12 Pratos Típicos para Provar no Veneto

Continuando todos os posts em que falamos de comidas típicas de diferentes regiões da Itália, e agora chegamos ao Veneto, a região de Veneza, que é muito conhecida pelos risottos, peixe fresco e polenta. Então essa é a nossa lista com alguns pratos imperdíveis.

Sarde in Saor

pratos tipicos provar veneto veneza sarde saor
Crédito wiki commons

Uma entrada que é conhecida como um dos pratos preferidos dos venezianos. Ele é feito com sardinhas, cebolas, pinhões e uvas passas, e é conhecido por ser ao mesmo tempo um pouco agridoce e extremamente salgado. 

Scampi alla veneziana

Camarões preparados de forma simples, cozidos e servidos com azeite e limão. Para conseguir camarões bons, peça na época, de março até o início do verão. Depois de junho, provavelmente são camarões congelados.

Riso e Bisi

pratos tipicos provar veneto veneza riso bisi
Crédito: wiki commons

A região de Veneza produz muito arroz, e os risottos são sempre parte do menú. Um dos mais amados é o Riso e Bisi, feito com ervilhas frescas e um pouco de pancetta (então geralmente não é vegetariano). O prato era tão amado que era oferecido ao Doge, o governante de Veneza, toda festa de São Marco. 

Bigoli in salsa

pratos tipicos provar veneto veneza bigoli salsa
Crédito: wiki commons

Uma massa simples, feita com bigoli, uma massa comprida, cebolas e anchovas. Peixe aparece muito nos menus do Veneto, por um motivo óbvio, e essa é uma das massas mais famosas feitas com esse ingrediente. 

Scampetti con polenta

pratos tipicos provar veneto veneza scampi polenta
Crédito: wiki commons

Quanto mais para o norte você vai na Itália, mais a polenta aparece como um dos ingredientes principais. As pessoas do sul até chamam as do norte de polentone. Uma das combinações mais populares no Veneto é polenta com scampetti, pequenos camarões, mas você também pode achá-la servida com fígado (fegato alla veneziana) ou com carne de pássaros locais (polenta e osei), que também é comum na Lombardia.

Pasta e fasoi

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Crédito: wiki commons

A mistura de macarrão com feijão parece o primeiro item na lista do que não fazer em um self service. No entanto, na Itália quando a gente fala de pasta e fagioli, ou pasta e fasoi em dialeto veneto, é um prato camponês muito amado. 

Baccalà alla Vicentina

pratos tipicos provar veneto veneza baccala vicentina
Crédito: wiki commons

Essa é uma receita de bacalhau com cebolas, leite e azeite, geralmente servida com polenta. Ela é típica da cidade de Vicenza.

Casunziei

pratos tipicos provar veneto veneza casunziei
Crédito: wiki commons

Prato típico de Ampezzo, feitos com uma massa fresca com ovos recheada de beterrabas. Elas são famosas pela cor intensa e pelo sabor doce, e dizem que cada família do Veneto tem sua receita.

Frittelle

fritola

Frittelle são um doce, uma massa frita coberta com açúcar. Ela é típica do Carnaval, então se você for lá para curtir essa festa, não compre uma máscara que cobre o rosto todo, para conseguir provar.

Tiramisù

Esse é mais complicado, porque com um doce tão bom, a sua origem fica disputada, no caso pelo Friuli Venezia Giulia. De qualquer jeito, o doce feito com café e mascarpone é um dos meus preferidos na vida, e não deixe de prová-lo em Veneza.

Spritz

bologna comer bem barato apertivo senzanome
Aperol Spritz com aperitivo, a comida que você pega no buffet incluída no preço do drink

Não é bem um prato, mas o spritz vem de Veneza, com a mistura de um licor amargo (geralmente Aperol ou Campari), prosecco e água com gás, geralmente em proporções iguais, e servidas com uma fatia de laranja. 

Prosecco

O Prosecco é um vinho branco espumante, que recentemente recebeu o selo de DOP, de origem protegida, o que significa que só podemos chamar assim os vinhos que vem do Veneto ou do Friuli Venezia Giulia.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

1 comentário

Deixe uma resposta