Ilha dos Pavões – um day trip aproveitando os lagos de Berlim

Um dos motivos pelos quais não gosto de contar países é que eu gosto de voltar a países onde já fui, redescobri-los em uma nova perspectiva. Às vezes só o tempo muda tudo – eu tinha ido para Berlim em janeiro, cinco anos atrás, e voltar para a cidade no verão me mostrou um lado novo da cidade. Em Berlim, trinta e cinco graus, os locais passam muito tempo nos lagos que cercam a cidade.

Berlim day trip ilha dos pavões lago 1

Berlim day trip ilha dos pavões lago 2

Como meu último dia estava livre, resolvi aproveitar os lagos e passá-lo em Pfaueninsel, a Ilha dos Pavões. Lá na verdade, não é lugar de banho, como tantos outros lugares de Berlim, mas é lindo e relaxado, e valeu muito a pena.

Berlim day trip ilha dos pavões castelo

A história da ilha está muito conectada com o Kaiser da Prússia Friedrich Wilhelm II. Quando ele ainda era o príncipe herdeiro, ele usava a ilha para encontrar a sua amante, a condessa Wilhelmine von Lichtenau. Entre 1794 e 1797, ele ordenou que um palácio de verão fosse construído na ilha, desenhado como uma ruína. Combinando com o romantismo da época, ele queria que ele parecesse com uma vila romana arruinada. Ele foi construído de madeira, mas pintado para dar a impressão de mármore. 

Berlim day trip ilha dos pavões casteo 2

Friedrich Wilhelm também fez na ilha um ménagerie, com uma exibição de animais “exóticos”. O seu sucessor, Friedrich Wilhelm III, aumentou a quantidade de animais, com cerca de 900 animais na ilha pequena, e a abriu para o público. Depois, a maioria deles foi doada para o zoológico de Berlim, mas os pavões continuam por lá, e a gente caminha por eles na ilha inteira. 

Berlim day trip ilha dos pavões pavões 2

Berlim day trip ilha dos pavões pavões

Em 1821, a ilha toda passou por uma reforma comandada por Peter Joseph Lenné. Ele era um arquiteto que desenhou vários parques em Berlim, e que construiu outras ruínas para a ilha, como um monastério gótico, um templo memorial para a Rainha Louise, feito para lembrar um templo greco-romano, e uma casa para abrigar a aristocracia da época no formato de uma casa de campo inglesa.

Berlim day trip ilha dos pavões templo

Berlim day trip ilha dos pavões igreja neogotica

Berlim day trip ilha dos pavões casa estilo inglesa

Nos anos posteriores, o palácio foi usado por vários monarcas alemães, e permaneceu inalterado. Ao contrário de tantos prédios em Berlim, ele não foi bombardeado durante a Segunda Guerra. Hoje ele é um Patrimônio da Humanidade, junto com os palácios de Glienicke e Potsdam (Potsdam, aliás também tem falsas ruínas românticas, e é um day trip incrível de Berlim).Berlim day trip ilha dos pavões 2

A Ilha dos Pavões é o lugar perfeito para fazer um passeio, ver os prédios, e fazer um piquenique. Também dá para combinar com outros lugares do lago onde dá para nadar.

Berlim day trip ilha dos pavões árvore

Berlim day trip ilha dos pavões casas vermelhas

Como chegar

Do centro, eu peguei o S-Bahn até Wannsee, de onde já vi várias pessoas saindo de biquíni para os lagos próximos, depois o ônibus 218 até a estação Pfaueninsel, e depois uma barca. Eu tinha comprado um cartão do metrô de um dia, que cobriu o metrô e o ônibus. A barca custa 4 euros para adultos e 3 para estudantes, e inclui a entrada na Ilha, que é uma reserva natural. Também em alguns horários passa um ônibus antigo, então é bom prestar atenção nisso, porque ele é bem charmoso.

Clique aqui para ler mais sobre a Alemanha.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é blog-asdistancias-imagem-alemanha.jpg

Deixe uma resposta