7 museus de arte moderna para visitar em Moscou

Moscou é uma cidade muito moderna e bem alternativa, e um ótimo lugar para explorar a cena de arte moderna da Rússia. Esses são alguns lugares que acho que valem a pena visitar em um passeio por Moscou.

 

Nova Tretiakova

museus arte moderna moscou novaya tretiakovskaia 2

museus arte moderna moscou novaya tretiakovskaia 1

museus arte moderna moscou novaya tretiakovskaia 3

Já falei aqui sobre a Tretiakova, o museu dedicado à arte russa que é imperdível em uma visita para Moscou. Ele também tem um irmão mais novo, a Novaya Tretiakova, que mostra arte russa do século XX, e que é cercado pelo Muzeon, o parque onde ficam as estátuas dos ídolos soviéticos que foram retiradas das ruas.  

Eles tem obras de vários estilos, do avant-garde ao realismo socialista, com artistas famosos como Malevich, Natalia Goncharova e Chagall. 

Uma dica para visitar é que o museu é gratuito às quartas feiras.

 

Museu de Arte Moderna de Moscow (MOMA)

museu arte moderna de moscou 1

museu arte moderna de moscou 2

O Museu tem uma coleção permanente que foca nos não-conformistas da época soviética, e também é conhecido pelas suas exposições inusitadas. Quando eu fui lá, eles estavam tendo uma mostra de arte que pretendia ser uma reinterpretação da peça A Gaivota, de Tchékhov, com obras de arte diferentes, sendo escaladas para os papéis e os temas da peça. Foi incrível, e eu recomendo muito o museu.  

 

Museu de Arte Multimídia

View this post on Instagram

Уже 27-го открываем новые выставки. Одна из них посвящена творчеству художников Франциско Инфанте-Арана и Нонны Горюновой, одних из самых необычных представителей «неофициального» советского искусства. Не случайно их выставка открывается одновременно с ретроспективой Лучо Фонтана, с творчеством которого у них есть много точек пересечения. Франциско Инфанте и Нонна Горюнова. На съёмках «Артефактов».1993. Предоставлено авторами.

A post shared by Multimedia Art Museum, Moscow (@mamm_mdf) on

O nome diz tudo, já que o museu é dedicado ao desenvolvimento de artes multimídia, além de coleções de fotografia. Eles são conhecidos pelas exposições diferentes, e vale a pena visitar.

 

Garage

Moscou Parque Gorki museu arte contemporanea garage

O Garage é considerado um dos espaços mais famosos da cidade, não somente porque ele fica bem no centro do Parque Gorky, em um prédio soviético renovado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas. Eles têm exposições, palestras e filmes que valem a pena conhecer, e uma livraria excelente. Ele tem entrada gratuita às sextas-feiras entre às 17 e 20 horas.

 

Casa de Melnikov 

Esse museu é conhecido como um lugar de experimentação com arquitetura, feito para zombar das regras estritas de construção na época soviética. Ele alegou estar experimentando com meios mais baratos de construir casas, mas acabou vivendo sozinho com a família na casa quando nenhuma outra casa foi feita segundo o modelo. O governo soviético tentou tomar controle da casa várias vezes, mas nunca quiseram forçar a mão por causa da reputação de Melnikov: ele tinha desenhado o sarcófago de Lenin.

 

Lumière

Fabricas de Moscou centros culturais outubro vermelho lenins caidos 2

Um centro de fotografia aberto na Outubro Vermelho, uma antiga Fábrica soviética de Chocolates transformada em espaço cultural no centro de Moscou. Ele é conhecido pelas exposições, mas também tem documentários e uma livraria especializada em fotografia. Quando eu fui lá, peguei uma exposição sobre estátuas de Lênin na Ucrânia demolidas ou transformadas em outra pessoa – a mais memorável tinha sido transformada em uma estátua de Darth Vader.

 

RuArts

View this post on Instagram

Аукцион направлен на поддержку российского уличного искусства. Часть вырученных от аукциона средств пойдет на учреждение гранта, направленного на развитие российского уличного искусства, который будет вручен по итогам открытого конкурса проектов. О сумме гранта и условиях участия в конкурсе будет объявлено дополнительно после подведения итогов аукциона. #ruartsfoundation #ruartsgallery #artmossphere

A post shared by RUARTS Gallery (@ruartsgallery) on

O museu é considerado uma obra prima em si, e tem algumas das melhores obras de artistas contemporâneos em exposição em Moscou. Ele tem um foco em arte experimental com fotografia e vídeo.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

Deixe uma resposta