O Museu de Arte de Rua, e um lado diferente de Petersburgo

Em uma cidade conhecida pela arquitetura barroca e neoclássica, às vezes a gente precisa de um lugar radicalmente diferente. E felizmente Petersburgo tem vários, já contei aqui da minha visita para lugares como a fábrica transformada em centro cultural do Etagi e o prédio de arte não conformista na Pushkinskaya 10. 

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 2

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 11

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 8

O Museu de Arte de Rua fica em uma fábrica soviética parcialmente ativa – sinto que eu sempre falo de fábricas abandonadas quando falo em lugares incríveis de países soviéticos, mas eles realmente tem projetos muito diferentes acontecendo. Nesse, eles costumam convidar artistas do mundo inteiro para criar arte com temas específicos, como Revolução (em 2017, no aniversário de cem anos da Revolução de Outubro), Migrantes, ou Paz.

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 10

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 9

Por causa disso, os trabalhos no Museu sempre mudam, e quando você for lá, talvez não veja nada do que está nas fotos, mas obras novas. Eu me decepcionei um pouco quando vi que lá não tinha mais a exposição em que cobriram o prédio com um graffiti do Hermitage, o que o fazia parecer um anti-centro histórico, mas é exatamente por isso que ele é o oposto do centro, tombado, e, para esses artistas, congelado no tempo. Aqui tudo muda sempre.

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 7

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 3

O museu também tem tours organizados, inclusive em inglês (entre em contato com eles para saber os horários atualizados) e organizam concertos e eventos ao ar livre no verão.

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 4

Petersburgo russia moderna museu arte de rua 5

O museu fica na zona industrial de Okhta, longe do centro histórico, outro motivo pelo qual ele é uma janela para um lado diferente de Petersburgo. Dá para chegar lá com os ônibus 28, 37 ou 137.

Ou clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

Deixe uma resposta