Volta ao Mundo em Livros: Finlândia – The Year of the Hare

A Finlândia foi um dos países mais fáceis na hora de escolher um livro. Vários pareciam interessantes, mas três finlandeses diferentes com quem comentei sobre o projeto tiveram o mesmo conselho: se vocẽ vai ler um livro do país, que seja The Year of the Hare, de Arto Paasilinna.

A história começa quando o jornalista Kaarlo Vatanen está dirigindo de volta para a sua casa em Helsinki, e ele tem um acidente, quase matando uma lebre. Ele sai para cuidar do animal, e seu colega da redação grita várias vezes para que ele volte para o carro. Como Vatanen não responde, ele vai embora puto. No dia seguinte, ele volta arrependido, mas não consegue achar o colega.

Vatanen percebe como ele estava mal com tudo na sua vida, e continuava com tudo por inércia. Ele continuava com o casamento, com o qual estava infeliz. Ele continuava com o emprego, apesar de suas esperanças de ser um grande jornalista terem naufragado, e ele se ver preso em um jornal de fofocas. Quando ele acha a lebre com uma pata quebrada, ele simplesmente não vê motivos para voltar para o carro, ou para a vida que ele levava em Helsinki. Ele decide ficar com a lebre.

Depois disso, o texto tem um tom bem picaresco. Ele vende seu barco e fica vivendo com o dinheiro, ocasionalmente achando empregos em cidades pequenas da Finlândia. Ele vive praticamente sozinho, a não ser pela sua lebre, que ele leva para todo lugar. O livro acha ocasião para zombar da burocracia e da normalidade, de turistas alemães, do exército, e geralmente é bem engraçado. Foi uma boa escolha para a Finlândia, por meio de um dos escritores mais populares do país.

 

Deixe uma resposta