Volta ao Mundo em Filmes: Índia – Monsoon Wedding

A dúvida na hora de escolher um filme indiano era Bollywood ou não? O filme escolhido já foi descrito como Bollywood encontra Hollywood, e eu já tinha ouvido falar bem da diretora, Mira Nair. Ela inclusive ganhou o Leão de Ouro em Veneza, em 2001, por esse filme. O título em português é Um Casamento à Indiana, mas deixei no título o original, com menos cara de comédia romântica, Monsoon Wedding.

O filme conta a história de um casamento arranjado em uma família de classe média de Nova Delhi, que faz com que todos os parentes venham da festa. Chegam primos que moram nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália em Omã. O elenco é todo indiano, e os atores e personagens conversam em três línguas, inglês, hindi e punjabi.

A noiva é Aditi (Vasundhara Das), filha de um empresário, é uma produtora de tv que está tendo um caso com um homem casado. Com isso, ela vai muita contra o estereótipo do casamento arranjado, da menina que não teve escolha. Pelo contrário, foi ela que quis um casamento assim para tentar algo novo, e suas amigas não entendem como logo ela quis algo tão tradicional. O noivo, Hermant (Parvin Dabas), é um engenheiro que trabalha em Houston, nos Estados Unidos.

Por isso, o foco do filme é muito diferente do que eu tinha imaginado. Ele não questiona tanto a natureza do casamento arranjado, mas as relações e dinâmicas que vem à tona quando a família se reúne do mundo inteiro. Ele fala muito das preparações do casamento, inclusive às ligadas a tradições – como as mulheres se reunindo para pintar as mãos da noiva com henna. 

O filme tem momentos mais leves, com vários desencontros amorosos, e até um outro casamento, ofuscado pelo casamento luxuoso de Aditi e Hermant. Mas também tem momentos mais pesados, que falam do desenraizamento de alguns desses primos crescendo em cada parte do mundo. Um dos primos, Varun (Ishaan Nair), ama dançar, mas é violentamente reprimido pelo pai, que acha que ele é homossexual. Outra prima, Rai (Shefali Shah), consegue finalmente revelar os machucados pelas ações de um dos tios, de quem todos dependem financeiramente. 

 

Deixe uma resposta