.

Tallinn lugares sovieticos memorial 1
Tallinn lugares sovieticos memorial cemiterio

A gente continuou para o Memorial do lado, originalmente chamado de Memorial aos Libertadores de Tallinn, também criado pelos soviéticos. Ele também é um lugar polêmico, para começar porque os soviéticos não libertaram Tallinn, já que eles chegaram quando os nazistas já tinham saído da cidade, e em segundo lugar porque eles depois ocuparam o país por quarenta anos. Ele tinha um monumento de mãos onde ficava uma chama eterna, que não é eterna mais porque o monumento agora está abandonado. Ele ainda é um alvo de polêmicas entre os estonianos que defendem a União Soviética e os que abominam esse período, e por isso sempre há escaramuças entre aqueles que querem que o lugar ainda seja usado para comemorações e os que querem que ele seja demolido.

Tallinn lugares sovieticos memorial 2
Tallinn lugares sovieticos memorial 3

O último lugar que visitamos foi o canal usado para a competição de regata durante as Olimpíadas de Moscou, em 1980. As provas aquáticas foram todas feitas em Tallinn, e hoje muitos dos lugares construídos estão abandonados, como o Linnahall, que tá naquele outro post dos lugares soviéticos perto de Tallinn.

Tallinn lugares sovieticos olimpiadas moscou regata

A excursão acabou com um piquenique na praia de Pirita, onde eles recomendaram que a gente levasse tanto um casaco quanto roupa de banho só em caso. Acabou que demos sorte, e foi em um dos dias mais quentes do verão estoniano, em que a temperatura passou dos vinte e cinco e deu para nadar no Golfo da Finlândia.

Tallinn praia pirita

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Estônia.

estonia asdistancias paises header

1 comentário

Deixe uma resposta