Livros e Filmes para Entrar no Clima de uma Viagem para a Alemanha

Livros e filmes são frequentemente a primeira inspiração que me dá vontade de visitar um país. De qualquer jeito, quando começo a fazer planos, pesquiso mais para entrar no clima, para aprender um pouco mais e ter contexto quando visito cidades ou para enriquecer minha experiência de outros jeitos. Esses são alguns que eu pesquisei para a Alemanha e achei que valia a pena mencionar.

filmes livros clima viajar alemanha queda segunda guerra

A Queda – Oliver Hirschbiegel

Filme que acompanha as últimas horas de Hitler em seu bunker em Berlim, conhecido pela atuação incrível de Bruno Ganz e por ter gerado um milhão de memes.

Nada de Novo no Front – Erich Maria Remarque

Aos dezoito anos de idade, o autor conheceu as trincheiras alemãs da Primeira Guerra Mundial. Foi ferido em três ocasiões. Saiu do conflito profundamente marcado e perplexo com a crueldade da guerra. Durante a década de 20, enfrentava a insônia carregada de fantasmas tomando notas sobre os horrores que viu e viveu no front. O livro ainda é conhecido pela sua posição radicalmente pacifista.

A Montanha Mágica – Thomas Mann

 Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman – o romance de formação – a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia em um sanatório para tuberculosos, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial. Um dos grandes testamentos literários do século xx e uma das obras inesgotáveis da ficção ocidental.

filmes livros clima viajar alemanha vida dos outros

A Vida dos outros – Florian Henckel von Donnersmarck

Georg Dreyman é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo. No entanto, ele começa a ser seguido pela Stasi, a Polícia secreta, que grampeia o seu apartamento. Anton Grubitz, o funcionário encarregado de ouvir tudo o que acontece no apartamento, que gradualmente se vê envolvido nas suas vidas. 

The quest for Christa T. – Christa Wolf 

Na superfície, a história simples de uma mulher que se lembra de uma amiga, que morreu jovem de leucemia. Mas o livro causou furor na Alemanha Oriental ao ser visto como um manifesto contra o conformismo criado pelo estado. Também foi o escolhido da Volta ao Mundo em Livros e Filmes, e o Review já está aqui

volta mundo filmes alemanha adeus lenin

Adeus, Lênin – Wolfgang Becker

A Sra. Kerner, uma dedicada comunista, passa mal e fica em coma por meses. Nesse meio tempo, o mundo que ela conhece acaba com a queda do Muro de Berlim. Quando ela acorda, e os médicos dizem que qualquer choque pode ser fatal, seu filho Alex envolve todos os seus amigos em uma encenação, tentando fingir que nada mudou. Também foi o escolhido da Volta ao Mundo em Livros e Filmes, e o Review já está aqui.

O Tambor – Gunter Grass

O dia do seu terceiro aniversário é uma data decisiva na vida de Oskar, o pequeno que não queria crescer. Não só é o dia em que toma a decisão de deixar de crescer, mas é também quando recebe o seu primeiro tambor de lata, objecto que se converterá num companheiro inseparável num percurso em que ecoam os compassos da história alemã antes e depois da II Guerra Mundial. O livro é conhecido pela crítica mordaz, a ironia desapiedada, o humor corrosivo e a liberdade criadora.

filmes livros clima viajar alemanha fita branca

A fita branca – Michael Haneke

Michael Haneke descreveu esse filme como sendo sobre as raízes do mal, com uma descrição sombria de uma vila no norte da Alemanha logo antes da Primeira Guerra. O filme começa quando um arame estendido faz com que o médico da vila caia do cavalo, e logo outros incidentes começam a acontecer, revelando mais sobre os homens que comandam o lugar.

Retrato de Grupo com Senhora – Heinrich Böll

Heinrich Böll é o escritor alemão que mais expressivamente soube traçar o retrato da Alemanha do pós-guerra. O desespero, a desilusão dos que voltavam dos campos de batalha, a miséria física e moral dos que tinham ficado no país e assistido à sua destruição, os inválidos e os que andam em busca do amor para encontrarem um sentido na vida, todos eles perpassam nos contos e nos romances de Böll.

filmes livros clima viajar alemanha baader meinhof

O Grupo Baader-Meinhof – Uli Edel

O filme recria a história dos primeiros e mais sangrentos anos de atividade do Baader-Meinhof, a organização marxista fundada com o nome oficial de Rote Armee Fraktion (Fração do Exército Vermelho) por Andreas Baader, Ulrike Meinhof, Gudrun Ensslin e Horst Mahler, cobrindo desde as suas origens, nos movimentos estudantis e nas comunas de jovens da década de 1960, até o período conhecido como Outono Alemão, no segundo semestre de 1977, quando uma série de sequestros e assassinatos de personagens importantes da política e do empresariado alemão cometidos pelo grupo, deixou a Alemanha Ocidental à beira do colapso político e social, na sua maior crise do pós-guerra.

A Honra Perdida de Katharina Blum – Heinrich Böll 

Com A Honra Perdida de Katharina Blum, o autor aborda o problema do terrorismo, do conservadorismo agressivo e da imprensa sensacionalista, que envolvem a protagonista numa teia de falsas acusações; arruinada a sua reputação, resta-lhe recuperar a honra perdida. 

filmes livros clima viajar alemanha falsários

Os Falsários Stefan Ruzowitzky

Salomon Smolianoff é um falsário judeu preso pelo então policial Friedrich Herzog em 1936 e levado a um campo de concentração. Anos depois ambos reencontram-se com Herzog já na patente de Sturmbannführer da SS. Este cria um grupo liderado por Salomon para trabalhar na produção de cédulas falsas de libras e dólares, tendo como recompensa manterem-se vivos e usufruindo de pequenos benefícios. Conhecida por “Operação Bernhard”, foi considerada a maior falsificação de dinheiro da história e produziu 130 milhões de libras esterlinas.

100 Anos de Silêncio – Halfdan Muurholm e Casper Erichsen

Documentário sobre o Genocídio dos Herero e Namaqua pelos colonialistas alemães, contando a história de um mulher de 23 anos que sabe que sua bisavó foi estuprada por um soldado alemão. Ele explora o passado, e como a Namíbia atual lida com ele.

filmes livros clima viajar alemanha rosa luxemburgo

Rosa Luxemburgo – Margarethe von Trotta

Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo (1871-1919), representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista, ao lado de Karl Liebknecht e outros colegas, funda a Liga Spartakus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão e tenta arduamente impedir a 1ª Guerra Mundial.

Uma Mulher em Berlim – Anônima

Oito semanas do diário de uma mulher em Berlim no fim da Segunda Guerra, quando a cidade está em ruínas e sendo saqueada pelo exército russo. É um livro muito pesado, mas muito necessário, e que ela conta sobre os constantes bombardeamentos, o racionamento alimentar, e os estupros pelos soldados russos. O livro foi extremamente controverso quando foi publicado, mas hoje é visto como uma das peças mais importantes da Segunda Guerra.

filmes livros clima viajar alemanha metropolis

Metropolis – Fritz Lang

Um os filmes mais famosos da época do cinema mudo, que se passa na cidade fictícia de Metropolis, no ano de 2026 – que na época era cem anos no futuro. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen, um insensível capitalista cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria, a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. 

A Rosa Branca: A História dos Estudantes Alemães que Desafiaram o Nazismo – Inge Scholl

Este livro conta a trajetória do movimento A Rosa Branca, formado por estudantes da Universidade de Munique que, por meio da redação e distribuição de panfletos, teve a coragem de contestar o regime nazista. Combinando memórias familiares com a transcrição dos folhetos originais e testemunhos da época, a autora narra a tomada de consciência de seus irmãos Hans e Sophie Scholl, bem como dos outros membros do grupo, que ousaram afirmar sua resistência contra o nacional-socialismo, até serem capturados e sumariamente condenados à morte em 1943. 

Arquitetura da Destruição – Peter Cohen

Um documentário que fala sobre a estética do Partido Nazista Alemão e como o empenho em criar o Ideal Ariano provocou o extermínio de milhões. Alguns aspectos são mencionados, como a epifania de Hitler enquanto assistia à ópera de Wagner, “Rienzi”; a ascensão do ideal greco-nórdico homoerótico; os paralelos traçados entre a arte degenerada dos cubistas e dadaístas e os doentes mentais/ deficientes físicos; a obsessão nazista pela pureza e higiene e, finalmente, o rebaixamento dos judeus a vermes.

filmes livros clima viajar alemanha outro lado akin

Do Outro Lado – Fatih Akin

Três famílias, duas turcas e uma alemã, seus membros estão espalhados entre os dois países. Yeter é uma prostituta quarentona turca que vive na Alemanha. Ela envia dinheiro para sua filha, Ayten, uma ativista política que vive em Istambul, na Turquia. Nejat é um professor numa universidade Alemã, seu pai, Ali, é um turco aposentado que inicia um romance com a prostituta Yeter. Lotte é uma jovem estudante universitária que vive com sua mãe, Susanne, na Alemanha. Os destinos dessas três famílias se cruzam de uma forma dramática e inesperada.

Goodbye to Berlin – Christopher Isherwood

Em uma série de contos, Isherwood diz adeus a Berlim dos anos 30, com seu glamor, sordidez e e excesso. É a Berlim decadente que depois inspiraria o filme Cabaré.

Histórias do Senhor Keuner – Bertolt Brecht

Escritos ao longo de trinta anos, de 1926 a 1956, ano de sua morte, esses textos, que podem ter duas páginas ou uma só linha, constituem uma das criações mais vivas e divertidas de Brecht. Misto de filósofo, professor e homem de ação, o surpreendente sr. Keuner – considerado por muitos uma espécie de alter ego do autor – combina em doses iguais Karl e Groucho Marx, empregando a dialética e o humor para provocar curtos-circuitos em nossos hábitos mentais.

filmes livros clima viajar alemanha ano zero

Alemanha, ano zero – Roberto Rossellini

Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund, um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre, fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

Matadouro número 5 – Kurt Vonnegut

Publicado em 1969, em plena Guerra do Vietnã, “Matadouro 5” conta a enlouquecida, fantasiosa, sarcástica, engraçada, satírica, irônica e triste história de Billy Pilgrim, um americano médio e interiorano que passa a se deslocar no tempo e visita diversos momentos de sua própria vida. O livro entra na lista pela descrição do bombardeio de Dresden, que é incrível.

filmes livros clima viajar alemanha berlim alexanderplatz

Berlin alexanderplatz – Rainer Werner Fassbinder

Depois de cumprir sentença na prisão por assassinar sua namorada, Franz Biberkopf (Günter Lamprecht) é libertado da cadeia. Enquanto tenta retomar a vida normal, ele descobre que Berlim,  antiga capital imperial, se transformou em uma selva anárquica onde nazistas e comunistas competem pelo poder.

The End of Days – Jenny Erpenbeck

O livro consiste de cinco livros diferentes, todos levando a uma morte diferente da mesma protagonista. Como poderia ser diferente? O primeiro livro começa com a morte de um bebê no Império Austro-Húngaro, depois a mesma menina cresce em Viena depois da primeira guerra, onde ela tem sua segunda morte, e no terceiro ela se casa e muda para a Rússia com o marido, onde ela termina em um gulag. Mas a história dela continua. 

filmes livros clima viajar alemanha asas desejo

Asas do desejo – Wim Wenders

Na Berlim pós-guerra, Damiel e Cassiel são anjos que perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja abrir mão de sua imortalidade para se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.

Clique aqui para ler mais sobre a Alemanha.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é blog-asdistancias-imagem-alemanha.jpg

Deixe uma resposta